Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Joana Santos Toscano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10943
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2636fe53ffb194d7e41dadbb6a3666f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adultoBrincarJogoCriançaBrinquedoEducação de infânciaPlayGameChildrenToyPreschool educationRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório reflete, por escrito, o trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de Prática Profissional Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho realizado procura retratar a intervenção numa sala de jardim de infância, enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças de três anos de idade e a investigação desenvolvida neste contexto. Descreve-se e caracteriza-se o contexto, em relação ao meio, ao grupo, às famílias, à equipa educativa e ao ambiente educativo. Apresenta-se, ainda, o processo de intervenção, explicitando as intenções para ação da prática profissional. Assim como, o projeto desenvolvido por este grupo de crianças, no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Transversal aos dois capítulos, destaca-se, ainda, a valorização atribuída pelos diversos intervenientes desta ação à de atividade- o brincar. Quanto à investigação desenvolvida em jardim de infância, apresenta-se a identificação da problemática em estudo- o brincar, a revisão da literatura sobre o tema, as opções metodológicas e os princípios éticos adotados neste trabalho. Descrevemse, ainda, detalhadamente os procedimentos relativos ao desenvolvimento desta investigação, fundamentados num estudo de caso, de natureza qualitativa, cujo objetivo foi conhecer as conceções sobre o brincar, de um grupo de crianças e adultos- Encarregados de Educação e Educadora Cooperante- no jardim de infância e em casa, e identificar o tipo de brincadeiras, bem como a utilização dos brinquedos nesses contextos. Seguidamente, procede-se à descrição de um conjunto de técnicas, necessárias para a recolha de dados e posterior análise dos mesmos. São, pois, apresentados e analisados os resultados obtidos, permitindo compreender as diferentes conceções sobre o brincar, a partir da voz das crianças, da educadora de infância e dos encarregados de educação. E, por outro lado, conhecer os hábitos de brincadeira deste grupo de crianças no jardim de infância e em casa. O relatório culmina com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos de formação inicial, procurando definir-me enquanto profissional de educação infantil.ABSTRACT The following report reflects, in writing, upon the work that was developed throughout four months of Professional Supervised Practice, within the scope of a Master’s Degree in Pre-School Education. The report seeks to portray the intervention in a kindergarten, as a preschool education intern, with a group of 20 children of three years old of age and the investigation developed in this context. The context is described and characterized, regarding the surroundings, the group, the families, the team of preschool educators and the learning environment. As well, the process of intervention is further developed, explaining the intentions of the actions of the professional practice, as well as the methodology behind the work project, with this group of children. Common to both chapters, it is also highlighted the value attributed by the diverse group of participants in the activity – Play. In the other hand, the investigation developed in a kindergarten is presented, which includes identifying the subject of study – Play, the literary revision of the theme, the chosen methodologies and the ethical principles adopted in this work. This writing also details the procedures developed in this investigation, based in a case study, of qualitative nature, in which the objective was to learn the conceptions regarding play, in a group of children, Guardians and Cooperating Educators – In the kindergarten and at home, and identify the type of games, as well as the usage of toys in these contexts. Following this, we proceed to describe a mix of techniques necessary for data collection and its posterior analysis. The obtained results are presented and analyzed, permitting comprehension of the different concepts of play, from the viewpoint of children, the preschool educator and the guardians. As a result, we understand the habits of games of this group of children in kindergarten and at home. The last chapter, culminates in a reflection of this works development during the initial five-year formation, seeking to define myself as a Professional Pre-School Educator.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLino, DalilaRCIPLMachado, Joana Santos Toscano2020-01-06T16:43:30Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10943TID:202315177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.710573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
title Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
spellingShingle Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
Machado, Joana Santos Toscano
Brincar
Jogo
Criança
Brinquedo
Educação de infância
Play
Game
Children
Toy
Preschool education
title_short Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
title_full Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
title_fullStr Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
title_full_unstemmed Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
title_sort Os momentos de brincadeira num grupo de crianças de 3 anos: O papel do adulto
author Machado, Joana Santos Toscano
author_facet Machado, Joana Santos Toscano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Joana Santos Toscano
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Jogo
Criança
Brinquedo
Educação de infância
Play
Game
Children
Toy
Preschool education
topic Brincar
Jogo
Criança
Brinquedo
Educação de infância
Play
Game
Children
Toy
Preschool education
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
2020-01-06T16:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10943
TID:202315177
url http://hdl.handle.net/10400.21/10943
identifier_str_mv TID:202315177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459040436224