Motivação da ação empreendedora à luz das teorias motivacionais clássicas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5942 |
Resumo: | Longe de ser um tema que se esgote rápido, o universo humano ainda coloca muitas questões sem resposta, persistindo em desafiar pesquisadores e profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao papel e posicionamento do Homem na sociedade produtiva. Atendendo à presente consciência de que a inovação, o conhecimento e o empreendedorismo podem ser fatores basilares no (bom) desempenho das organizações, o estudo do processo empreendedor revela-se cada vez mais profícuo, uma vez que: (1) motiva a inovação e a mudança tecnológica o que, consequentemente, gera crescimento económico; (2) é um processo importante através do qual o conhecimento é convertido em produtos e serviços; (3) é através dele que a oferta e a procura se equilibram; e, por isso, (4) tem-se tornado numa importante tendência, sendo necessário entender o seu papel no desenvolvimento do capital humano e intelectual (Collins, Locke, & Shane, 2003). Num ambiente organizacional criado recentemente por uma iniciativa empreendedora cada vez mais ativa, estudar a motivação para a ação empreendedora torna-se ainda mais imprescindível. Por sua vez, por se tratar de um tema multidimensional, a sua pesquisa será inerentemente complexa e multidisciplinar, incluindo contributos teóricos não só do empreendedorismo, como também da psicologia. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso com o fim de avaliar as motivações inerentes à atividade empreendedora de António Ambrósio, presidente do Grupo 2000. A relevância desta proposta consiste em relacionar a motivação e ação empreendedora sob a ótica da motivação do empreendedor, pois na literatura vigente tem-se priorizado as características individuais e da personalidade do empreendedor, como sendo esses os (únicos) fatores determinantes do sucesso empreendedor. Nesta investigação, em contraste, assume-se a motivação, que dirige e sustenta a ação, como fator crucial no processo empreendedor. Ficou demonstrado o poder explicativo da teoria das necessidades socialmente adquiridas de D. McClelland (teorias motivacionais de conteúdo), nomeadamente a necessidade de realização e de poder como os principais motivos ou necessidades que levaram António Ambrósio a enveredar por uma atividade empreendedora, ao invés de uma meramente empresarial. Também as teorias da fixação de objetivos de E. Locke e G. Latham e das expectativas de V. Vroom (teorias motivacionais de processo) foram reveladoras de elevado potencial explicativo do processo empreendedor de António. Os resultados evidenciam: (1) como uma fraca instrumentalidade dos objetivos definidos pode minar a motivação do indivíduo, ainda que a força, valência e expectativas sejam elevadas; e (2) que os objetivos pessoais devem ser concordantes com os da organização. Assim, uma visão integradora revela um maior poder explicativo dos efeitos da motivação no processo empreendedor, que a adoção de uma única teoria de entre o leque de teorias motivacionais. |
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Motivação da ação empreendedora à luz das teorias motivacionais clássicas: um estudo de casoEmpreendedorismoMotivação (fatores)Teorias motivacionaisLonge de ser um tema que se esgote rápido, o universo humano ainda coloca muitas questões sem resposta, persistindo em desafiar pesquisadores e profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao papel e posicionamento do Homem na sociedade produtiva. Atendendo à presente consciência de que a inovação, o conhecimento e o empreendedorismo podem ser fatores basilares no (bom) desempenho das organizações, o estudo do processo empreendedor revela-se cada vez mais profícuo, uma vez que: (1) motiva a inovação e a mudança tecnológica o que, consequentemente, gera crescimento económico; (2) é um processo importante através do qual o conhecimento é convertido em produtos e serviços; (3) é através dele que a oferta e a procura se equilibram; e, por isso, (4) tem-se tornado numa importante tendência, sendo necessário entender o seu papel no desenvolvimento do capital humano e intelectual (Collins, Locke, & Shane, 2003). Num ambiente organizacional criado recentemente por uma iniciativa empreendedora cada vez mais ativa, estudar a motivação para a ação empreendedora torna-se ainda mais imprescindível. Por sua vez, por se tratar de um tema multidimensional, a sua pesquisa será inerentemente complexa e multidisciplinar, incluindo contributos teóricos não só do empreendedorismo, como também da psicologia. