Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10273 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
id |
RCAP_0d1913e029b6e8ca3bebe0c163d42ea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10273 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissionalE-learningFormação de adultos - PortugalTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O presente estudo consistiu na análise da aplicação da plataforma de gestão de aprendizagem Canvas na lecionação de um curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (EFA-NS) organizado pela Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, durante o ano letivo de 2012/2013. O propósito principal foi o de elaborar um curso nessa plataforma, identificar as dimensões que relacionam e explicam a sua utilização pedagógica, recolher dados e analisar a perceção dos formandos relativamente às soluções tecnológicas e didáticas que lhes foram propostas no período em que realizaram a formação. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise dos dados na sequência da aplicação de um questionário aos formandos do curso. Os resultados permitiram concluir pela avaliação global favorável do curso e da plataforma e que a modalidade de blended learning se afigura adequada à formação dos adultos no âmbito dos cursos EFA.The role of Learning Management Systems (LMS) is central in educational activities and there are a number tools, both open-source solutions such as CANVAS and proprietary solutions, such as Blackboard. In this study an analysis of the implementation of the platform Canvas in a Secondary Education and Training course for adults was set up in the Quinta do Conde School, during the academic year 2012 / 2013. The main purpose was to develop a course with CANVAS LMS, to identify the dimensions that relate and explain its educational use, to collect data and analyze the learners’ perceptions about the adopted educational and technological solutions proposed. A quantitative methodology was used for collecting and analyzing the data following the application of a questionnaire to the students attending the course.The results showed a favourable evaluation, both of the course and the platform and that the blended learning modality seems appropriate to the EFA adult education courses.Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaBarros, César Augusto da Conceição, 1955-2014-01-27T12:19:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10273TID:201278537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:20.464864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
title |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
spellingShingle |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional Barros, César Augusto da Conceição, 1955- E-learning Formação de adultos - Portugal Tecnologias da informação e da comunicação Teses de mestrado - 2013 |
title_short |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
title_full |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
title_fullStr |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
title_full_unstemmed |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
title_sort |
Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional |
author |
Barros, César Augusto da Conceição, 1955- |
author_facet |
Barros, César Augusto da Conceição, 1955- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, César Augusto da Conceição, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning Formação de adultos - Portugal Tecnologias da informação e da comunicação Teses de mestrado - 2013 |
topic |
E-learning Formação de adultos - Portugal Tecnologias da informação e da comunicação Teses de mestrado - 2013 |
description |
Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-27T12:19:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10273 TID:201278537 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10273 |
identifier_str_mv |
TID:201278537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134237919543296 |