Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Carina de Assunção
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/92315
Resumo: A produção de culturas energéticas constitui uma opção auspiciosa na substituição parcial de combustíveis fósseis na produção energética. São várias as espécies passíveis de ser cultivadas com vista à utilização da biomassa para produção de energia. A Camelina sativa (L.) Crantz é uma oleaginosa bastante promissora no âmbito da produção de culturas energéticas, devido à sua elevada produtividade e resistência a fatores externos extremos, como baixas quantidades de água ou pragas. Além do potencial de produção de bioenergia, a espécie apresenta capacidade de remoção de metais pesados do solo. Assim, o presente trabalho visa a investigação da potencialidade da Camelina sativa na fitorremediação de solos artificialmente contaminados com Zn (450/900 mg.kg-1, ms) ou Pb (450/900 mg.kg-1, ms). O principal intuito desta abordagem passa pelo conhecimento das vantagens da tecnologia de fitorremediação na descontaminação de solos contaminados com metais pesados, conciliando esta vertente com a redução dos riscos inerentes a estes elementos. Foi, deste modo, realizado um estudo dos efeitos de solos contaminados com Zn ou Pb na produtividade e qualidade da biomassa das culturas de verão e inverno de Camelina sativa, e na avaliação da capacidade de fitorremediação desta cultura energética em extrair metais dos solos. Este ensaio foi realizado em vasos, mediante condições controladas, com a duração de um ciclo vegetativo. A produtividade da biomassa aérea não foi afetada pela presença dos metais no solo, assim como os parâmetros biométricos das culturas, à exceção da altura. No caso da biomassa aérea, a cultura de verão revelou produtividades mais elevadas, especialmente no caso da contaminação com Pb. A camelina comporta-se como tolerante à presença de ambos os metais, o teor de cinzas produzido foi reduzido e não se verificou uma translocação elevada da parte radicular para a parte aérea.
id RCAP_25d1aa3c19b1a6538251363722002d23
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/92315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesadosCamelina sativa (L.) Crantzsolos contaminadosmetais pesadosZincoChumboFitorremediaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasA produção de culturas energéticas constitui uma opção auspiciosa na substituição parcial de combustíveis fósseis na produção energética. São várias as espécies passíveis de ser cultivadas com vista à utilização da biomassa para produção de energia. A Camelina sativa (L.) Crantz é uma oleaginosa bastante promissora no âmbito da produção de culturas energéticas, devido à sua elevada produtividade e resistência a fatores externos extremos, como baixas quantidades de água ou pragas. Além do potencial de produção de bioenergia, a espécie apresenta capacidade de remoção de metais pesados do solo. Assim, o presente trabalho visa a investigação da potencialidade da Camelina sativa na fitorremediação de solos artificialmente contaminados com Zn (450/900 mg.kg-1, ms) ou Pb (450/900 mg.kg-1, ms). O principal intuito desta abordagem passa pelo conhecimento das vantagens da tecnologia de fitorremediação na descontaminação de solos contaminados com metais pesados, conciliando esta vertente com a redução dos riscos inerentes a estes elementos. Foi, deste modo, realizado um estudo dos efeitos de solos contaminados com Zn ou Pb na produtividade e qualidade da biomassa das culturas de verão e inverno de Camelina sativa, e na avaliação da capacidade de fitorremediação desta cultura energética em extrair metais dos solos. Este ensaio foi realizado em vasos, mediante condições controladas, com a duração de um ciclo vegetativo. A produtividade da biomassa aérea não foi afetada pela presença dos metais no solo, assim como os parâmetros biométricos das culturas, à exceção da altura. No caso da biomassa aérea, a cultura de verão revelou produtividades mais elevadas, especialmente no caso da contaminação com Pb. A camelina comporta-se como tolerante à presença de ambos os metais, o teor de cinzas produzido foi reduzido e não se verificou uma translocação elevada da parte radicular para a parte aérea.Cruz, AnaNeves, MárioRUNGraça, Carina de Assunção2020-02-06T15:53:35Z2019-1220192019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/92315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:06Zoai:run.unl.pt:10362/92315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:29.706869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
title Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
spellingShingle Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
Graça, Carina de Assunção
Camelina sativa (L.) Crantz
solos contaminados
metais pesados
Zinco
Chumbo
Fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
title_full Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
title_fullStr Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
title_full_unstemmed Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
title_sort Produção de Camelina sativa para Bioenergia em solos contaminados com metais pesados
author Graça, Carina de Assunção
author_facet Graça, Carina de Assunção
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Ana
Neves, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Carina de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Camelina sativa (L.) Crantz
solos contaminados
metais pesados
Zinco
Chumbo
Fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Camelina sativa (L.) Crantz
solos contaminados
metais pesados
Zinco
Chumbo
Fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description A produção de culturas energéticas constitui uma opção auspiciosa na substituição parcial de combustíveis fósseis na produção energética. São várias as espécies passíveis de ser cultivadas com vista à utilização da biomassa para produção de energia. A Camelina sativa (L.) Crantz é uma oleaginosa bastante promissora no âmbito da produção de culturas energéticas, devido à sua elevada produtividade e resistência a fatores externos extremos, como baixas quantidades de água ou pragas. Além do potencial de produção de bioenergia, a espécie apresenta capacidade de remoção de metais pesados do solo. Assim, o presente trabalho visa a investigação da potencialidade da Camelina sativa na fitorremediação de solos artificialmente contaminados com Zn (450/900 mg.kg-1, ms) ou Pb (450/900 mg.kg-1, ms). O principal intuito desta abordagem passa pelo conhecimento das vantagens da tecnologia de fitorremediação na descontaminação de solos contaminados com metais pesados, conciliando esta vertente com a redução dos riscos inerentes a estes elementos. Foi, deste modo, realizado um estudo dos efeitos de solos contaminados com Zn ou Pb na produtividade e qualidade da biomassa das culturas de verão e inverno de Camelina sativa, e na avaliação da capacidade de fitorremediação desta cultura energética em extrair metais dos solos. Este ensaio foi realizado em vasos, mediante condições controladas, com a duração de um ciclo vegetativo. A produtividade da biomassa aérea não foi afetada pela presença dos metais no solo, assim como os parâmetros biométricos das culturas, à exceção da altura. No caso da biomassa aérea, a cultura de verão revelou produtividades mais elevadas, especialmente no caso da contaminação com Pb. A camelina comporta-se como tolerante à presença de ambos os metais, o teor de cinzas produzido foi reduzido e não se verificou uma translocação elevada da parte radicular para a parte aérea.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-06T15:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/92315
url http://hdl.handle.net/10362/92315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137991822671872