Internacionalização de negócios portugueses através do franchising: um estudo sobre dois casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9333 |
Resumo: | Ao longo dos anos, as empresas portuguesas têm sabido competir a nível internacional, demonstrando a sua capacidade de crescimento e evolução, conforme comprova o Instituto de Informação em Franchising (IIF), através dos seus estudos publicados anualmente. A internacionalização do negócio é hoje observada pelos empresários portugueses como fundamental, quando a saturação do mercado interno restringe a ambição de um crescimento sustentado. Esta internacionalização é normalmente efetuada por investimentos diretos no estrangeiro ao nível da produção ou simplesmente da área comercial. Com o aumento da competitividade global começam a surgir, em Portugal, marcas estrangeiras através do sistema de franchising. Este sistema está hoje, completamente, implantado no mercado interno e as empresas portuguesas já o utilizam para decidirem também a sua internacionalização. Esta dissertação pretende analisar o modo de atuação das marcas portuguesas internacionalizadas através do franchising e perceber os seus principais obstáculos. Para isso, recorre-se a uma metodologia de análise de estudo de caso a duas marcas portuguesas, a Parfois e a Vivafit. Esta análise concentra matérias como: as razões para iniciar o processo de internacionalização; as vantagens e desvantagens de optar por este sistema; a estratégia delineada pelas empresas; e os mecanismos de proteção e controlo associadas ao sistema. Para responder a estas questões-desafio, este trabalho começa por uma contextualização da teoria económica nacional e internacional sobre estas matérias, seguindo-se uma observação do estado do franchising em Portugal e analisando-se, posteriormente, as duas empresas em estudo |
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Internacionalização de negócios portugueses através do franchising: um estudo sobre dois casosInternacionalizaçãoFranchisingEstratégiasEstudo de casosInternationalizationFranchisingStrategyCase-studyAo longo dos anos, as empresas portuguesas têm sabido competir a nível internacional, demonstrando a sua capacidade de crescimento e evolução, conforme comprova o Instituto de Informação em Franchising (IIF), através dos seus estudos publicados anualmente. A internacionalização do negócio é hoje observada pelos empresários portugueses como fundamental, quando a saturação do mercado interno restringe a ambição de um crescimento sustentado. Esta internacionalização é normalmente efetuada por investimentos diretos no estrangeiro ao nível da produção ou simplesmente da área comercial. Com o aumento da competitividade global começam a surgir, em Portugal, marcas estrangeiras através do sistema de franchising. Este sistema está hoje, completamente, implantado no mercado interno e as empresas portuguesas já o utilizam para decidirem também a sua internacionalização. Esta dissertação pretende analisar o modo de atuação das marcas portuguesas internacionalizadas através do franchising e perceber os seus principais obstáculos. Para isso, recorre-se a uma metodologia de análise de estudo de caso a duas marcas portuguesas, a Parfois e a Vivafit. Esta análise concentra matérias como: as razões para iniciar o processo de internacionalização; as vantagens e desvantagens de optar por este sistema; a estratégia delineada pelas empresas; e os mecanismos de proteção e controlo associadas ao sistema. Para responder a estas questões-desafio, este trabalho começa por uma contextualização da teoria económica nacional e internacional sobre estas matérias, seguindo-se uma observação do estado do franchising em Portugal e analisando-se, posteriormente, as duas empresas em estudoOver the years the Portuguese companies have been competing internationally demonstrating its capacity for growth and development, as evidenced by the Institute for Information in Franchising (IIF), through their studies published annually. The internationalization of business is today observed by Portuguese entrepreneurs as fundamental, when the saturation of the internal market restricts the ambition of sustain growth. This internationalization is normally carried out by direct investments abroad in terms of production or simply comercial area. With increasing global competitiveness, begin to emerge in Portugal foreign brands through the franchise system. This system is today completely deployed domestically and Portuguese companies are using it to decide its internationalization. This dissertation aims to analyze the performance of Portuguese internationalized brands through franchising and understand its mains obstacles. For this, it is used an analysis methodology of the two case-study of portuguese brands, Parfois and Vivafit. This analysis concentrates on subjects such as: the reasons for starting the process of internationalization; the advantages and disadvantages of opting for this system; the strategy outlined by the companies; and the mechanisms of protection and control associated with the system. To answer these questions, this work begins with a contextualization of the national and international economic theory on these matters, than an observation of the state of franchising in Portugal and, subsequently, analyzing the referred companies.2015-07-17T13:20:22Z2015-07-17T00:00:00Z2015-07-172014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9333TID:201019108porVala, Pedro Miguel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:12.989624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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