Atividades aquáticas para bebês : análise da estrutura dos programas e das escolas/academias de natação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39194 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar os aspectos estruturais das piscinas e das escolas/academias da cidade de Porto Alegre que possuem programas de atividades aquáticas para bebês. Estipulou-se a faixa etária de interesse para o trabalho, bebês de 0 a 2 anos. Quatorze instituições participaram deste estudo e para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado para levantar dados quantitativos a respeito da instituição e da estrutura da aula, abordando questões como temperatura da água, dimensões da piscina e materiais utilizados na aula. A análise dos dados foi realizada através do programa SPSS (versão 17.0). Para a descrição dos resultados foi utilizada a estatística descritiva com distribuição de frequência e medidas de tendência central e variabilidade. Tratando-se de bebês, um público que necessita de cuidados especiais, a estrutura é fundamental para a realização de um trabalho de qualidade. Contudo, concluiu-se que as escolas/academias não seguem um padrão em relação á estrutura para o trabalho com bebês e na literatura existe divergência de opiniões entre os autores. Porém, dentro da realidade de cada escola/academia vêm sendo realizados alguns trabalhos com uma estrutura, de uma forma geral, adequada. Por isso, percebe-se a necessidade de novos estudos que auxiliem na padronização de uma estrutura mínima adequada. |
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