O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Luís Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19380
Resumo: O presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.
id RCAP_25ede6ed8ee2f61115f7714afe52675b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O outsourcing e a performance dos hotéis da MadeiraOutsourcingPerformanceDEAHotéisRegião autónoma da madeiraO presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.Rebelo, Sandra Cristina FranciscoSapientiaFerreira, João Luís Andrade2023-04-03T10:55:12Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:46:10Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:46:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
spellingShingle O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
Ferreira, João Luís Andrade
Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
title_short O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_full O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_fullStr O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_full_unstemmed O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
title_sort O outsourcing e a performance dos hotéis da Madeira
author Ferreira, João Luís Andrade
author_facet Ferreira, João Luís Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Sandra Cristina Francisco
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Luís Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
topic Outsourcing
Performance
DEA
Hotéis
Região autónoma da madeira
description O presente estudo visa analisar o efeito do outsourcing sobre a performance dos hotéis de 4 e 5 estrelas da Região Autónoma da Madeira (RAM). O efeito do outsourcing sobre a performance tem alicerces nas teorias dos custos de transação, da agência, contingência, e na abordagem baseada nos recursos da empresa. Esta investigação tem por base informação financeira e não financeira recolhida, junto dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM, através de um questionário online relativo ao ano de 2019. A análise dos dados é realizada em duas fases: numa primeira fase procede-se ao cálculo de índices de eficiência DEA, de modo a aferir o nível de performance dos hotéis alvo de estudo e, posteriormente, numa segunda fase, analisa-se o efeito da utilização de outsourcing sobre a performance, com recurso a testes de hipóteses. O estudo revela as principais dinâmicas no âmbito do recurso ao outsourcing por parte dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM. Mostra que a maior parte destes hotéis recorre a outsourcing, principalmente em atividades complementares, como a manutenção e os sistemas de informação, e em atividades não principais como a lavandaria, a limpeza de quartos e áreas comuns ou a jardinagem. Estes hotéis reconhecem mais vantagens do que desvantagens nesta prática e consideram que de uma forma geral o outsourcer cumpre o SLA (Service Level Agreement). O trabalho realizado aponta também o elevado nível de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da RAM e que a mesma não se encontra associada às práticas de outsourcing destes hotéis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T00:00:00Z
2023-04-03T10:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19380
url http://hdl.handle.net/10400.1/19380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549810235867136