O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraca, Inês Margarida Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104276
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_389ed83019d19b0461890bbd322043c2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOSTHE RECOGNITION PROCESS,VALIDATION AND CERTIFICATION OF COMPETENCES: AN INTERACTION BETWEEN FEW FOR THE COMMON GOOD OF ALLEducação de AdultosEducação ao Longo da VidaPrograma QualificaProcesso RVCCTORVCAdult EducationLifelong EducationQualifica ProgramRVCC ProcessTORVCCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEducação é decerto uma filosofia por muitos trabalhada, pensada e refletida. Aretio et al (2009), dizem-nos que será através da educação que cada pessoa será capaz de desenvolver cada uma das suas capacidades de acordo com o seu projeto de vida. A Pampaedia de Coménio (1592-1670) revela a necessidade, a possibilidade e a facilidade de todos os homens, em todas as faixas etárias, do nascimento até à morte, serem educados na sua totalidade, sobre todas as coisas (Alcoforado et al, 2011). Se assim é, pensando na educação ao longo da vida, diríamos que Eduard Lindeman, tem na sua posse a lógica e a razão, quando manifesta que a Educação de Adultos está em todos os contextos, nas situações concretas da vida de cada um, explicando que a atividade educativa se desenvolve sempre a partir das experiências individuais dos sujeitos (Brookfield, 2001).Considerando todos os pensadores anteriormente enunciados, e refletindo sobre as suas teorias, que se completam e contribuem para as noções de educação de adultos e educação ao longo da vida, neste relatório iremos enquadrar a evolução das políticas que ao longo dos últimos anos vieram construir a educação de adultos que temos nos dias de hoje, em Portugal, nomeadamente, o Programa Qualifica e o Processo RVCC atualmente implementados por TORVC´s e Formadores com a missão de aumentar a qualificação dos adultos definindo um percurso de qualificação à medida e tendo em ponderação a natureza individual de cada Pessoa inscrita no Processo. Assim, com este documento esperamos contribuir com informações e conclusões que acrescentem conhecimentos à filosofia que é a educação, em específico ao domínio da educação de adultos e à perspetiva da educação ao longo da vida.Education is certainly a philosophy that many have worked on, thought about and reflected on.Aretio et al (2009), tell us that it will be through education that each person will be able to develop each of their abilities according to their life project. The Pampaedia of Comenius (1592-1670) reveals the need, the possibility and the ease for all men, in all age groups, from birth to death, to be educated in their entirety, about all things (Alcoforado et al, 2011).If so, thinking about lifelong education, we would say that Eduard Lindeman, has logic and reason in his possession, when he manifests that Adult Education is in all contexts, in concrete situations of each one's life, explaining that the educational activity always develops from the individual experiences of subjects (Brookfield, 2001).Considering all the thinkers above mentioned, and reflecting on their theories, which complement each other and contribute to the notions of adult education and lifelong learning, in this report we will frame the evolution of policies that have come to build, over the last few years, the adult education that we have nowadays, in Portugal, namely, the Qualifica Program and the RVCC Process, currently implemented by TORVC's and Trainers with the mission of increasing the qualification of adults by defining a customized qualification path and taking into account the individual nature of each Person enrolled in the Process.Thus, with this document, we hope to contribute with information and conclusions that add knowledge to the philosophy that is education, specifically to the field of adult education and the perspective of lifelong education.2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104276http://hdl.handle.net/10316/104276TID:203127838porCarraca, Inês Margarida Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:46:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:58.893721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
THE RECOGNITION PROCESS,VALIDATION AND CERTIFICATION OF COMPETENCES: AN INTERACTION BETWEEN FEW FOR THE COMMON GOOD OF ALL
title O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
spellingShingle O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
Carraca, Inês Margarida Simões
Educação de Adultos
Educação ao Longo da Vida
Programa Qualifica
Processo RVCC
TORVC
Adult Education
Lifelong Education
Qualifica Program
RVCC Process
TORVC
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
title_full O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
title_fullStr O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
title_full_unstemmed O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
title_sort O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
author Carraca, Inês Margarida Simões
author_facet Carraca, Inês Margarida Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraca, Inês Margarida Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos
Educação ao Longo da Vida
Programa Qualifica
Processo RVCC
TORVC
Adult Education
Lifelong Education
Qualifica Program
RVCC Process
TORVC
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Educação de Adultos
Educação ao Longo da Vida
Programa Qualifica
Processo RVCC
TORVC
Adult Education
Lifelong Education
Qualifica Program
RVCC Process
TORVC
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104276
http://hdl.handle.net/10316/104276
TID:203127838
url http://hdl.handle.net/10316/104276
identifier_str_mv TID:203127838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101313159168