Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Maite, Sylla, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438
Resumo: Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto de materiais tangíveis e digitais de storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nas affordances das mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.  Palavras-chave: multiletramentos; multimodalidade; diversidade; educação intercultural; storyapp. 
id Unisinos-3_0d8dc5a8a63a8caf44a67978d50877c8
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24438
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças Toward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a storyapp for childrenmultiletramentosmultimodalidadediversidadeeducação interculturalEste artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto de materiais tangíveis e digitais de storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nas affordances das mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.  Palavras-chave: multiletramentos; multimodalidade; diversidade; educação intercultural; storyapp. This article aims to contribute to the understanding of the theory of multiliteracies. It presents a case study of a StoryApp designed in the context of a kit of tangible and digital storytelling materials to promote intercultural competence in elementary school children. The theme of the StoryApp under study is the cultural diversity and the ecodiversity of Brazil. The analysis presented, supported by central categories of Systemic-Functional Linguistics, Social Semiotics and the analysis of visual narratives, focuses on the characterization of the narrative genre and on the description of the ideational meanings represented in verbal, visual and aural modes in each episode of the text and of the intermodal meaning relationships established therein. The results allow the characterization of the interactive story as a narrative anedocte, in which the representation of diversity comprises a multimodal ensemble. These results allow the discussion of this StoryApp as instantiating central assumptions of the theory of multiliteracies, namely, the multimodality of texts designed upon the affordances of digital media; the thematization of cultural diversity as learning content and the call for a new pedagogy. The article ends with the identification of dimensions for future work.Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2443810.4013/cld.2022.201.04Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 65-89Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 65-892177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Íris Gil, MaiteSylla, Cristina2022-12-30T05:41:39Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24438Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:39Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
Toward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a storyapp for children
title Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
spellingShingle Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
Pereira, Íris
multiletramentos
multimodalidade
diversidade
educação intercultural
title_short Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_full Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_fullStr Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_full_unstemmed Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
title_sort Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças
author Pereira, Íris
author_facet Pereira, Íris
Gil, Maite
Sylla, Cristina
author_role author
author2 Gil, Maite
Sylla, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris
Gil, Maite
Sylla, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv multiletramentos
multimodalidade
diversidade
educação intercultural
topic multiletramentos
multimodalidade
diversidade
educação intercultural
description Este artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto de materiais tangíveis e digitais de storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nas affordances das mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.  Palavras-chave: multiletramentos; multimodalidade; diversidade; educação intercultural; storyapp. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438
10.4013/cld.2022.201.04
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.201.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 65-89
Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 65-89
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887818571776