Relação escola-família na gestão escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Manuel David
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24749
Resumo: O presente estudo aborda o tema relacionado com a relação escola-família na gestão escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela. Tendo como problema de investigação: como se dá a relação escola – família a partir da gestão escolar, como estudo de caso no Iº Ciclo do ensino secundário do município de Benguela/ Angola? O objetivo geral visou analisar a relação escola-família na gestão escolar como um estudo no Iº Ciclo do ensino secundário nas escolas em estudo. A pesquisa é do tipo descritiva, com enfoque misto, pois utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para o alcance dos objectivos foram utilizados métodos teóricos como a pesquisa bibliográfica, analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, e como métodos empíricos utilizou-se o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista, auxiliados pelo procedimento matemático-estatístico. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo apontam que a relação escola – família, é positiva no que concerne ao acompanhamento, interacção e colaboração no processo de gestão escolar. Porém, é necessário que a escola evidencie esforços promovendo actividades estratégicas no sentido de atrair a atenção dos pais e encarregados de educação para fortificar as relações e, contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
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