Jogo sério: Trilhando saberes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Ana Lucia Rodrigues Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Bianca Amorim de, Angelo, Fernanda de Menezes, Souza, Maria de Fátima de, Silva, Roberta José da, Pinheiro, Shirlei Aparecida, Brito, Carlos Alexandre Felício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35406
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de utilização do jogo sério “Trilhando Saberes Escolares”, que teve por finalidade contribuir com uma aula, onde a intenção pedagógica seria introduzir o assunto de um texto a ser trabalhado posteriormente por alunos de uma disciplina do curso de pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação, na Região do ABC. Os objetivos dos estudos foram: 1) Conhecer as influências dos organismos internacionais (ex. banco Mundial) na determinação das políticas públicas na educação (ex. a proposta da escola de tempo integral) e 2) Refletir sobre as relações entre políticas públicas, currículo, função da escola e formação docente. É uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com características do Design-Based Research (DBR), como proposta por Coob et al (2003). Do ponto de vista quantitativo, as variáveis Satisfação e Interação Social apresentaram, em relação à percepção de aquisição de conhecimento, um índice de correlação de 0,874 e 0,885, respectivamente. Em relação aos dados qualitativos, em uma avaliação global, podemos afirmar que na visão dos participantes a atividade teve um objetivo claro, foi convidativa e os motivou a se engajarem mentalmente na atividade proposta. Conclui-se que esta pesquisa alcançou os objetivos propostos, que foi o de construir e validar um jogo sério como recurso didático para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma será possível ampliar as possibilidades de ações pedagógicas em diferentes contextos educacionais.
id UNIFEI_f8a945d76d9c8f1e8e19a699988dff27
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35406
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Jogo sério: Trilhando saberes escolaresSerious game: Tracking school knowledgeJuego serio: Seguimiento del conocimiento escolarGamificationSerious gameKnowledgeEducation.GamificaciónJuego serioConocimientoEducación. GamificaçãoJogo sérioSaberesEducação.Este artigo apresenta uma proposta de utilização do jogo sério “Trilhando Saberes Escolares”, que teve por finalidade contribuir com uma aula, onde a intenção pedagógica seria introduzir o assunto de um texto a ser trabalhado posteriormente por alunos de uma disciplina do curso de pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação, na Região do ABC. Os objetivos dos estudos foram: 1) Conhecer as influências dos organismos internacionais (ex. banco Mundial) na determinação das políticas públicas na educação (ex. a proposta da escola de tempo integral) e 2) Refletir sobre as relações entre políticas públicas, currículo, função da escola e formação docente. É uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com características do Design-Based Research (DBR), como proposta por Coob et al (2003). Do ponto de vista quantitativo, as variáveis Satisfação e Interação Social apresentaram, em relação à percepção de aquisição de conhecimento, um índice de correlação de 0,874 e 0,885, respectivamente. Em relação aos dados qualitativos, em uma avaliação global, podemos afirmar que na visão dos participantes a atividade teve um objetivo claro, foi convidativa e os motivou a se engajarem mentalmente na atividade proposta. Conclui-se que esta pesquisa alcançou os objetivos propostos, que foi o de construir e validar um jogo sério como recurso didático para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma será possível ampliar as possibilidades de ações pedagógicas em diferentes contextos educacionais.This article presents a proposal to use the serious game "Trilhando Saberes Escolares", which aimed to contribute to a class, where the pedagogical intention would be to introduce the subject of a text to be worked later by students of a discipline of the postgraduate course. graduation of the Professional master’s in education, in the ABC Region. The objectives of the studies were: 1) To know the influences of international organizations (eg the World Bank) in the determination of public policies in education (eg the proposal of the full-time school) and 2) To reflect on the relationships between public policies, curriculum, school function and teacher training. It is a quantitative and qualitative research of a descriptive and interpretive nature, with characteristics of Design-Based Research, as proposed by Coob et al (2003). From a quantitative point of view, the variables Satisfaction and Social Interaction presented, in relation to the perception of knowledge acquisition, a correlation index of 0.874 and 0.885, respectively. Regarding qualitative data, in a global assessment, we can say that in the participants' view, the activity had a clear objective, was inviting and motivated them to mentally engage in the proposed activity. It is concluded that this research achieved the proposed objectives, which was to build and validate a serious game as a didactic resource to enhance the teaching and learning process. In this way, it will be possible to expand the possibilities of pedagogical actions in different educational contexts.Este artículo presenta una propuesta de uso del juego serio "Trilhando Saberes Escolares", que tuvo como objetivo contribuir a una clase, donde la intención pedagógica sería introducir el tema de un texto para ser trabajado posteriormente por estudiantes de una disciplina del curso de posgrado graduación de la Maestría Profesional en Educación, en la Región ABC. Los objetivos de los estudios fueron: 1) Conocer las influencias de los organismos internacionales (ej. el Banco Mundial) en la determinación de las políticas públicas en educación (ej. la propuesta de la escuela de tiempo completo) y 2) Reflexionar sobre las relaciones entre políticas públicas, currículo, función escolar y formación docente. Es una investigación cuantitativa y cualitativa de carácter descriptivo e interpretativo, con características de Investigación Basada en Diseño, tal como lo proponen Coob et al (2003). Desde el punto de vista cuantitativo, las variables Satisfacción e Interacción Social presentaron, con relación a la percepción de adquisición de conocimientos, un índice de correlación de 0,874 y 0,885, respectivamente. En cuanto a los datos cualitativos, en una evaluación global, podemos decir que, en la visión de los participantes, la actividad tenía un objetivo claro, los invitaba y los motivaba a involucrarse mentalmente en la actividad propuesta. Se concluye que esta investigación logró los objetivos propuestos, que fue construir y validar un juego serio como recurso didáctico para potenciar el proceso de enseñanza y aprendizaje. De esta forma, será posible ampliar las posibilidades de acciones pedagógicas en diferentes contextos educativos.Research, Society and Development2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3540610.33448/rsd-v11i13.35406Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e352111335406Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e352111335406Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e3521113354062525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35406/29784Copyright (c) 2022 Ana Lucia Rodrigues Cardoso Abrantes; Bianca Amorim de Lima; Fernanda de Menezes Angelo; Maria de Fátima de Souza; Roberta José da Silva; Shirlei Aparecida Pinheiro; Carlos Alexandre Felício Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Ana Lucia Rodrigues CardosoLima, Bianca Amorim de Angelo, Fernanda de MenezesSouza, Maria de Fátima deSilva, Roberta José daPinheiro, Shirlei AparecidaBrito, Carlos Alexandre Felício 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35406Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:20.355612Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo sério: Trilhando saberes escolares
Serious game: Tracking school knowledge
Juego serio: Seguimiento del conocimiento escolar
title Jogo sério: Trilhando saberes escolares
spellingShingle Jogo sério: Trilhando saberes escolares
Abrantes, Ana Lucia Rodrigues Cardoso
Gamification
Serious game
Knowledge
Education.
Gamificación
Juego serio
Conocimiento
Educación.
Gamificação
Jogo sério
Saberes
Educação.
title_short Jogo sério: Trilhando saberes escolares
title_full Jogo sério: Trilhando saberes escolares
title_fullStr Jogo sério: Trilhando saberes escolares
title_full_unstemmed Jogo sério: Trilhando saberes escolares
title_sort Jogo sério: Trilhando saberes escolares
author Abrantes, Ana Lucia Rodrigues Cardoso
author_facet Abrantes, Ana Lucia Rodrigues Cardoso
Lima, Bianca Amorim de
Angelo, Fernanda de Menezes
Souza, Maria de Fátima de
Silva, Roberta José da
Pinheiro, Shirlei Aparecida
Brito, Carlos Alexandre Felício
author_role author
author2 Lima, Bianca Amorim de
Angelo, Fernanda de Menezes
Souza, Maria de Fátima de
Silva, Roberta José da
Pinheiro, Shirlei Aparecida
Brito, Carlos Alexandre Felício
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Ana Lucia Rodrigues Cardoso
Lima, Bianca Amorim de
Angelo, Fernanda de Menezes
Souza, Maria de Fátima de
Silva, Roberta José da
Pinheiro, Shirlei Aparecida
Brito, Carlos Alexandre Felício
dc.subject.por.fl_str_mv Gamification
Serious game
Knowledge
Education.
Gamificación
Juego serio
Conocimiento
Educación.
Gamificação
Jogo sério
Saberes
Educação.
topic Gamification
Serious game
Knowledge
Education.
Gamificación
Juego serio
Conocimiento
Educación.
Gamificação
Jogo sério
Saberes
Educação.
description Este artigo apresenta uma proposta de utilização do jogo sério “Trilhando Saberes Escolares”, que teve por finalidade contribuir com uma aula, onde a intenção pedagógica seria introduzir o assunto de um texto a ser trabalhado posteriormente por alunos de uma disciplina do curso de pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação, na Região do ABC. Os objetivos dos estudos foram: 1) Conhecer as influências dos organismos internacionais (ex. banco Mundial) na determinação das políticas públicas na educação (ex. a proposta da escola de tempo integral) e 2) Refletir sobre as relações entre políticas públicas, currículo, função da escola e formação docente. É uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com características do Design-Based Research (DBR), como proposta por Coob et al (2003). Do ponto de vista quantitativo, as variáveis Satisfação e Interação Social apresentaram, em relação à percepção de aquisição de conhecimento, um índice de correlação de 0,874 e 0,885, respectivamente. Em relação aos dados qualitativos, em uma avaliação global, podemos afirmar que na visão dos participantes a atividade teve um objetivo claro, foi convidativa e os motivou a se engajarem mentalmente na atividade proposta. Conclui-se que esta pesquisa alcançou os objetivos propostos, que foi o de construir e validar um jogo sério como recurso didático para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma será possível ampliar as possibilidades de ações pedagógicas em diferentes contextos educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35406
10.33448/rsd-v11i13.35406
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35406
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35406/29784
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e352111335406
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e352111335406
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e352111335406
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052724990181376