Importância da natação para bebés: dificuldades e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Filipa Alexandra de Bessa Pacheco Leite de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6432
Resumo: O presente trabalho insere-se no plano da recomendação do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Física nos ensinos básicos e secundários. A sua elaboração visa documentar o meu percurso profissional, enquanto professora de Educação Física, mas principalmente enquanto professora de Natação, no âmbito da Natação para Bebés (NB), que desenvolvi ao longo de 11 anos e que tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades motoras, socio-afetivas e cognitivas dos bebés, bem como a sua adaptação ao meio aquático. Iremos apresentar uma revisão da literatura sobre o tema em questão, fazendo referência à definição, aos objetivos e benefícios da NB, organização das aulas e metedologia das mesmas, aos fatores diretos ou indiretos à modalidade tais como os recursos humanos e equipamentos desporivos, e mostrar a importância dos pais e/ou acompanhantes na aula. Posteriormente, faremos uma reflexão acerca do trabalho realizado neste período de tempo, procurando demonstrar os benefícios da natação nesta faixa etária, assim como mostrar o papel ativo dos pais nestas aulas, no que respeita à evolução dos seus filhos e interajuda com novos alunos e novos pais, assim como todas condicionantes neste processo de ensino. Por fim, relatarei a minha experiência profissional no âmbito da NB ao longo de 11 anos de trabalho com esta faixa etária, bem como as dificuldades sentidas e estratégias adotadas. A pertinência deste trabalho prende-se com o facto de considerar que este nível de aprendizagem é talvez o mais importante na área da Natação, porque para além de ajudarmos os bebés na adaptação ao meio aquático, permitindo um melhor ensino das técnicas de nado, também ajudamos na sua própria formação. Assim como a Educação Física, que desempenha um papel fundamental na integração e crescimento físico, mental e emocional das nossas crianças, também a modalidade de Natação é importantíssima para o desenvolvimento destes fatores. Porém, cabe ao professor orientá-las, acompanhando as competências, objetivos e finalidades de cada modalidade abordada ao longo da vida escolar.
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Iremos apresentar uma revisão da literatura sobre o tema em questão, fazendo referência à definição, aos objetivos e benefícios da NB, organização das aulas e metedologia das mesmas, aos fatores diretos ou indiretos à modalidade tais como os recursos humanos e equipamentos desporivos, e mostrar a importância dos pais e/ou acompanhantes na aula. Posteriormente, faremos uma reflexão acerca do trabalho realizado neste período de tempo, procurando demonstrar os benefícios da natação nesta faixa etária, assim como mostrar o papel ativo dos pais nestas aulas, no que respeita à evolução dos seus filhos e interajuda com novos alunos e novos pais, assim como todas condicionantes neste processo de ensino. Por fim, relatarei a minha experiência profissional no âmbito da NB ao longo de 11 anos de trabalho com esta faixa etária, bem como as dificuldades sentidas e estratégias adotadas. A pertinência deste trabalho prende-se com o facto de considerar que este nível de aprendizagem é talvez o mais importante na área da Natação, porque para além de ajudarmos os bebés na adaptação ao meio aquático, permitindo um melhor ensino das técnicas de nado, também ajudamos na sua própria formação. Assim como a Educação Física, que desempenha um papel fundamental na integração e crescimento físico, mental e emocional das nossas crianças, também a modalidade de Natação é importantíssima para o desenvolvimento destes fatores. Porém, cabe ao professor orientá-las, acompanhando as competências, objetivos e finalidades de cada modalidade abordada ao longo da vida escolar.This dissertation arises from the need to enrich and supplement knowledge, based on the recommendation of the CRUP plan - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in the course of studies leading to the degree of Master in the teaching of Physical Education in the basic and secondary teaching. Its implementation aims to document and illustrate the activities along professional career as swimming for babies teacher over eleven years, which intention is the development of motor skills, socio-emotional and cognitive child development, the direct or indirect factors such as human resources and sport equipment, and show the importance of parents and / or careers in class. We will present a review of the literature on the subject in question, making reference to the definition, objectives and benefits of swimming for babies, the organization of classes and class’s methodologies. Later we will make a reflection on the work done in this period of time, trying to demonstrate the benefits of swimming in this age group, as well as show the active role of parents in these classes, as regards the evolution of their children and mutual aid with new students and new parents as well as all conditions in the teaching process. Finally, we will speak of my professional experience with baby swimming over 11 years of working with this age group and the difficulties and strategies adopted. The relevance of this work relates to the fact that it considers that this level of learning is perhaps the most important in the area of swimming, because in addition to helping babies to adapt to the aquatic environment, enabling better teaching of swimming techniques, also we help in their own training. As well as physical education, which plays a key role in integrating and physical, mental and emotional growth of our children, also Swimming is very important for the development of these factors. However, the teacher guide them, accompanying skills, objectives and purposes of each modality addressed throughout school life.2016-09-21T09:37:57Z2016-09-21T00:00:00Z2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6432porCarvalho, Filipa Alexandra de Bessa Pacheco Leite deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:48.703696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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