Os vampiros do novo milénio: evoluções e representações na literatura e outras artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, Paula Cristina Damásio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17224
Resumo: A presente dissertação tem como objetivos principais mostrar como a figura do vampiro tem evoluído, na literatura e outras artes, ao longo dos tempos, chegando ao final do século XX e ao século XXI mais humanizado que nunca. O vampiro evoluiu bastante e é, cada vez mais, a face do monstro moderno, que parece humano, mas não é; que não suga só o nosso sangue, mas também as nossas energias; que não é só a representação do Mal, mas também se associa às forças do Bem, sendo o ponto de partida para uma introspeção da natureza humana. Centrado na análise de um corpus literário relacionado com o tema, constituído por obras escolhidas pela sua pertinência, representatividade e sucesso alcançado, o nosso estudo percorre uma evolução histórica ate' proceder à apresentação dos novos tipos de vampiros, culminando na análise de diferentes representações do vampiro no cinema, televisão, música e pintura. /ABSTRACT - This dissertation has one major goal: to show how the vampire has evolved, both in literature and other arts, so that, in the end of the twentieth century and in this new twentieth-first century, its humanization is completed. More than ever, the vampire is the modern monster, which looks human, but it's not; which drains our blood, but also our life force and energies; which not only represents Evil, but also fights for the Good and whose example allows us to better understand human nature. Based on a literary corpus connected with this subject, works chosen because of its importance in the area and success with the readers, and including an historical evolution and presentation of the new kinds of vampires - namely, the emotional vampires -, our study ends with an analysis of different representations of the vampire in the cinema, television, music and painting.
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