Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10482
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_25bd7ee610a86446cf2d84911a11495f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificaçãoFormação de adultos - PortugalEducação de adultos - PortugalInovação educativaTrabalhos de projeto de mestrado - 2013Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013A presente dissertação insere-se no domínio das Ciências da Educação, no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, mais propriamente, no campo da Educação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados. Na qualidade de docente de Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA), este trabalho vai de encontro a uma “curiosidade” individual e está centrado numa turma que acompanhei como formadora e mediadora de 2009/2011. Este estudo incide em dois objetivos principais: perceber quais as motivações que levaram os adultos a frequentar este tipo de Educação/Formação, e, simultaneamente analisar os resultados alcançados após a certificação, face ao atual contexto socioeconómico. Pretendo também esclarecer alguns conceitos neste universo educacional, conceitos muitas vezes utilizados como sinónimos, outras vezes, utilizados com diferentes significados induzindo a diferentes interpretações. Outro objetivo é aprofundar conhecimentos na área da Educação de Adultos, procurando clarificar o funcionamento destes cursos, a sua operacionalização e metodologias implementadas, de modo a adequar práticas formativas a serem desenvolvidas pelo Educador/Formador. Num contexto em que se pretende que os Cursos EFA melhorem as condições de empregabilidade e inclusão dos adultos pouco escolarizados, a análise dos dados recolhidos na investigação infere que os adultos certificados reconhecem que tiveram uma maior valorização pessoal, em detrimento de mudanças económico/sociais ocorridas após a respetiva formação.This present dissertation is inserted in the field of educational sciences, focused on education and training courses for young people and adults with low literacy. It attempts to respond an individual curiosity and is centered in the specific case of a classroom in which I worked as teacher and mediator, in 2009/2011. The present study has thus two main purposes: understanding the motivations of these adults to enroll in this kind of education/training, and simultaneously, analyzing the results achieved after certification, in the current social and economic context. For this purpose, I try to clarify several concepts in this specific educational domain. These concepts are, several times, used as synonyms, and others, used with different meanings, which leads to different interpretations. It aims mainly to broaden knowledge in the area of adult’s education, making clear how those training courses function and operate, and which are their methodologies, in order to adjust training practices to be developed by the trainer. In a context, where it is intended that EFA’s courses improve the conditions of employment for adults with low literacy, the data analyzed in this investigation, infers that adults certified obtained greater self-esteem, but that social and economic changes occurring in results of this training didn’t occur.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaTolentino, Silvana Leonor, 1961-2014-02-07T13:32:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10482TID:201226790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:29.584558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
title Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
spellingShingle Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
Formação de adultos - Portugal
Educação de adultos - Portugal
Inovação educativa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
title_short Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
title_full Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
title_fullStr Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
title_full_unstemmed Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
title_sort Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
author Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
author_facet Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Educação de adultos - Portugal
Inovação educativa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
topic Formação de adultos - Portugal
Educação de adultos - Portugal
Inovação educativa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
description Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-07T13:32:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10482
TID:201226790
url http://hdl.handle.net/10451/10482
identifier_str_mv TID:201226790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134239917080576