Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104187
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_262e7dc431d9397f20702768b499d16a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCCGuidance, recognition, and validation of competencies: from intervention to the evaluation of satisfaction of candidates after completion the RVCC processEducation and Adult EducationCentro QualificaTORVCRVCC ProcessEducação e Formação de AdultosCentro QualificaProcesso RVCCTORVCRelatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThis report was prepared as a requirement for the Master's degree in Adult Education and Training and Community Intervention, Faculty of Psychology and Educational Sciences at Coimbra’s University.The curricular internship took place in the Centro Qualifica da Região de Aveiro (CQ-RA) with a total duration of 9 months. It started on September 20th 2021 and ended on May 20th 2022. Broad objectives were defined for the curricular internship, namely: to exercise the role of a TORVC in a Centro Qualifica and to evaluate the satisfaction of candidates after the CCVR process. There were also defined specific objectives, such as: to acquire the required knowledge to of the role of a TORVC in a Centro Qualifica; to know and apply the legislation in place within the EFA in Portugal; to have the tools and portals to support guidance to lifelong education and training; to master the RVCC Process and its stages; and finally, to get acquainted with the available formative offer.Taking into consideration the work developed in Centro Qualifica da Região de Aveiro, in the field of Adult Education in Portugal, we had a complementary goal to develop an empirical study that consisted in the evaluation of the satisfaction of candidates after the RVCC process, in a logic of continuous improvement of the CQ. Accordingly, a questionnaire was prepared with a group of questions (Process Identification; Sharing; Context; Facilities; Process Technical-Pedagogical Team; Candidate´s Satisfaction and Process Impact (short/long-term)), addressed to adults certified in the CQ-RA, so that it could later be analyzed in order to better understand the strategies implemented. For data collection, a survey was prepared in Google Forms, which was sent by email, with contextualization and informed consent, to adults certified by the CQ-RA in the years 2019, 2020 and 2021. In conclusion, the evaluation made by respondents after their certification in the CQ-RA, is notoriously very positive, illustrating the good practices of the Center.O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.O estágio curricular decorreu no Centro Qualifica da Região de Aveiro (CQ-RA) e teve a duração de 9 meses, com início no dia 20 de setembro de 2021 e término no dia 20 de maio de 2022. Foram definidos objetivos centrais para a realização do estágio curricular, nomeadamente: exercer o papel de um TORVC num Centro Qualifica e avaliar a satisfação dos candidatos após a realização do processo RVCC. Como objetivos específicos podemos referir os seguintes: compreender o papel de um TORVC num Centro Qualifica; conhecer e aplicar a legislação em vigor no âmbito da EFA em Portugal; dispor das ferramentas e portais de apoio à orientação para a educação e formação ao longo da vida; dominar o Processo RVCC e as suas etapas e por fim, conhecer a oferta formativa disponível.Considerando o trabalho desenvolvido no Centro Qualifica da Região de Aveiro, no âmbito da Educação de Adultos em Portugal, pretendeu-se, igualmente apresentar um estudo empírico que teve como objetivo central avaliar a satisfação dos candidatos após a realização do processo RVCC, numa lógica de melhoria contínua do CQ. Nesta linha de pensamento, foi elaborado um questionário com um conjunto de questões organizadas em diferentes partes (Identificação do Processo; Divulgação; Contextualização; Instalações; Processo; Equipa Técnica-Pedagógica; Satisfação do candidato(a) e Impacto do processo (curto/longo prazo)), dirigidas a adultos certificados no CQ-RA, para posteriormente poderem ser analisadas com vista a um melhor entendimento sobre as estratégias implementadas. Para a recolha de dados foi elaborado um questionário no Google Forms, que foi enviado por e-mail, com a respetiva contextualização e consentimento informado, para adultos certificados pelo CQ-RA nos anos 2019, 2020 e 2021. Em suma, a avaliação feita pelos inquiridos após a sua certificação no CQ-RA, é notoriamente muito positiva, evidenciando as boas práticas do Centro.2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104187http://hdl.handle.net/10316/104187TID:203127978porFigueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:42:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:54.583639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
Guidance, recognition, and validation of competencies: from intervention to the evaluation of satisfaction of candidates after completion the RVCC process
title Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
spellingShingle Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
Figueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro e
Education and Adult Education
Centro Qualifica
TORVC
RVCC Process
Educação e Formação de Adultos
Centro Qualifica
Processo RVCC
TORVC
title_short Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
title_full Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
title_fullStr Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
title_full_unstemmed Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
title_sort Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: Da Intervenção à Avaliação da Satisfação dos Candidatos após a Realização do Processo RVCC
author Figueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro e
author_facet Figueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Maria Carvalho Silva de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Education and Adult Education
Centro Qualifica
TORVC
RVCC Process
Educação e Formação de Adultos
Centro Qualifica
Processo RVCC
TORVC
topic Education and Adult Education
Centro Qualifica
TORVC
RVCC Process
Educação e Formação de Adultos
Centro Qualifica
Processo RVCC
TORVC
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104187
http://hdl.handle.net/10316/104187
TID:203127978
url http://hdl.handle.net/10316/104187
identifier_str_mv TID:203127978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134100594884608