Empreendedorismo e Gamificação no Desenvolvimento Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21057
Resumo: UID/LIN/03213/2013
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spelling Empreendedorismo e Gamificação no Desenvolvimento ProfissionalEnterpreneurship and gamification in professional developpmentEmpreendedorismoFiguras competênciasDesenvolvimento profissionalJogos sériosGamificaçãoEntrepreneurshipCompetencial FiguresProfessional DeveloppmentSerious GamesGamificationUID/LIN/03213/2013Este artigo, centrado essencialmente na perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008), procura mostrar, a partir de algumas figuras competenciais (PINTO, 2015) identificadas empiricamente, a importância do uso dos serious games (jogos sérios) e da gamificação para o desenvolvimento dessas figuras. É a partir da configuração linguística das formas de interpretar do que venha a ser o empreendedorismo em função de referentes diversos que definiremos, primeiramente, as figuras competenciais empreendedoras. Defende-se, assim, a ideia de que existem grupos de configurações linguísticas específicas que podem vir a retratar diferentes formas de pensar e interpretar o agir empreendedor, variáveis de acordo com a diversidade referencial. Para análise foram realizadas transcrições de debates de ideias sobre a temática ação empreendedora junto a graduandos de 1º ano, integrados em universidades públicas e privadas portuguesas, em faculdades distintas. Resultados preliminares apontam, a partir do levantamento de algumas categorias linguísticas, que as figuras competenciais apresentam diferentes ´tonalidades´ em função da atividade social em que o agir empreendedor se veicula. This article is focused on the theoretical perspective of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 1999, 2008) and its goal is to demonstrate, through some competencial figures (PINTO, 2015) empirically identified, the importance of the use of serious games and the gamification for the development of these figures. It is through the linguistic configuration of the different ways of interpreting entrepreneurial acting, according to the various references, that one will be able to define what is considered to be competencial figures related to entrepreneurship. In this way, we support the idea that there are groups of specific linguistic configurations which may portray different ways of thinking and interpret entrepreneurship, according with referential diversity. For our analysis, we carried out transcriptions of debates of ideas on the theme of entrepreneurship done by 1st year graduate students whom were integrated in Portuguese public and private private universities in different faculties. The results indicate that the interpretation of the entrepreneurial acting may present different ‘tonalities’ depending on the social activity to which the acting is linked to.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS)RUNPinto, Rosalice Botelho Wakim Souza2017-05-30T14:10:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article12application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21057por2236-4242PURE: 2344741https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p167-179info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:07:16Zoai:run.unl.pt:10362/21057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:36.905775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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