Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86340 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro. |
id |
RCAP_25841aa782c0d6f5a8fcfeb0dc168ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para criançasToward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a StoryApp for childrenMultiletramentosMultimodalidadeDiversidadeEducação interculturalStoryappMultiliteraciesMultimodalityDiversityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.This article aims to contribute to the understanding of the theory of multiliteracies. It presents a case study of a StoryApp, which is part of a kit of tangible and digital storytelling materials that aim at promoting intercultural competence in elementary school children. The theme of the StoryApp under study is the cultural diversity and the ecodiversity of Brazil. The presented analysis, supported by central categories of Systemic-Functional Linguistics, Social Semiotics and the analysis of visual narratives, focuses on the characterization of the narrative genre and on the description of the ideational meanings represented in verbal, visual and aural modes in each episode of the text and of the intermodal meaning relationships established therein. The results allow the characterization of the interactive story as a narrative anedocte, in which the representation of diversity comprises a multimodal ensemble. These results allow the discussion of this StoryApp as instantiating central assumptions of the theory of multiliteracies, namely, the multimodality of texts designed upon the affordances of digital media; the thematization of cultural diversity as learning content and the call for a new pedagogy. The article ends with the identification of dimensions for future work.Este trabalho foi financiado por fundos nacionais através da FCT e pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização sob a referência POCI/01/0145/FEDER/032580. O trabalho da primeira autora também é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT.Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoPereira, Íris SusanaGil, Maitê MoraesSylla, Cristina Maria20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86340porPereira, Íris; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. 2022. Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Calidoscópio. 20(1), 65-89. doi: 10.4013/cld.2022.201.042177-620210.4013/cld.2022.201.04https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:29:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:22.585560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças Toward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a StoryApp for children |
title |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
spellingShingle |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças Pereira, Íris Susana Multiletramentos Multimodalidade Diversidade Educação intercultural Storyapp Multiliteracies Multimodality Diversity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
title_full |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
title_fullStr |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
title_full_unstemmed |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
title_sort |
Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças |
author |
Pereira, Íris Susana |
author_facet |
Pereira, Íris Susana Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Íris Susana Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Multimodalidade Diversidade Educação intercultural Storyapp Multiliteracies Multimodality Diversity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multiletramentos Multimodalidade Diversidade Educação intercultural Storyapp Multiliteracies Multimodality Diversity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86340 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Íris; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. 2022. Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Calidoscópio. 20(1), 65-89. doi: 10.4013/cld.2022.201.04 2177-6202 10.4013/cld.2022.201.04 https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133561806127104 |