O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Luís Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19380
Resumo: O presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.
id RCAP_25ede6ed8ee2f61115f7714afe52675b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O outsourcing e a performance dos hotéis da MadeiraOutsourcingPerformanceDEAHotéisRegião autónoma da madeiraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.This study aims to analyze the effect of outsourcing on the performance of 4 and 5 star hotels in Madeira Island. The effect of outsourcing on performance is based on the theories of transaction costs, agency, contingency, and the resource-based approach. The study is based on financial and non-financial information collected from 4 and 5 star hotels in Madeira Island, through an online questionnaire, concerning the year 2019. The data analysis is carried out in two-phase: in a first phase, DEA efficiency indexes are calculated, in order to assess the performance level of the target hotels of the study and, subsequently, in a second phase, the effect of outsourcing on performance is analyzed, using hypothesis tests. The study reveals the main dynamics in terms of the use of outsourcing by 4 and 5 star hotels in RAM. It shows that most of these hotels use outsourcing, mainly in complementary activities, such as maintenance and information systems, and in non-core activities such as laundry, cleaning rooms and common areas or gardening. These hotels recognize more advantages than disadvantages in this practice and consider that, in general, the outsourcer meets the SLA (Service Level Agreement). The work carried out also shows the high level of efficiency of 4 and 5 star hotels in RAM and that it is not associated with the outsourcing practices of these hotels.Rebelo, Sandra Cristina FranciscoSapientiaFerreira, João Luís Andrade2023-04-03T10:55:12Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19380TID:203216407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:01.852576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
spellingShingle O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
Ferreira, João Luís Andrade
Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_full O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_fullStr O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_full_unstemmed O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_sort O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
author Ferreira, João Luís Andrade
author_facet Ferreira, João Luís Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Sandra Cristina Francisco
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Luís Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T00:00:00Z
2023-04-03T10:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19380
TID:203216407
url http://hdl.handle.net/10400.1/19380
identifier_str_mv TID:203216407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133337240993792