Arte vs. moral: Oscar Wilde e a inutilidade útil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4988 |
Resumo: | Oscar Wilde enfatiza o aspecto artístico do trabalho humano, aquele que produz uma variedade de bens úteis e inúteis, desde máquinas até poesia. Todavia, esse trabalho vai além da mera produção de bens. O objectivo deste artigo é compreender as possibilidades infinitas da arte num mundo secular. Será que estamos realmente a viver numa cultura moldada, secular, moderna e neo-dionisíaca, estruturada por paradoxos e centrada no carpe diem? Estamos moldados pelo secular, i.e. pela crise de valores? É o hedonismo uma forma moderna de vida e o desenvolvimento do esteticismo de Wilde? Seguindo um método reflexivo e dialéctico, abordo os comportamentos sociais consumistas para apoiar a ideia de que a estética não pode ser apresentada como uma resposta ética a um mundo vazio de significado, mas como uma consequência de tal vazio, na medida em que o esteticismo da vida moderna é imediato, superficial e efémero. |
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Arte vs. moral: Oscar Wilde e a inutilidade útilestéticamoralOscar WildesecularizaçãoAestheticismsecularizationOscar Wilde enfatiza o aspecto artístico do trabalho humano, aquele que produz uma variedade de bens úteis e inúteis, desde máquinas até poesia. Todavia, esse trabalho vai além da mera produção de bens. O objectivo deste artigo é compreender as possibilidades infinitas da arte num mundo secular. Será que estamos realmente a viver numa cultura moldada, secular, moderna e neo-dionisíaca, estruturada por paradoxos e centrada no carpe diem? Estamos moldados pelo secular, i.e. pela crise de valores? É o hedonismo uma forma moderna de vida e o desenvolvimento do esteticismo de Wilde? Seguindo um método reflexivo e dialéctico, abordo os comportamentos sociais consumistas para apoiar a ideia de que a estética não pode ser apresentada como uma resposta ética a um mundo vazio de significado, mas como uma consequência de tal vazio, na medida em que o esteticismo da vida moderna é imediato, superficial e efémero.Oscar Wilde emphasizes the artistic aspect of human labor producing a variety of useful and useless goods, from machinery to poetry. However, this labor goes beyond the mere production of goods. My purpose is to understand the endless possibilities of art in a secular world. Are we actually living in a molded, secular and modern neo-Dionysian culture, which is structured by paradoxes and focused on the carpe diem? Are we molded by the secular, i.e. by the crisis of values? Is it the hedonism a modern form of life and the development of Wilde’s aestheticism? Following a reflexive and dialectical method, I approach the cons umerist social behaviors to support the idea that Aesthetics cannot be resented as an ethical response to a meaning-emptiness world, but as a consequence of such emptiness, insofar the aestheticism of modern life is immediate, superficial and ephemeral.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroso, Paulo M.2018-06-21T14:21:58Z20152018-06-20T22:49:47Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4988porBarroso, Paulo M.Arte vs. moral: Oscar Wilde e a inutilidade útil, Artciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 20/21, 1-14, 2015.1646-3463info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:29.462407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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