Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10273
Resumo: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_0d1913e029b6e8ca3bebe0c163d42ea8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissionalE-learningFormação de adultos - PortugalTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O presente estudo consistiu na análise da aplicação da plataforma de gestão de aprendizagem Canvas na lecionação de um curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (EFA-NS) organizado pela Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, durante o ano letivo de 2012/2013. O propósito principal foi o de elaborar um curso nessa plataforma, identificar as dimensões que relacionam e explicam a sua utilização pedagógica, recolher dados e analisar a perceção dos formandos relativamente às soluções tecnológicas e didáticas que lhes foram propostas no período em que realizaram a formação. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise dos dados na sequência da aplicação de um questionário aos formandos do curso. Os resultados permitiram concluir pela avaliação global favorável do curso e da plataforma e que a modalidade de blended learning se afigura adequada à formação dos adultos no âmbito dos cursos EFA.The role of Learning Management Systems (LMS) is central in educational activities and there are a number tools, both open-source solutions such as CANVAS and proprietary solutions, such as Blackboard. In this study an analysis of the implementation of the platform Canvas in a Secondary Education and Training course for adults was set up in the Quinta do Conde School, during the academic year 2012 / 2013. The main purpose was to develop a course with CANVAS LMS, to identify the dimensions that relate and explain its educational use, to collect data and analyze the learners’ perceptions about the adopted educational and technological solutions proposed. A quantitative methodology was used for collecting and analyzing the data following the application of a questionnaire to the students attending the course.The results showed a favourable evaluation, both of the course and the platform and that the blended learning modality seems appropriate to the EFA adult education courses.Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaBarros, César Augusto da Conceição, 1955-2014-01-27T12:19:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10273TID:201278537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:20.464864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
title Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
spellingShingle Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
E-learning
Formação de adultos - Portugal
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
title_short Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
title_full Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
title_fullStr Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
title_full_unstemmed Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
title_sort Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
author Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
author_facet Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Formação de adultos - Portugal
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
topic E-learning
Formação de adultos - Portugal
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-27T12:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10273
TID:201278537
url http://hdl.handle.net/10451/10273
identifier_str_mv TID:201278537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237919543296