Segurança do Doente - Perspetiva dos Profissionais de um Hospital da Região Centro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=qPpMOY |
Resumo: | A cultura de segurança do doente é a perceção que os profissionais de saúde têm sobre as características e ambiente da organização, que condicionam a segurança do doente. Conhecer essa cultura de segurança permite que os processos de melhoria contínua incidam nas áreas identificadas como prioritárias. Este estudo, descritivo-correlacional, teve como principais objetivos: conhecer a cultura de segurança do doente e a perceção dos profissionais sobre o contributo da implementação de normas da qualidade para a segurança. A amostra (n=323) é constituída pelos profissionais envolvidos diretamente na prestação de cuidados, nomeadamente enfermeiros (60,2%); assistentes operacionais (21,3%), médicos (9,5%); técnicos de diagnóstico e terapêutica (6%), assistentes técnicos e outros técnicos (0,8%). Destacam-se os seguintes resultados obtidos: as dimensões da segurança do doente com avaliação positiva, que constituem pontos fortes da instituição, são: "trabalho em equipa"; "aprendizagem organizacional/melhoria contínua"; "expetativas do supervisor/gestor e ações que promovam a segurança do doente" e "comunicação e feedback acerca do erro". As dimensões consideradas como oportunidade de melhoria são: "trabalho entre unidade"; "dotação de profissionais"; "frequência da notificação" e "resposta ao erro não punitiva". A cultura de segurança difere segundo a profissão, no entanto relativamente aos anos de experiência, só uma dimensão ("apoio à segurança do doente pela gestão") apresenta significância estatística. Existe correlação positiva fraca, estatisticamente significativa, entre a implementação de normas de qualidade e a cultura de segurança na maioria das suas dimensões. Conclusão: A positividade da dimensão "aprendizagem organizacional/melhoria contínua" evidencía a capacidade da instituição e das equipas para desenvolverem estratégias de melhoria, sobretudo nas áreas identificadas como "oportunidades de melhoria". |
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