A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Mafalda de Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5113
Resumo: Através de um “caso de estudo”, isto é, da aquisição da colecção de pintura do Príncipe Charles-Joseph de Ligne, em 1795, pelo então Príncipe Regente de Portugal, procurámos, com base em documentação inédita, localizada nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, bem como de catálogos e documentação relativos ao acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, identificar um conjunto de obras de arte que consideramos serem parte daquele conjunto adquirido em Viena de Áustria,sinalizando assuas trajectórias, das antigas colecções régias portuguesas, até à posterior incorporação nas colecções públicas de arte, no século XIX, quer no Brasil, quer em Portugal, na sequência da formação dos museus públicos. Pretendemos, deste modo, contribuir para a redefinição do papel de D. João VI, no campo da cultura, situando a sua acção em ambos os lados do Atlântico, pois, neste, como em outros capítulos, não podemos ignorar que a permanência da corte no Brasil foi plena de consequências, tendo contribuído para a criação, naquele território, de instituições nucleares no âmbito cultural, tais como o Teatro Real, a Biblioteca Real, o Museu e a Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro.
id RCAP_25b65749a6d2e46969bbbaebaa0cdb74
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.Colecções de artePríncipe Charles Joseph de LigneD. João, Príncipe Regente de PortugalMuseu Nacional de Belas ArtesRio de JaneiroAtravés de um “caso de estudo”, isto é, da aquisição da colecção de pintura do Príncipe Charles-Joseph de Ligne, em 1795, pelo então Príncipe Regente de Portugal, procurámos, com base em documentação inédita, localizada nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, bem como de catálogos e documentação relativos ao acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, identificar um conjunto de obras de arte que consideramos serem parte daquele conjunto adquirido em Viena de Áustria,sinalizando assuas trajectórias, das antigas colecções régias portuguesas, até à posterior incorporação nas colecções públicas de arte, no século XIX, quer no Brasil, quer em Portugal, na sequência da formação dos museus públicos. Pretendemos, deste modo, contribuir para a redefinição do papel de D. João VI, no campo da cultura, situando a sua acção em ambos os lados do Atlântico, pois, neste, como em outros capítulos, não podemos ignorar que a permanência da corte no Brasil foi plena de consequências, tendo contribuído para a criação, naquele território, de instituições nucleares no âmbito cultural, tais como o Teatro Real, a Biblioteca Real, o Museu e a Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro.Universidade Autónoma de Lisboa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5113por978-989-9002-17-3https://doi.org/10.26619/978-989-9002-17-3Barros, Mafalda de Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:21:16Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:15.115201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
title A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
spellingShingle A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Barros, Mafalda de Magalhães
Colecções de arte
Príncipe Charles Joseph de Ligne
D. João, Príncipe Regente de Portugal
Museu Nacional de Belas Artes
Rio de Janeiro
title_short A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
title_full A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
title_fullStr A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
title_full_unstemmed A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
title_sort A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
author Barros, Mafalda de Magalhães
author_facet Barros, Mafalda de Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Mafalda de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Colecções de arte
Príncipe Charles Joseph de Ligne
D. João, Príncipe Regente de Portugal
Museu Nacional de Belas Artes
Rio de Janeiro
topic Colecções de arte
Príncipe Charles Joseph de Ligne
D. João, Príncipe Regente de Portugal
Museu Nacional de Belas Artes
Rio de Janeiro
description Através de um “caso de estudo”, isto é, da aquisição da colecção de pintura do Príncipe Charles-Joseph de Ligne, em 1795, pelo então Príncipe Regente de Portugal, procurámos, com base em documentação inédita, localizada nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, bem como de catálogos e documentação relativos ao acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, identificar um conjunto de obras de arte que consideramos serem parte daquele conjunto adquirido em Viena de Áustria,sinalizando assuas trajectórias, das antigas colecções régias portuguesas, até à posterior incorporação nas colecções públicas de arte, no século XIX, quer no Brasil, quer em Portugal, na sequência da formação dos museus públicos. Pretendemos, deste modo, contribuir para a redefinição do papel de D. João VI, no campo da cultura, situando a sua acção em ambos os lados do Atlântico, pois, neste, como em outros capítulos, não podemos ignorar que a permanência da corte no Brasil foi plena de consequências, tendo contribuído para a criação, naquele território, de instituições nucleares no âmbito cultural, tais como o Teatro Real, a Biblioteca Real, o Museu e a Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5113
url http://hdl.handle.net/11144/5113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-9002-17-3
https://doi.org/10.26619/978-989-9002-17-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136820132315136