O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Margarida Casal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38263
Resumo: O presente relatório, diz respeito ao projeto de investigação realizado ao longo da Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação centra-se no trabalho de projeto com robótica educativa no 1.o Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal deste relatório é descrever e refletir sobre a utilização da robótica em contexto educativo que, em simultâneo com práticas pedagógicas democráticas, nas quais os interesses dos alunos são valorizados, na perspetiva de desenvolver aprendizagens mais significativas. Deste modo, relacionou-se a robótica educativa com a metodologia trabalho de projeto, que tem como referência o modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Relativamente às metodologias utilizadas, este projeto incide numa investigação de cariz qualitativo centrada na prática, a qual prevê uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do tempo. Durante a implementação da investigação e após a análise dos resultados obtidos, evidenciou-se que tanto o trabalho de projeto como a robótica, contribuíram significativamente para a aquisição tanto de valores como de conhecimentos, da turma em estudo. Relativamente ao trabalho de projeto, os alunos constataram que aprenderam a trabalhar em grupo, a serem mais autónomos e responsáveis. Por outro lado, em relação à robótica, apesar de existir um número significativo de alunos que demostrou dificuldades durante a execução das tarefas, não existiu nenhum aluno que evidenciasse descontentamento. Deste modo, parece-nos claro que a robótica permitiu ser o “elo” de ligação entre a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e a motivação, interesse e predisposição dos alunos, face às tarefas propostas, que se consideram ser desafiantes. Por outro lado, o trabalho de projeto realizado articulou-se com as mais diversas disciplinas do currículo, tornando-se naturalmente transversal a todo o currículo.
id RCAP_af25bbc6fbd368ae0f4f455cc22fd02e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho de projetoPráticas democráticasProgramação e robótica educativaPensamento computacionalRobots direcionais1º Ciclo do Ensino BásicoDesign workDemocratic practicesProgramming and educational roboticsComputational thinkingDirectional robotsPrimary schoolO presente relatório, diz respeito ao projeto de investigação realizado ao longo da Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação centra-se no trabalho de projeto com robótica educativa no 1.o Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal deste relatório é descrever e refletir sobre a utilização da robótica em contexto educativo que, em simultâneo com práticas pedagógicas democráticas, nas quais os interesses dos alunos são valorizados, na perspetiva de desenvolver aprendizagens mais significativas. Deste modo, relacionou-se a robótica educativa com a metodologia trabalho de projeto, que tem como referência o modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Relativamente às metodologias utilizadas, este projeto incide numa investigação de cariz qualitativo centrada na prática, a qual prevê uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do tempo. Durante a implementação da investigação e após a análise dos resultados obtidos, evidenciou-se que tanto o trabalho de projeto como a robótica, contribuíram significativamente para a aquisição tanto de valores como de conhecimentos, da turma em estudo. Relativamente ao trabalho de projeto, os alunos constataram que aprenderam a trabalhar em grupo, a serem mais autónomos e responsáveis. Por outro lado, em relação à robótica, apesar de existir um número significativo de alunos que demostrou dificuldades durante a execução das tarefas, não existiu nenhum aluno que evidenciasse descontentamento. Deste modo, parece-nos claro que a robótica permitiu ser o “elo” de ligação entre a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e a motivação, interesse e predisposição dos alunos, face às tarefas propostas, que se consideram ser desafiantes. Por outro lado, o trabalho de projeto realizado articulou-se com as mais diversas disciplinas do currículo, tornando-se naturalmente transversal a todo o currículo.O presente relatório, diz respeito ao projeto de investigação realizado ao longo da Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação centra-se no trabalho de projeto com robótica educativa no 1.o Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal deste relatório é descrever e refletir sobre a utilização da robótica em contexto educativo que, em simultâneo com práticas pedagógicas democráticas, nas quais os interesses dos alunos são valorizados, na perspetiva de desenvolver aprendizagens mais significativas. Deste modo, relacionou-se a robótica educativa com a metodologia trabalho de projeto, que tem como referência o modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Relativamente às metodologias utilizadas, este projeto incide numa investigação de cariz qualitativo centrada na prática, a qual prevê uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do tempo. Durante a implementação da investigação e após a análise dos resultados obtidos, evidenciou-se que tanto o trabalho de projeto como a robótica, contribuíram significativamente para a aquisição tanto de valores como de conhecimentos, da turma em estudo. Relativamente ao trabalho de projeto, os alunos constataram que aprenderam a trabalhar em grupo, a serem mais autónomos e responsáveis. Por outro lado, em relação à robótica, apesar de existir um número significativo de alunos que demostrou dificuldades durante a execução das tarefas, não existiu nenhum aluno que evidenciasse descontentamento. Deste modo, parece-nos claro que a robótica permitiu ser o “elo” de ligação entre a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e a motivação, interesse e predisposição dos alunos, face às tarefas propostas, que se consideram ser desafiantes. Por outro lado, o trabalho de projeto realizado articulou-se com as mais diversas disciplinas do currículo, tornando-se naturalmente transversal a todo o currículo.Rodrigues, Maria do RosárioRepositório ComumRibeiro, Ana Margarida Casal2021-12-14T09:56:26Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38263TID:202786714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.257928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
Ribeiro, Ana Margarida Casal
Trabalho de projeto
Práticas democráticas
Programação e robótica educativa
Pensamento computacional
Robots direcionais
1º Ciclo do Ensino Básico
Design work
Democratic practices
Programming and educational robotics
Computational thinking
Directional robots
Primary school
title_short O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O trabalho de projeto com robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
author Ribeiro, Ana Margarida Casal
author_facet Ribeiro, Ana Margarida Casal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Rosário
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Margarida Casal
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projeto
Práticas democráticas
Programação e robótica educativa
Pensamento computacional
Robots direcionais
1º Ciclo do Ensino Básico
Design work
Democratic practices
Programming and educational robotics
Computational thinking
Directional robots
Primary school
topic Trabalho de projeto
Práticas democráticas
Programação e robótica educativa
Pensamento computacional
Robots direcionais
1º Ciclo do Ensino Básico
Design work
Democratic practices
Programming and educational robotics
Computational thinking
Directional robots
Primary school
description O presente relatório, diz respeito ao projeto de investigação realizado ao longo da Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação centra-se no trabalho de projeto com robótica educativa no 1.o Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal deste relatório é descrever e refletir sobre a utilização da robótica em contexto educativo que, em simultâneo com práticas pedagógicas democráticas, nas quais os interesses dos alunos são valorizados, na perspetiva de desenvolver aprendizagens mais significativas. Deste modo, relacionou-se a robótica educativa com a metodologia trabalho de projeto, que tem como referência o modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Relativamente às metodologias utilizadas, este projeto incide numa investigação de cariz qualitativo centrada na prática, a qual prevê uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do tempo. Durante a implementação da investigação e após a análise dos resultados obtidos, evidenciou-se que tanto o trabalho de projeto como a robótica, contribuíram significativamente para a aquisição tanto de valores como de conhecimentos, da turma em estudo. Relativamente ao trabalho de projeto, os alunos constataram que aprenderam a trabalhar em grupo, a serem mais autónomos e responsáveis. Por outro lado, em relação à robótica, apesar de existir um número significativo de alunos que demostrou dificuldades durante a execução das tarefas, não existiu nenhum aluno que evidenciasse descontentamento. Deste modo, parece-nos claro que a robótica permitiu ser o “elo” de ligação entre a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e a motivação, interesse e predisposição dos alunos, face às tarefas propostas, que se consideram ser desafiantes. Por outro lado, o trabalho de projeto realizado articulou-se com as mais diversas disciplinas do currículo, tornando-se naturalmente transversal a todo o currículo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T09:56:26Z
2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38263
TID:202786714
url http://hdl.handle.net/10400.26/38263
identifier_str_mv TID:202786714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135390563565568