Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1105 |
Resumo: | Ao longo do estágio desenvolvi variadas tarefas, como por exemplo, ajudar na higiene pessoal dos utentes, na cooperação da alimentação, no incentivo da toma da medicação, prestei cuidados de saúde, nomeadamente, nos curativos. Aprofundei os meus conhecimentos, interagindo com a psicóloga e acompanhei os funcionários que, nas carrinhas, levavam os idosos às suas residências. Por último, desenvolvi variadas actividades de animação sociocultural promovendo, desta forma, bastante dinamismo e ânimo entre os idosos da instituição. O presente relatório de estágio, está estruturado em três partes sequenciais, que passo, de forma sucinta, a descrever: Na primeira parte, é feito o enquadramento territorial da cidade de Lamego, onde se situa a instituição APITIL, bem como, a sua caracterização e a sua definição de estratégia de intervenção. Na segunda parte, farei uma abordagem teórica ao conceito da Gerontologia e ao papel do técnico de Gerontologia, bem como, a sua importância nas instituições que dão reposta social aos idosos. Na terceira e última parte, deste relatório, faço uma descrição, o mais pormenorizado possível, da componente prática do meu estágio. As actividades de animação, tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do mesmo. Pretendo, através deste relatório, deixar o meu testemunho e a minha reflexão dos três meses passados no centro de dia da APITIL. Espero ser o mais fiel e justa possível nas palavras que escrevo neste relatório. Para finalizar esta parte introdutória, cabe-me dizer que tentei concretizar todo o trabalho, que me foi proposto fazer, o mais eficiente possível e dizer que me realizou e, acima de tudo, marcou nesta fase final do meu curso. |
id |
RCAP_25801ec193eb102a90c34d9be24b9967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego)IdososActividades lúdicasActividades físicasAo longo do estágio desenvolvi variadas tarefas, como por exemplo, ajudar na higiene pessoal dos utentes, na cooperação da alimentação, no incentivo da toma da medicação, prestei cuidados de saúde, nomeadamente, nos curativos. Aprofundei os meus conhecimentos, interagindo com a psicóloga e acompanhei os funcionários que, nas carrinhas, levavam os idosos às suas residências. Por último, desenvolvi variadas actividades de animação sociocultural promovendo, desta forma, bastante dinamismo e ânimo entre os idosos da instituição. O presente relatório de estágio, está estruturado em três partes sequenciais, que passo, de forma sucinta, a descrever: Na primeira parte, é feito o enquadramento territorial da cidade de Lamego, onde se situa a instituição APITIL, bem como, a sua caracterização e a sua definição de estratégia de intervenção. Na segunda parte, farei uma abordagem teórica ao conceito da Gerontologia e ao papel do técnico de Gerontologia, bem como, a sua importância nas instituições que dão reposta social aos idosos. Na terceira e última parte, deste relatório, faço uma descrição, o mais pormenorizado possível, da componente prática do meu estágio. As actividades de animação, tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do mesmo. Pretendo, através deste relatório, deixar o meu testemunho e a minha reflexão dos três meses passados no centro de dia da APITIL. Espero ser o mais fiel e justa possível nas palavras que escrevo neste relatório. Para finalizar esta parte introdutória, cabe-me dizer que tentei concretizar todo o trabalho, que me foi proposto fazer, o mais eficiente possível e dizer que me realizou e, acima de tudo, marcou nesta fase final do meu curso.Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto2011-12-03T15:47:14Z2011-12-032011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://hdl.handle.net/10314/1105http://hdl.handle.net/10314/1105porGregório, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:19Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:11.116003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
title |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) Gregório, Carolina Idosos Actividades lúdicas Actividades físicas |
title_short |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
title_full |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
title_sort |
Relatório de Estágio Curricular – Associação de Apoio a Infância e Terceira Idade (Lamego) |
author |
Gregório, Carolina |
author_facet |
Gregório, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregório, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idosos Actividades lúdicas Actividades físicas |
topic |
Idosos Actividades lúdicas Actividades físicas |
description |
Ao longo do estágio desenvolvi variadas tarefas, como por exemplo, ajudar na higiene pessoal dos utentes, na cooperação da alimentação, no incentivo da toma da medicação, prestei cuidados de saúde, nomeadamente, nos curativos. Aprofundei os meus conhecimentos, interagindo com a psicóloga e acompanhei os funcionários que, nas carrinhas, levavam os idosos às suas residências. Por último, desenvolvi variadas actividades de animação sociocultural promovendo, desta forma, bastante dinamismo e ânimo entre os idosos da instituição. O presente relatório de estágio, está estruturado em três partes sequenciais, que passo, de forma sucinta, a descrever: Na primeira parte, é feito o enquadramento territorial da cidade de Lamego, onde se situa a instituição APITIL, bem como, a sua caracterização e a sua definição de estratégia de intervenção. Na segunda parte, farei uma abordagem teórica ao conceito da Gerontologia e ao papel do técnico de Gerontologia, bem como, a sua importância nas instituições que dão reposta social aos idosos. Na terceira e última parte, deste relatório, faço uma descrição, o mais pormenorizado possível, da componente prática do meu estágio. As actividades de animação, tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do mesmo. Pretendo, através deste relatório, deixar o meu testemunho e a minha reflexão dos três meses passados no centro de dia da APITIL. Espero ser o mais fiel e justa possível nas palavras que escrevo neste relatório. Para finalizar esta parte introdutória, cabe-me dizer que tentei concretizar todo o trabalho, que me foi proposto fazer, o mais eficiente possível e dizer que me realizou e, acima de tudo, marcou nesta fase final do meu curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-03T15:47:14Z 2011-12-03 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1105 http://hdl.handle.net/10314/1105 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136901450432512 |