Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isidro Costa Batista de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13540
Resumo: Mailtec Comunicação, uma empresa do grupo CTT, lidera há mais de 20 anos o mercado de produção de correio e a sua principal atividade consiste em transformar a informação dos seus clientes em documentos que são na sua maioria impressos de forma massiva, envelopados e entregues para a distribuição postal, essencialmente para a rede dos CTT – Correios de Portugal. Com o acentuado crescimento e democratização da internet nos últimos anos, a correspondência escrita tem dado lugar a novas formas de comunicação entre as empresas e os seus cliente, sendo elas o e-mail, websites com áreas de clientes, redes sociais, etc.; com evidentes impactos na atividade da Mailtec Comunicação e dos CTT. De forma a crescer organicamente, invertendo ou minorando a situação atual sem canibalizar o serviço tradicional e core, torna-se fundamental uma aposta da Mailtec Comunicação na inovação e no desenvolvimento de novos serviços que perspetive a entrada de novos clientes, sem acréscimo significativo de investimento em capital ou recursos físicos e utilizando a infraestrutura tecnológica da empresa. O objetivo desta tese é analisar as práticas da gestão da inovação na Mailtec Comunicação, apresentar linhas orientadoras para a sua melhoria e, através de um conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, propor um serviço inovador a ser implementado para ultrapassar este desafio
id RCAP_25a2f4784497919182e92a14588d7199
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionaisCTT -- Correios de PortugalGestão da inovaçãoEmpresa de serviçosDesenvolvimentoInformática documentalInnovationInnovation ManagementNew service developmentPrinting & Finishing.Mailtec Comunicação, uma empresa do grupo CTT, lidera há mais de 20 anos o mercado de produção de correio e a sua principal atividade consiste em transformar a informação dos seus clientes em documentos que são na sua maioria impressos de forma massiva, envelopados e entregues para a distribuição postal, essencialmente para a rede dos CTT – Correios de Portugal. Com o acentuado crescimento e democratização da internet nos últimos anos, a correspondência escrita tem dado lugar a novas formas de comunicação entre as empresas e os seus cliente, sendo elas o e-mail, websites com áreas de clientes, redes sociais, etc.; com evidentes impactos na atividade da Mailtec Comunicação e dos CTT. De forma a crescer organicamente, invertendo ou minorando a situação atual sem canibalizar o serviço tradicional e core, torna-se fundamental uma aposta da Mailtec Comunicação na inovação e no desenvolvimento de novos serviços que perspetive a entrada de novos clientes, sem acréscimo significativo de investimento em capital ou recursos físicos e utilizando a infraestrutura tecnológica da empresa. O objetivo desta tese é analisar as práticas da gestão da inovação na Mailtec Comunicação, apresentar linhas orientadoras para a sua melhoria e, através de um conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, propor um serviço inovador a ser implementado para ultrapassar este desafioMailtec Comunicação, a CTT Group company, leads the Printing & Finishing market in Portugal - mass printing of transactional documents - for more than 20 years. Transforming data into documents, printing them massively, enveloping them and send them to the postal delivery are the main activities of Mailtec Comunicação. With the strong growth and democratization of the Internet in recent years, postal mail has been mostly replaced by new forms of communication between companies and their customers, such as e-mail, websites with customer areas, social networks, etc.; with obvious impacts on Mailtec Comunicação. In order to grow organically, reversing or mitigating the current situation without cannibalizing the traditional and core service, it is important to focus on innovation and on the new services development to bring new customers, without significant investments and using the existent company’s technological infrastructure. This thesis aims to analyze the practices of innovation management in Mailtec Comunicação, present guidelines to improve these practices and, through a set of techniques used in the new product and service development, propose an innovative service to be implemented in order to overcome this challenge.2017-05-24T13:39:23Z2016-11-23T00:00:00Z2016-11-232016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13540TID:201555433porSousa, Isidro Costa Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:59.650468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
title Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
spellingShingle Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
Sousa, Isidro Costa Batista de
CTT -- Correios de Portugal
Gestão da inovação
Empresa de serviços
Desenvolvimento
Informática documental
Innovation
Innovation Management
New service development
Printing & Finishing.
title_short Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
title_full Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
title_fullStr Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
title_full_unstemmed Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
title_sort Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
author Sousa, Isidro Costa Batista de
author_facet Sousa, Isidro Costa Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Isidro Costa Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv CTT -- Correios de Portugal
Gestão da inovação
Empresa de serviços
Desenvolvimento
Informática documental
Innovation
Innovation Management
New service development
Printing & Finishing.
topic CTT -- Correios de Portugal
Gestão da inovação
Empresa de serviços
Desenvolvimento
Informática documental
Innovation
Innovation Management
New service development
Printing & Finishing.
description Mailtec Comunicação, uma empresa do grupo CTT, lidera há mais de 20 anos o mercado de produção de correio e a sua principal atividade consiste em transformar a informação dos seus clientes em documentos que são na sua maioria impressos de forma massiva, envelopados e entregues para a distribuição postal, essencialmente para a rede dos CTT – Correios de Portugal. Com o acentuado crescimento e democratização da internet nos últimos anos, a correspondência escrita tem dado lugar a novas formas de comunicação entre as empresas e os seus cliente, sendo elas o e-mail, websites com áreas de clientes, redes sociais, etc.; com evidentes impactos na atividade da Mailtec Comunicação e dos CTT. De forma a crescer organicamente, invertendo ou minorando a situação atual sem canibalizar o serviço tradicional e core, torna-se fundamental uma aposta da Mailtec Comunicação na inovação e no desenvolvimento de novos serviços que perspetive a entrada de novos clientes, sem acréscimo significativo de investimento em capital ou recursos físicos e utilizando a infraestrutura tecnológica da empresa. O objetivo desta tese é analisar as práticas da gestão da inovação na Mailtec Comunicação, apresentar linhas orientadoras para a sua melhoria e, através de um conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, propor um serviço inovador a ser implementado para ultrapassar este desafio
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-23T00:00:00Z
2016-11-23
2016-09
2017-05-24T13:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13540
TID:201555433
url http://hdl.handle.net/10071/13540
identifier_str_mv TID:201555433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134696668397568