Zoom out / zoom in às redes sociais digitais do plano nacional de cinema: um visionamento em tempos pandémicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Teresa, Soares, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16948
Resumo: O interesse pelo potencial do cinema como extensível ao escopo da educação remonta ao início da sétima arte e tem acompanhado a evolução da sociedade. Em consonância com essa visão, o Plano Nacional de Cinema (PNFP) desponta hoje como um programa governamental de alfabetização cinematográfica entre o público escolar, despertando nos jovens o hábito de assistir ao cinema e valorizá-lo como arte. Este ensaio tem o objetivo de dar uma olhada na presença da PNFP nas redes sociais digitais durante o fechamento de escolas decretadas para Portugal como uma das respostas à pandemia COVID-19. Caracterizado por atividades presenciais e coletivas, o Plano enfrentou a impossibilidade de desenvolvê-las como antes, uma vez que o espaço escolar foi transferido para ambientes online. Observamos que os tempos pandêmicos passaram a revelar algumas das virtudes da nova mídia e das formas de viver do cinema, que, não excluindo outros, são uma contribuição para o futuro da relação entre cinema e educação, uma dinâmica que a PNFP vem desenvolvendo. Conclui-se que ferramentas sociais como as redes sociais digitais podem ser um ativo válido para o Plano, em uma virtualização complementar à sua presença física nas escolas.
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