Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carlos Fernandes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3513
Resumo: A linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua.
id RCAP_25a01a6f6053296e522af243771170e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segundaLíngua maternaSegunda LínguaA linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua.2018-03-20T13:24:15Z2008-01-01T00:00:00Z20082018-03-16T16:02:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3513porISSN: 0214-9877Figueiredo, SandraCarlos Fernandes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:25:06Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:04.640918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
title Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
spellingShingle Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
Figueiredo, Sandra
Língua materna
Segunda Língua
title_short Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
title_full Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
title_fullStr Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
title_full_unstemmed Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
title_sort Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
author Figueiredo, Sandra
author_facet Figueiredo, Sandra
Carlos Fernandes da Silva
author_role author
author2 Carlos Fernandes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sandra
Carlos Fernandes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna
Segunda Língua
topic Língua materna
Segunda Língua
description A linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2018-03-20T13:24:15Z
2018-03-16T16:02:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3513
url http://hdl.handle.net/11144/3513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISSN: 0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136827207057408