A implementação do andebol numa nova realidade (Tailândia) através do jogo reduzido: Andebol de 5
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6367 |
Resumo: | O andebol é uma modalidade desportiva com caraterísticas únicas que a diferenciam das restantes. O seu grau de complexidade obriga a algumas alterações estruturais na fase inicial da aprendizagem. O ensino da modalidade através do jogo reduzido apresenta-se então como a melhor estratégia numa fase inicial da aprendizagem. É unanimemente reconhecido que o ensino do andebol através do andebol de 5 é um excelente estratégia para jovens até aos 10 anos (Ribeiro e Volossovitch, 2004; Estriga e Moreira, 2013 e 2014). O facto de permitir uma maior participação de todos os intervenientes no jogo e de diminuir o grau de insucesso das ações individuais motiva os alunos para a prática da modalidade. A motivação numa fase inicial da aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento individual dos praticantes da modalidade e para a continuidade dos mesmos no andebol. O meio escolar é um meio privilegiado para o ensino do andebol, não só na sua componente curricular, mas também através de atividades extracurriculares desenvolvidas em clubes. O projeto apresentado visa implementar a modalidade num meio onde é praticamente desconhecida. Apesar de a faixa etária da população alvo deste projeto estar acima dos 10 anos, 14 e 15 anos mais concretamente, e de os intervenientes se encontrarem num estado maturacional mais desenvolvido, os seus conhecimentos e vivências com a modalidade são praticamente nulos. Optou-se então pela implementação do andebol através do jogo reduzido (4x4; 5x5) numa fase inicial introduzindo gradualmente o jogo formal (7x7) numa fase posterior do processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se então um projeto de intervenção sobre a implementação do andebol através do jogo reduzido numa realidade onde o andebol é praticamente desconhecido. |
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A implementação do andebol numa nova realidade (Tailândia) através do jogo reduzido: Andebol de 5AndebolMeio escolarJogos reduzidosProcesso ensino/aprendizagemO andebol é uma modalidade desportiva com caraterísticas únicas que a diferenciam das restantes. O seu grau de complexidade obriga a algumas alterações estruturais na fase inicial da aprendizagem. O ensino da modalidade através do jogo reduzido apresenta-se então como a melhor estratégia numa fase inicial da aprendizagem. É unanimemente reconhecido que o ensino do andebol através do andebol de 5 é um excelente estratégia para jovens até aos 10 anos (Ribeiro e Volossovitch, 2004; Estriga e Moreira, 2013 e 2014). O facto de permitir uma maior participação de todos os intervenientes no jogo e de diminuir o grau de insucesso das ações individuais motiva os alunos para a prática da modalidade. A motivação numa fase inicial da aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento individual dos praticantes da modalidade e para a continuidade dos mesmos no andebol. O meio escolar é um meio privilegiado para o ensino do andebol, não só na sua componente curricular, mas também através de atividades extracurriculares desenvolvidas em clubes. O projeto apresentado visa implementar a modalidade num meio onde é praticamente desconhecida. Apesar de a faixa etária da população alvo deste projeto estar acima dos 10 anos, 14 e 15 anos mais concretamente, e de os intervenientes se encontrarem num estado maturacional mais desenvolvido, os seus conhecimentos e vivências com a modalidade são praticamente nulos. Optou-se então pela implementação do andebol através do jogo reduzido (4x4; 5x5) numa fase inicial introduzindo gradualmente o jogo formal (7x7) numa fase posterior do processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se então um projeto de intervenção sobre a implementação do andebol através do jogo reduzido numa realidade onde o andebol é praticamente desconhecido.Handball is a sport with unique characteristics that sets it apart from other sports. Handball’s complexity degree requires some structural changes in the early stages of learning. The teaching of the sport through reduced game presents itself then as the best strategy at an early stage of learning. It is unanimously recognized that the teaching of handball through mini-handball (Handball 5) is an excellent strategy for young people below the age of 10 (Ribeiro and Volossovitch, 2004; Estriga and Moreira, 2013 and 2014). The fact that it allows greater participation of all stakeholders in the game and reduces the percentage of failure of individual actions motivates students to practice the sport. Motivation at an early stage of learning is fundamental for the development of individual players and for their continuation of handball. The school environment is a privileged place for the teaching of handball, not only in its curricular component, but also through extracurricular activities in clubs. The presented project aims to implement the method within an environment where it is virtually unknown. Although the target population of this project was above 10 years of age, 14 and 15 more specifically, and the players were at a more developed stage of maturation, their knowledge and experiences with the modality were virtually nil. It was decided to implement handball through reduced game (4x4, 5x5) at an early stage, gradually introducing the formal game (7x7) later in the teaching-learning process. This presents an intervention project on the implementation of handball through reduced game in an environment where handball is virtually unknown.2016-08-19T10:43:58Z2016-08-19T00:00:00Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6367porRibeiro, Pedro Nuno Cabral Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:03.961400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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