Aprender a participar?: os efeitos da disciplina de ciência política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brisotto, Tiago
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3998
Resumo: Um dos principais desafios que as actuais democracias enfrentam prende-se com a falta de participação política dos seus cidadãos, reflectida em padrões de descontentamento e desafeição com a democracia (Magalhães, 2004). Este padrão é particularmente visível entre os mais jovens, e reflectido – inter alia – na sua menor participação eleitoral. Autores como Franklin têm salientado o papel da socialização na explicação da participação política, e o papel que as escolas podem desempenhar no desenvolvimento das atitudes para as «regras do jogo político» (Almond e Powell, 1972) por parte dos mais jovens. Neste contexto, foi homologado em 2006 a disciplina de Ciência Política para 12º ano do secundário português. Este estudo examina o impacto desta disciplina no envolvimento político dos jovens que assistem a esta disciplina, em termos de dimensões como o interesse na política; o conhecimento político; a confiança e avaliação das instituições democráticas; e na sua participação política formal e informal. Tal é feito através de uma pesquisa quase-experimental ao longo de um ano numa escola secundária, permitindo a medição controlada de alguns dos possíveis efeitos da disciplina de Ciência Política.
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