Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/91653
Resumo: As culturas energéticas constituem uma alternativa para complementar o fornecimento de energia. Devido a limitações na disponibilidade de solo cultivável, deve ser explorada a hipótese de introdução deste tipo de culturas em solos marginais, como é o caso de solos contaminados com metais pesados. Adicionalmente, algumas culturas têm a capacidade de remover os metais pesados, potenciando uma remediação do solo. Neste contexto, este estudo teve como objetivos avaliar os efeitos de solos contaminados com zinco ou chumbo na produtividade e qualidade da biomassa das culturas oleaginosas, Thlaspi arvense L. e Brassica carinata A. Braun, assim como a avaliação do potencial fitorremediador destas culturas. Este ensaio foi realizado em vasos, recorrendo à contaminação artificial dos solos com zinco (450/900 mg.kg-1) ou chumbo (450/900 mg.kg-1). Foram observadas maiores produtividades na B. carinata que na T. arvense, sendo que a produtividade da T. arvense foi significativamente afetada por ambos os metais. A B. carinata pode ser encarada como tolerante à contaminação com os metais pesados em estudo, especialmente para o chumbo, contrastando com a baixa tolerância exibida pela T. arvense. Verificou-se que a B. carinata apresentou uma maior aptidão para acumular o zinco nas frações aéreas, especialmente caules e folhas, enquanto a T. arvense manifestou maior capacidade acumuladora nas raízes. A B. carinata demonstrou capacidade translocar o zinco para as frações aéreas, apresentando um maior potencial de fitoextração que a T. arvense. Nos ensaios contaminados com chumbo a B. carinata e a T. arvense apresentaram uma baixa capacidade de acumular chumbo nas frações aéreas. Estas culturas exibiram capacidades para acumular chumbo nas suas raízes, principalmente a T. arvense. Relativamente à capacidade de translocar o chumbo para as frações aéreas, ambas as culturas apresentaram limitações, verificando-se assim uma baixa translocação deste metal.
id RCAP_511caac8b7afdd70bea89aaf7a8b24fd
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/91653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginaisBrassica carinataThlaspi arvensesolos contaminadoszincochumbofitorremediaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAs culturas energéticas constituem uma alternativa para complementar o fornecimento de energia. Devido a limitações na disponibilidade de solo cultivável, deve ser explorada a hipótese de introdução deste tipo de culturas em solos marginais, como é o caso de solos contaminados com metais pesados. Adicionalmente, algumas culturas têm a capacidade de remover os metais pesados, potenciando uma remediação do solo. Neste contexto, este estudo teve como objetivos avaliar os efeitos de solos contaminados com zinco ou chumbo na produtividade e qualidade da biomassa das culturas oleaginosas, Thlaspi arvense L. e Brassica carinata A. Braun, assim como a avaliação do potencial fitorremediador destas culturas. Este ensaio foi realizado em vasos, recorrendo à contaminação artificial dos solos com zinco (450/900 mg.kg-1) ou chumbo (450/900 mg.kg-1). Foram observadas maiores produtividades na B. carinata que na T. arvense, sendo que a produtividade da T. arvense foi significativamente afetada por ambos os metais. A B. carinata pode ser encarada como tolerante à contaminação com os metais pesados em estudo, especialmente para o chumbo, contrastando com a baixa tolerância exibida pela T. arvense. Verificou-se que a B. carinata apresentou uma maior aptidão para acumular o zinco nas frações aéreas, especialmente caules e folhas, enquanto a T. arvense manifestou maior capacidade acumuladora nas raízes. A B. carinata demonstrou capacidade translocar o zinco para as frações aéreas, apresentando um maior potencial de fitoextração que a T. arvense. Nos ensaios contaminados com chumbo a B. carinata e a T. arvense apresentaram uma baixa capacidade de acumular chumbo nas frações aéreas. Estas culturas exibiram capacidades para acumular chumbo nas suas raízes, principalmente a T. arvense. Relativamente à capacidade de translocar o chumbo para as frações aéreas, ambas as culturas apresentaram limitações, verificando-se assim uma baixa translocação deste metal.Fernando, AnaNeves, MárioRUNFerreira, Miguel Rodrigues2020-01-23T15:41:29Z2019-1120192019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/91653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:40:47Zoai:run.unl.pt:10362/91653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:23.927583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
title Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
spellingShingle Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
Ferreira, Miguel Rodrigues
Brassica carinata
Thlaspi arvense
solos contaminados
zinco
chumbo
fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
title_full Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
title_fullStr Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
title_full_unstemmed Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
title_sort Produção de novas culturas na Europa para Bioenergia em solos marginais
author Ferreira, Miguel Rodrigues
author_facet Ferreira, Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando, Ana
Neves, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Brassica carinata
Thlaspi arvense
solos contaminados
zinco
chumbo
fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Brassica carinata
Thlaspi arvense
solos contaminados
zinco
chumbo
fitorremediação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description As culturas energéticas constituem uma alternativa para complementar o fornecimento de energia. Devido a limitações na disponibilidade de solo cultivável, deve ser explorada a hipótese de introdução deste tipo de culturas em solos marginais, como é o caso de solos contaminados com metais pesados. Adicionalmente, algumas culturas têm a capacidade de remover os metais pesados, potenciando uma remediação do solo. Neste contexto, este estudo teve como objetivos avaliar os efeitos de solos contaminados com zinco ou chumbo na produtividade e qualidade da biomassa das culturas oleaginosas, Thlaspi arvense L. e Brassica carinata A. Braun, assim como a avaliação do potencial fitorremediador destas culturas. Este ensaio foi realizado em vasos, recorrendo à contaminação artificial dos solos com zinco (450/900 mg.kg-1) ou chumbo (450/900 mg.kg-1). Foram observadas maiores produtividades na B. carinata que na T. arvense, sendo que a produtividade da T. arvense foi significativamente afetada por ambos os metais. A B. carinata pode ser encarada como tolerante à contaminação com os metais pesados em estudo, especialmente para o chumbo, contrastando com a baixa tolerância exibida pela T. arvense. Verificou-se que a B. carinata apresentou uma maior aptidão para acumular o zinco nas frações aéreas, especialmente caules e folhas, enquanto a T. arvense manifestou maior capacidade acumuladora nas raízes. A B. carinata demonstrou capacidade translocar o zinco para as frações aéreas, apresentando um maior potencial de fitoextração que a T. arvense. Nos ensaios contaminados com chumbo a B. carinata e a T. arvense apresentaram uma baixa capacidade de acumular chumbo nas frações aéreas. Estas culturas exibiram capacidades para acumular chumbo nas suas raízes, principalmente a T. arvense. Relativamente à capacidade de translocar o chumbo para as frações aéreas, ambas as culturas apresentaram limitações, verificando-se assim uma baixa translocação deste metal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2019
2019-11-01T00:00:00Z
2020-01-23T15:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/91653
url http://hdl.handle.net/10362/91653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137990416531456