A importância das tecnologias da informação e comunicação na promoção de uma escola inclusiva: a perspectiva de professores de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, José António Esteves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25921
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling A importância das tecnologias da informação e comunicação na promoção de uma escola inclusiva: a perspectiva de professores de educação especialTecnologias da informação e comunicaçãoEscola inclusivaEducação especialDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEmbora a grande finalidade da nossa investigação passe por determinar a importância que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm na promoção de uma Escola Inclusiva, o presente estudo, dentro do contexto em que decorre, tem como objectivo geral a recolha de dados que nos permitam inferir que os docentes de Educação Especial reconhecem a importância da utilização das TIC em contextos educativos. Sem qualquer pretensão de termos obtido verdades absolutas, mas estando cientes que poderemos dar alguns contributos para uma melhor compreensão e reflexão sobre a temática, elegemos como objectivos específicos desta investigação: caracterizar os docentes de Educação Especial a leccionar em escolas/ agrupamentos de escolas do distrito de Coimbra, quanto aos aspectos pessoais e profissionais; averiguar as opiniões dos docentes face aos princípios da Educação Inclusiva; caracterizar a utilização pessoal que os docentes fazem das TIC e identificar a frequência, o tipo de equipamentos e tipo de software que os docentes utilizam com alunos; percepcionar as opiniões dos docentes face as vantagens e dificuldades na utilização das TIC em contextos educativos; identificar o tipo, forma e duração da formação obtida em TIC e em TIC no contexto da Educação Especial; e auscultar os docentes de Educação Especial sobre medidas que visem melhorar a utilização das TIC na Escola Inclusiva. Dado que o presente estudo se enquadra numa investigação não-experimental, sendo a modalidade por nós utilizada a quantitativo-correlacional, a análise das relações entre as variáveis, permitiu obter resultados que validaram as nossas hipóteses de investigação, contribuindo assim para determinar a importância das TIC na promoção de uma Escola Inclusiva.Even so the great purpose of our inquiry pass for determining the importance that the Information and Comunication Technologies (ICT) have in the promotion of an inclusive school, the present study, inside of the context where it elapses, has as objective generality the retraction of data that in allow them to infer that the teachers of special education recognize the importance of the use of the ICT in educative contexts. Without any pretension to get absolute truths, but being client that we will be able to give to some contributes for one better understanding and reflection on the thematic one, we choose as objectives specific of this inquiry: to characterize the teachers of Special Education to teach in schools groupings of schools of the district of Coimbra, how much to the personal and professional aspects; to inquire the opinions of the teachers face to the principles of the inclusive education; to characterize the personal use that the teachers make of the ICT and to identify the frequency, the type of equipment and type of software that the teachers use with pupils; to find the opinions of the teachers in terms of the advantages and difficulties in the use of the ICT in educative contexts; to identify the type, forms and duration of the formation gotten in ICT and ICT in the context of the Special Education; and to auscultate the teachers of Special Education on measures that they aim at to improve the use of the ICT in the Inclusive School. Data that the present study if fit in an not-experimental inquiry, being the modality for us used the quantitative-correlacional one, the analysis of the relations between the variable, allowed to get resulted that they had validated our hypotheses of inquiry, thus contributing to determine the importance of the ICT in the promotion of an Inclusive School.Bien que la grande finalité de notre recherche passe pour déterminer l'importance qui Technologies de l’Information e des Communication (TIC) ont dans la promotion d'une École Inclusive, le présente étude, à l'intérieur du contexte où il s'écoule, a pour objet général la collecte de données qui nous permettent d'inférer que les professeurs d'éducation spéciale reconnaissent l'importance de l'utilisation de TIC dans des contextes éducatifs. Sans toute prétention nous de voir obtenir des vérités absolues, mais en étant informés que nous pourrons donner quelques contributions pour une meilleure compréhension et réflexion sur la thématique, élisons comme des objectifs spécifiques de cette recherche : caractériser les professeurs d'Éducation Spéciale à enseigner dans des écoles des regroupements d'écoles du district de Coimbra, combien aux aspects personnels et professionnels ; enquêter les avis des professeurs face aux principes de l'éducation inclusive ; caractériser l'utilisation personnelle que les professeurs font de TIC et identifier la fréquence, le type d'équipements et le type de logiciel que les professeurs utilisent avec des élèves ; percepcioner les avis des professeurs face les avantages et les difficultés dans l'utilisation de TIC dans des contextes éducatifs ; identifier le type, forme et durée de la formation obtenue dans TIC et dans TIC dans le contexte de l'Éducation Spéciale ; et ausculter les professeurs d'Éducation Spéciale sur des mesures elles lesquelles visent à améliorer l'utilisation de TIC dans l'École Inclusive. Étant donné que présente étude il s'encadre dans une recherche de nature nonexpérimentale, en étant la modalité par nous utilisée la quantitative-corrélationnelle, l'analyse des relations entre les variables, il a permis d'obtenir des résultats qui ont validé nos hypothèses de recherche, en contribuant ainsi pour déterminer l'importance de TIC dans la promotion d'une École Inclusive.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25921http://hdl.handle.net/10316/25921porRêgo, José António Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:32.336718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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