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso com o fim de avaliar as motivações inerentes à atividade empreendedora de António Ambrósio, presidente do Grupo 2000. A relevância desta proposta consiste em relacionar a motivação e ação empreendedora sob a ótica da motivação do empreendedor, pois na literatura vigente tem-se priorizado as características individuais e da personalidade do empreendedor, como sendo esses os (únicos) fatores determinantes do sucesso empreendedor. Nesta investigação, em contraste, assume-se a motivação, que dirige e sustenta a ação, como fator crucial no processo empreendedor. Ficou demonstrado o poder explicativo da teoria das necessidades socialmente adquiridas de D. McClelland (teorias motivacionais de conteúdo), nomeadamente a necessidade de realização e de poder como os principais motivos ou necessidades que levaram António Ambrósio a enveredar por uma atividade empreendedora, ao invés de uma meramente empresarial. Também as teorias da fixação de objetivos de E. Locke e G. Latham e das expectativas de V. Vroom (teorias motivacionais de processo) foram reveladoras de elevado potencial explicativo do processo empreendedor de António. Os resultados evidenciam: (1) como uma fraca instrumentalidade dos objetivos definidos pode minar a motivação do indivíduo, ainda que a força, valência e expectativas sejam elevadas; e (2) que os objetivos pessoais devem ser concordantes com os da organização. Assim, uma visão integradora revela um maior poder explicativo dos efeitos da motivação no processo empreendedor, que a adoção de uma única teoria de entre o leque de teorias motivacionais.Far from being a subject that quickly runs out of itself, the human universe has yet many questions to answer, it keeps challenging researchers and professionals, particularly with regard at Man‟s place in productive society. Considering the present awareness that innovation, knowledge and entrepreneurship can be fundamental in (good) performance of the organizations, the study of the entrepreneur is even more fruitful, once that: (1) motivates the innovation and the technological change which, consequently, generates economic growth; (2) it‟s an important process to transform knowledge in products and services; (3) it‟s through them that the offer and demand are balanced; and, as consequence (4) it has become an important tendency, being necessary understand his role in human an intellectual capital development (Collins, Locke & Shane, 2003). In an organizational environment recently created by an increasingly active entrepreneur initiative, a motivational study for its entrepreneurial action is even more important. On the other hand, being a multidimensional subject, its research will be inherently complex and multidisciplinary; including theory contributes not only from entrepreneurship but also from psychology. Thus, it was developed a study case in order to evaluate Antonio‟s Ambrosio motivations, president of Grupo 2000, inherent to his entrepreneurial activity. This dissertation has its relevance studying the relationship between motivation and entrepreneurial action, according the motivation of the entrepreneur. Current literature has focused primarily on individual and personality characteristics of the entrepreneur, such as the (sole) determinants of entrepreneurial success. As opposed, in this study, motivation is the crucial matter that sustains the action in the entrepreneurial process. It has been demonstrated the explanatory power of the theory of the socially acquired needs from D. McClelland (motivational theories of content), in particular the necessity of realization and power as the main motives or necessities that took António Ambrósio to an entrepreneurial activity, instead a merely business activity. Likewise the theories of goal settings from E. Locke and G. Latham, and expectations from V. Vroom (processual motivation theories) end up revealing the great potential of António‟s entrepreneurial process. The results shows: (1) as a weak instrumentality of defined goals can compromise the motivation of the individual, even that its strength, competences and expectations are high; and (2) its personal and company's goals must be in pair with each other. Thus, an integrated vision reveals a greater explicative power of the motivational effects in the entrepreneurial process, opposing to using only one theory in the range of motivational theories.2016-05-20T13:27:54Z2016-05-20T00:00:00Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5942porOliveira, Diana de Lopes Melo einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:32.282275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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