Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassela, Ezequias Adolfo Domingas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9963
Resumo: Este estudo qualitativo explorou o potencial das atividades de base cultural no ensino e aprendizagem do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente às curvas cónicas. Foram seguidas duas abordagens: a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística (EMR). O contexto sócio-cultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola, mais especificamente, o contexto educativo da Escola superior Pedagógica do Bié. Objetivou-se em extrair ideias matemáticas de atividades culturais em algumas aldeias tradicionais do município do Cuito, para auferir uma proposta pedagógica de intervenção na cadeira de Geometria Analítica. Este estudo tem o seu enquadramento teórico na concepção histórico-cultural de Vigostsky com base às potencialidades que brindam as duas abordagens escolhidas. A investigação foi encaminhada para dar resposta a seguinte questão: Qual é o potencial das ideias geométricas associadas com as atividades culturais do município do Cuito no ensino da Geometria Analítica?
id RCAP_2569066dac124eb35100b9dd2e06708e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-BiéCurvas CónicasEnsino da Geometria AnalíticaEtnomatemáticaMatemática RealísticaDomínio/Área Científica::Ciências Exatas::MatemáticasEste estudo qualitativo explorou o potencial das atividades de base cultural no ensino e aprendizagem do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente às curvas cónicas. Foram seguidas duas abordagens: a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística (EMR). O contexto sócio-cultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola, mais especificamente, o contexto educativo da Escola superior Pedagógica do Bié. Objetivou-se em extrair ideias matemáticas de atividades culturais em algumas aldeias tradicionais do município do Cuito, para auferir uma proposta pedagógica de intervenção na cadeira de Geometria Analítica. Este estudo tem o seu enquadramento teórico na concepção histórico-cultural de Vigostsky com base às potencialidades que brindam as duas abordagens escolhidas. A investigação foi encaminhada para dar resposta a seguinte questão: Qual é o potencial das ideias geométricas associadas com as atividades culturais do município do Cuito no ensino da Geometria Analítica?This qualitative study explored the potential of the cultural based activities in the teaching and learning of topic 1.4.1 of the Program of Analytical Geometry Il of the first year of Mathematics Degree in Bié Pedagogical Higher Education School referring to the conic curves. Two approaches were followed: Ethnomathematics and Realistic Mathematical Education (RIME). The socio-cultural context of the study was the municipality of Cuito, in the Province of Bié in Angola, more specifically, the educational context of Bié Pedagogical Higher Education School. The objective was to extract mathematical ideas of cultural activities in some traditional villages of the municipality of Cuito, to obtain a pedagogical proposal of intervention in the Analytic Geometry Course. This study has its theoretical framework in the historical-cultural conception of Vigostsky based on the potentialities offered by the two approaches chosen. The research was directed to answer the following question: What is the potential of the geometric ideas associated with the cultural activities of the municipality of Cuito in the teaching of Analytical Geometry?Bento, Sandra Margarida Pinho da CruzuBibliorumCassela, Ezequias Adolfo Domingas2020-03-11T17:04:45Z2018-06-292018-05-282018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9963TID:202356876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:02.478928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
title Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
spellingShingle Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
Cassela, Ezequias Adolfo Domingas
Curvas Cónicas
Ensino da Geometria Analítica
Etnomatemática
Matemática Realística
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
title_short Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
title_full Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
title_fullStr Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
title_full_unstemmed Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
title_sort Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié
author Cassela, Ezequias Adolfo Domingas
author_facet Cassela, Ezequias Adolfo Domingas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento, Sandra Margarida Pinho da Cruz
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassela, Ezequias Adolfo Domingas
dc.subject.por.fl_str_mv Curvas Cónicas
Ensino da Geometria Analítica
Etnomatemática
Matemática Realística
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
topic Curvas Cónicas
Ensino da Geometria Analítica
Etnomatemática
Matemática Realística
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
description Este estudo qualitativo explorou o potencial das atividades de base cultural no ensino e aprendizagem do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente às curvas cónicas. Foram seguidas duas abordagens: a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística (EMR). O contexto sócio-cultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola, mais especificamente, o contexto educativo da Escola superior Pedagógica do Bié. Objetivou-se em extrair ideias matemáticas de atividades culturais em algumas aldeias tradicionais do município do Cuito, para auferir uma proposta pedagógica de intervenção na cadeira de Geometria Analítica. Este estudo tem o seu enquadramento teórico na concepção histórico-cultural de Vigostsky com base às potencialidades que brindam as duas abordagens escolhidas. A investigação foi encaminhada para dar resposta a seguinte questão: Qual é o potencial das ideias geométricas associadas com as atividades culturais do município do Cuito no ensino da Geometria Analítica?
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2018-05-28
2018-06-29T00:00:00Z
2020-03-11T17:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9963
TID:202356876
url http://hdl.handle.net/10400.6/9963
identifier_str_mv TID:202356876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390887243776