Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris Susana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Maitê Moraes, Sylla, Cristina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86340
Resumo: Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.
id RCAP_25841aa782c0d6f5a8fcfeb0dc168ebb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para criançasToward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a StoryApp for childrenMultiletramentosMultimodalidadeDiversidadeEducação interculturalStoryappMultiliteraciesMultimodalityDiversityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.This article aims to contribute to the understanding of the theory of multiliteracies. It presents a case study of a StoryApp, which is part of a kit of tangible and digital storytelling materials that aim at promoting intercultural competence in elementary school children. The theme of the StoryApp under study is the cultural diversity and the ecodiversity of Brazil. The presented analysis, supported by central categories of Systemic-Functional Linguistics, Social Semiotics and the analysis of visual narratives, focuses on the characterization of the narrative genre and on the description of the ideational meanings represented in verbal, visual and aural modes in each episode of the text and of the intermodal meaning relationships established therein. The results allow the characterization of the interactive story as a narrative anedocte, in which the representation of diversity comprises a multimodal ensemble. These results allow the discussion of this StoryApp as instantiating central assumptions of the theory of multiliteracies, namely, the multimodality of texts designed upon the affordances of digital media; the thematization of cultural diversity as learning content and the call for a new pedagogy. The article ends with the identification of dimensions for future work.Este trabalho foi financiado por fundos nacionais através da FCT e pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização sob a referência POCI/01/0145/FEDER/032580. O trabalho da primeira autora também é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT.Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoPereira, Íris SusanaGil, Maitê MoraesSylla, Cristina Maria20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86340porPereira, Íris; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. 2022. Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Calidoscópio. 20(1), 65-89. doi: 10.4013/cld.2022.201.042177-620210.4013/cld.2022.201.04https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:29:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:22.585560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
Toward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a StoryApp for children
title Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
spellingShingle Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
Pereira, Íris Susana
Multiletramentos
Multimodalidade
Diversidade
Educação intercultural
Storyapp
Multiliteracies
Multimodality
Diversity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_full Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_fullStr Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_full_unstemmed Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_sort Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
author Pereira, Íris Susana
author_facet Pereira, Íris Susana
Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
author_role author
author2 Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris Susana
Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Multimodalidade
Diversidade
Educação intercultural
Storyapp
Multiliteracies
Multimodality
Diversity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multiletramentos
Multimodalidade
Diversidade
Educação intercultural
Storyapp
Multiliteracies
Multimodality
Diversity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86340
url https://hdl.handle.net/1822/86340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Íris; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. 2022. Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Calidoscópio. 20(1), 65-89. doi: 10.4013/cld.2022.201.04
2177-6202
10.4013/cld.2022.201.04
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133561806127104