A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Alexandra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rebelo, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47331
Resumo: A responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional.
id RCAP_264ecdb81ceadfa5798eab19a3b46d70
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacionalResponsabilidade socialCultura organizacionalÉtica empresarialStakeholdersCorporate social responsibilityCorporate cultureBusiness ethicsA responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumLeandro, AlexandraRebelo, Teresa2023-10-18T13:37:00Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T02:16:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:11.528132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
title A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
spellingShingle A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
Leandro, Alexandra
Responsabilidade social
Cultura organizacional
Ética empresarial
Stakeholders
Corporate social responsibility
Corporate culture
Business ethics
title_short A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
title_full A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
title_fullStr A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
title_full_unstemmed A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
title_sort A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
author Leandro, Alexandra
author_facet Leandro, Alexandra
Rebelo, Teresa
author_role author
author2 Rebelo, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Alexandra
Rebelo, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Cultura organizacional
Ética empresarial
Stakeholders
Corporate social responsibility
Corporate culture
Business ethics
topic Responsabilidade social
Cultura organizacional
Ética empresarial
Stakeholders
Corporate social responsibility
Corporate culture
Business ethics
description A responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2023-10-18T13:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47331
url http://hdl.handle.net/10400.26/47331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133624872730624