A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47331 |
Resumo: | A responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional. |
id |
RCAP_264ecdb81ceadfa5798eab19a3b46d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacionalResponsabilidade socialCultura organizacionalÉtica empresarialStakeholdersCorporate social responsibilityCorporate cultureBusiness ethicsA responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumLeandro, AlexandraRebelo, Teresa2023-10-18T13:37:00Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T02:16:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:11.528132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
title |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
spellingShingle |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional Leandro, Alexandra Responsabilidade social Cultura organizacional Ética empresarial Stakeholders Corporate social responsibility Corporate culture Business ethics |
title_short |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
title_full |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
title_fullStr |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
title_full_unstemmed |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
title_sort |
A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional |
author |
Leandro, Alexandra |
author_facet |
Leandro, Alexandra Rebelo, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Alexandra Rebelo, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Cultura organizacional Ética empresarial Stakeholders Corporate social responsibility Corporate culture Business ethics |
topic |
Responsabilidade social Cultura organizacional Ética empresarial Stakeholders Corporate social responsibility Corporate culture Business ethics |
description |
A responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2023-10-18T13:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133624872730624 |