A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Daniela Paes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77744
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_25e3479e06f747f776db5fa69fdb094c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básicoEducational robotics and children of the primary schoolRobótica educativaEnsino básicoEnsino-Aprendizagem1º CicloEducational roboticsBasic educationTeaching-learningPrimary schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A Dissertação do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa que apresento, teve como objetivo geral, analisar qual o contributo da robótica no processo de apropriação das competências e técnicas de leitura, escrita e desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal do educando no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi proposto entender em quais aspectos que a robótica difere das tradicionais formas de ensinar e aprender e descrever quais habilidades comportamentais de colaboração, de construção de comunidades, criação de conteúdos, criatividade e escolhas de conduta podem ser desenvolvidas pelos alunos com as práticas envolvendo a robótica educativa. Assim, apresento a robótica educativa como mais uma ferramenta possível de ser utilizada na educação com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento acima mencionados. A investigação foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos da investigação foram 21 (vinte e um) alunos e 3 (três) professores que atuavam diretamente com estes alunos. Para o efeito, a investigação realizada, teve uma abordagem qualitativa com um design de estudo de caso como principal suporte referencial ao desenho dos instrumentos de recolha de dados. Este estudo produziu dados que foram coletados e analisados a partir de uma checklist de desenvolvimento e observações. De acordo com os resultados deste estudo, posso afirmar que as crianças podem evoluir e aprimorar os seus conceitos de leitura e escrita bem como podem desenvolver-se positivamente na sua linguagem verbal e não verbal com o auxílio da robótica educativa.The Master's Dissertation in Educational Sciences with a specialization in Educational Technology which I present, had the general objective of analysing the contribution of robotics in the process of appropriation of skills and techniques of reading, writing and development of the student's verbal and non-verbal language in the primary school. It was proposed to understand in which aspects robotics differs from traditional ways of teaching and learning and to describe which behavioral skills of collaboration, community building, content creation, creativity and conduct choices can be developed by students with practices involving robotics educational. The investigation was carried out in a public school. The study involved 21 (twenty-one) students and 3 (three) teachers who worked directly with these students. Therefore, the conducted research had a qualitative approach with a case study design as the main referential support for the selection of the best tools for data collection. This study produced data that were collected and analysed using a development checklist and observations. According to the results of this study, I can say that children can evolve and improve their concepts of reading and writing as well as they can develop positively in their verbal and non-verbal language with the help of educational robotics.Este trabalho foi cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal", com a referência PTDC/CEDEDG/28710/2017.Osório, António JoséUniversidade do MinhoFigueiredo, Daniela Paes20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77744por202976041info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:21.986612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
Educational robotics and children of the primary school
title A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
Figueiredo, Daniela Paes
Robótica educativa
Ensino básico
Ensino-Aprendizagem
1º Ciclo
Educational robotics
Basic education
Teaching-learning
Primary school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Figueiredo, Daniela Paes
author_facet Figueiredo, Daniela Paes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Daniela Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educativa
Ensino básico
Ensino-Aprendizagem
1º Ciclo
Educational robotics
Basic education
Teaching-learning
Primary school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Robótica educativa
Ensino básico
Ensino-Aprendizagem
1º Ciclo
Educational robotics
Basic education
Teaching-learning
Primary school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77744
url https://hdl.handle.net/1822/77744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202976041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132835941974016