Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Brígida Augusta Posse de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11336
Resumo: A integração da Gestão do Design em ambiente empresarial é uma ferramenta estratégica para a criação de valor e inovação, nomeadamente em Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Esta dissertação apresenta uma solução de design adotada pela empresa Polisport- Plásticos S.A., servindo como exemplo de aproximação da Universidade às empresas. O estudo, de base projetual, resulta da prática professional na empresa e do envolvimento direto no projeto de rebranding, conjugado com a necessidade de sustentação teórica de acompanhamento, orientação e suporte à prática projetual. Tendo como objetivo alcançar a liderança mundial no mercado de componentes plásticos no setor off-road, a Polisport iniciou em meados de 2012 o projeto de rebranding que deverá reforçar a notoriedade da marca; incorporar uma estratégia de comunicação integrada que reflita a identidade corporativa e adotar as práticas de design sustentável. A identificação da necessidade de mudança motivou a definição do problema e a imposição das limitações ao projeto, estruturado com a calendarização das diferentes etapas, departamentos intervenientes e áreas de atuação. O packaging foi o primeiro elemento a ser trabalhado. As reclamações de clientes relativas a problemas de embalamento na recepção de produtos foram o principal fator para iniciar, por aqui, o trabalho de rebranding. As soluções encontradas apontam para ganhos de sustentabilidade, pela escolha de materiais, tecnologias e otimização da forma para transporte (aspeto particularmente importante, uma vez que a exportação representa cerca de 97% do volume anual de faturação). Relativamente aos aspetos criativos e funcionais as soluções indiciam uma maior eficácia na comunicação e resolução dos aspetos que motivam reclamações por parte dos clientes. Assim, pode aferir-se com o exemplo do projeto de rebranding Polisport off-road que a integração do Design em ambiente empresarial tem impacto na criação de valor para os produtos e para as empresas.
id RCAP_258c84f26e2f8aceebce2ca63ee0234c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-RoadDesignGestão de marketingDesign de produtosA integração da Gestão do Design em ambiente empresarial é uma ferramenta estratégica para a criação de valor e inovação, nomeadamente em Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Esta dissertação apresenta uma solução de design adotada pela empresa Polisport- Plásticos S.A., servindo como exemplo de aproximação da Universidade às empresas. O estudo, de base projetual, resulta da prática professional na empresa e do envolvimento direto no projeto de rebranding, conjugado com a necessidade de sustentação teórica de acompanhamento, orientação e suporte à prática projetual. Tendo como objetivo alcançar a liderança mundial no mercado de componentes plásticos no setor off-road, a Polisport iniciou em meados de 2012 o projeto de rebranding que deverá reforçar a notoriedade da marca; incorporar uma estratégia de comunicação integrada que reflita a identidade corporativa e adotar as práticas de design sustentável. A identificação da necessidade de mudança motivou a definição do problema e a imposição das limitações ao projeto, estruturado com a calendarização das diferentes etapas, departamentos intervenientes e áreas de atuação. O packaging foi o primeiro elemento a ser trabalhado. As reclamações de clientes relativas a problemas de embalamento na recepção de produtos foram o principal fator para iniciar, por aqui, o trabalho de rebranding. As soluções encontradas apontam para ganhos de sustentabilidade, pela escolha de materiais, tecnologias e otimização da forma para transporte (aspeto particularmente importante, uma vez que a exportação representa cerca de 97% do volume anual de faturação). Relativamente aos aspetos criativos e funcionais as soluções indiciam uma maior eficácia na comunicação e resolução dos aspetos que motivam reclamações por parte dos clientes. Assim, pode aferir-se com o exemplo do projeto de rebranding Polisport off-road que a integração do Design em ambiente empresarial tem impacto na criação de valor para os produtos e para as empresas.Including Design Management in the companies structure is a strategic tool for innovation and value generation, specially in small and medium business models. This dissertation presents a design project from the company Polisport – Plásticos S.A., as an example from the collaboration between universities and companies. This study is the result of the professional practice in the company working at the rebranding process along with the need of theoretical support within the project monitoring. Having as main goal getting the leadership position inside the market of off-road plastic components, Polisport started in 2012 its rebranding project in order to reinforce the brand awareness; create an articulate communication, able to reveal the identity of the brand and also adopt sustainable design measures. The need for change headed to the problem setting and to define some boundaries within the project, by structuring a calendar with all the milestones, departments involved and range of the project. The redesign process started with the packaging. Clientsʼ complaints on the way products were wrapped were the reason for starting the project from the packaging rebranding. The new ideas that this project generated indicate some sustainability improvements, because of the choice for materials and technologies and also because of the optimization of the transportation (this was a quite important topic, since exports represents 97% of the annual revenues). In terms of creativity and usability, the new ideas point toward a more effective communication and try to overcome the most frequent complaints made by the clients. For this reason, the Polisport off-road project might be seen as an example of the impact of design within the company structure, enabling value generation not only for the products but also for the company.Universidade de Aveiro2013-10-28T12:07:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11336TID:201567571porOliveira, Brígida Augusta Posse deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:21Zoai:ria.ua.pt:10773/11336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:47.333843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
title Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
spellingShingle Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
Oliveira, Brígida Augusta Posse de
Design
Gestão de marketing
Design de produtos
title_short Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
title_full Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
title_fullStr Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
title_full_unstemmed Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
title_sort Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
author Oliveira, Brígida Augusta Posse de
author_facet Oliveira, Brígida Augusta Posse de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Brígida Augusta Posse de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão de marketing
Design de produtos
topic Design
Gestão de marketing
Design de produtos
description A integração da Gestão do Design em ambiente empresarial é uma ferramenta estratégica para a criação de valor e inovação, nomeadamente em Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Esta dissertação apresenta uma solução de design adotada pela empresa Polisport- Plásticos S.A., servindo como exemplo de aproximação da Universidade às empresas. O estudo, de base projetual, resulta da prática professional na empresa e do envolvimento direto no projeto de rebranding, conjugado com a necessidade de sustentação teórica de acompanhamento, orientação e suporte à prática projetual. Tendo como objetivo alcançar a liderança mundial no mercado de componentes plásticos no setor off-road, a Polisport iniciou em meados de 2012 o projeto de rebranding que deverá reforçar a notoriedade da marca; incorporar uma estratégia de comunicação integrada que reflita a identidade corporativa e adotar as práticas de design sustentável. A identificação da necessidade de mudança motivou a definição do problema e a imposição das limitações ao projeto, estruturado com a calendarização das diferentes etapas, departamentos intervenientes e áreas de atuação. O packaging foi o primeiro elemento a ser trabalhado. As reclamações de clientes relativas a problemas de embalamento na recepção de produtos foram o principal fator para iniciar, por aqui, o trabalho de rebranding. As soluções encontradas apontam para ganhos de sustentabilidade, pela escolha de materiais, tecnologias e otimização da forma para transporte (aspeto particularmente importante, uma vez que a exportação representa cerca de 97% do volume anual de faturação). Relativamente aos aspetos criativos e funcionais as soluções indiciam uma maior eficácia na comunicação e resolução dos aspetos que motivam reclamações por parte dos clientes. Assim, pode aferir-se com o exemplo do projeto de rebranding Polisport off-road que a integração do Design em ambiente empresarial tem impacto na criação de valor para os produtos e para as empresas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-28T12:07:15Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11336
TID:201567571
url http://hdl.handle.net/10773/11336
identifier_str_mv TID:201567571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137529075597312