Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006 |
Resumo: | Este estudo pretende contribuir para uma visão compreensiva dos processos emocionais e sociais no domínio das relações entre pares. Mais especificamente, trata-se de estudar a capacidade preditiva do conhecimento emocional e das habilidades sociais na determinação da aceitação pelos pares. Participaram neste estudo, 131 crianças que frequentavam o 3° ano de escolaridade. Os resultados revelaram que as habilidades sociais medeiam o efeito do conhecimento emocional na aceitação pelos pares. O contributo do conhecimento emocional da criança para a sua aceitação pelos pares é explicado de forma significativa pelas suas habilidades sociais. |
id |
RCAP_2622e0c9e8b72f8a6aa245aacd0835f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492010000200006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolarconhecimento emocionalhabilidades sociaisaceitação pelos paresEste estudo pretende contribuir para uma visão compreensiva dos processos emocionais e sociais no domínio das relações entre pares. Mais especificamente, trata-se de estudar a capacidade preditiva do conhecimento emocional e das habilidades sociais na determinação da aceitação pelos pares. Participaram neste estudo, 131 crianças que frequentavam o 3° ano de escolaridade. Os resultados revelaram que as habilidades sociais medeiam o efeito do conhecimento emocional na aceitação pelos pares. O contributo do conhecimento emocional da criança para a sua aceitação pelos pares é explicado de forma significativa pelas suas habilidades sociais.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2010-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006Psicologia v.24 n.2 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006Alves,Diana Rute PereiraCruz,Orlandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:43Zoai:scielo:S0874-20492010000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:55.602198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
title |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
spellingShingle |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar Alves,Diana Rute Pereira conhecimento emocional habilidades sociais aceitação pelos pares |
title_short |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
title_full |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
title_fullStr |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
title_full_unstemmed |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
title_sort |
Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar |
author |
Alves,Diana Rute Pereira |
author_facet |
Alves,Diana Rute Pereira Cruz,Orlanda |
author_role |
author |
author2 |
Cruz,Orlanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Diana Rute Pereira Cruz,Orlanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento emocional habilidades sociais aceitação pelos pares |
topic |
conhecimento emocional habilidades sociais aceitação pelos pares |
description |
Este estudo pretende contribuir para uma visão compreensiva dos processos emocionais e sociais no domínio das relações entre pares. Mais especificamente, trata-se de estudar a capacidade preditiva do conhecimento emocional e das habilidades sociais na determinação da aceitação pelos pares. Participaram neste estudo, 131 crianças que frequentavam o 3° ano de escolaridade. Os resultados revelaram que as habilidades sociais medeiam o efeito do conhecimento emocional na aceitação pelos pares. O contributo do conhecimento emocional da criança para a sua aceitação pelos pares é explicado de forma significativa pelas suas habilidades sociais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.24 n.2 2010 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137318237372416 |