Internacionalização de negócios portugueses através do franchising: um estudo sobre dois casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vala, Pedro Miguel Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9333
Resumo: Ao longo dos anos, as empresas portuguesas têm sabido competir a nível internacional, demonstrando a sua capacidade de crescimento e evolução, conforme comprova o Instituto de Informação em Franchising (IIF), através dos seus estudos publicados anualmente. A internacionalização do negócio é hoje observada pelos empresários portugueses como fundamental, quando a saturação do mercado interno restringe a ambição de um crescimento sustentado. Esta internacionalização é normalmente efetuada por investimentos diretos no estrangeiro ao nível da produção ou simplesmente da área comercial. Com o aumento da competitividade global começam a surgir, em Portugal, marcas estrangeiras através do sistema de franchising. Este sistema está hoje, completamente, implantado no mercado interno e as empresas portuguesas já o utilizam para decidirem também a sua internacionalização. Esta dissertação pretende analisar o modo de atuação das marcas portuguesas internacionalizadas através do franchising e perceber os seus principais obstáculos. Para isso, recorre-se a uma metodologia de análise de estudo de caso a duas marcas portuguesas, a Parfois e a Vivafit. Esta análise concentra matérias como: as razões para iniciar o processo de internacionalização; as vantagens e desvantagens de optar por este sistema; a estratégia delineada pelas empresas; e os mecanismos de proteção e controlo associadas ao sistema. Para responder a estas questões-desafio, este trabalho começa por uma contextualização da teoria económica nacional e internacional sobre estas matérias, seguindo-se uma observação do estado do franchising em Portugal e analisando-se, posteriormente, as duas empresas em estudo
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