Gravidez na adolescência e (in)sucesso escolar: Um estudo qualitativo em escolas secundárias de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flora, Cláudia Cristina Brandão Bastos e Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1516
Resumo: O objetivo da pesquisa foi de índole qualitativa, procurando compreender o significado e o contexto da experiência de gravidez na adolescência assim como o seu impacto no meio familiar e escolar, especialmente os seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. A amostra incluiu adolescentes, pais e/ou encarregados de educação e professores de duas escolas secundárias de Benguela (Angola). Na recolha de dados, utilizaram-se guiões de entrevista e questionários narrativos, visando obter através da análise das auto e hétero-perceções dos grupos envolvidos, uma visão dinâmica da construção dos significados que regulam as interações e, consequentemente, o desenvolvimento sócio-emocional e escolar das adolescentes. A triangulação dos resultados e comparação cruzada das perceções e narrativas permitiram obter consonâncias e dissonâncias entre os três grupos envolvidos. As adolescentes referem-se à gravidez como não planificada, sendo o momento mais negativo e marcante das suas biografias, com sentimentos de arrependimento, vergonha, e isolamento social. Esta avaliação negativaé, em grande parte, partilhado pelos pais e professores, o que contribui para uma estigmatização das adolescentes, embora a responsabilidade seja atribuída sobretudo aos pais pela sua permissividade e ausência educativa. Os professores desresponsabilizam a Escola, justificando indiretamente a não-implementação de estratégias pedagógicas específicas na área da educação sexual e da educação compensatória e, portanto, um declínio no rendimento escolar e na motivação para o estudo. No entanto, todas as adolescentes têm perspetivas ambiciosas quanto à sua carreira futura, todas referiram querer prosseguir os estudos para o nível superior. Os pais reconhecem e reforçam essa ambição, em nítido contraste com as baixas expectativas dos professores que revelam um grande ceticismo relativamente ao futuro.
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