Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Santoro de Lavor dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333
Resumo: Essa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências.
id UFF-2_2902ed70e10264e94e7f602ee744f6aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32333
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusivaMediaçãoExperiênciaEducação especial inclusivaEducação inclusivaEducação especialMediaçãoMediaciónExperienciaEducación especial inclusivaEssa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências.Esta monografía es resultado de una investigación sobre mediación en el contexto escolar, trayendo las experiencias del investigador como mediador en una escuela privada de la ciudad de Niterói. Metodológicamente, al ser una investigación cualitativa, se desarrolló una revisión bibliográfica sobre el tema y se realizó una entrevista a una pasante de Pedagogía en el rol de mediación escolar. Como referente teórico, la investigación fue discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Este trabajo comprende las experiencias del autor de esta investigación, expuestas a través de un informe crítico y fotografías que demuestran y registran la mediación realizada en la práctica para que se produzcan aprendizajes significativos. El estudio permitió tensar el campo de la mediación escolar y demostrar que aún es necesario intensificar la lucha por una educación inclusiva que respete las singularidades de cada alumno, reconociendo a todos los niños, independientemente de sus especificidades. Trayendo la urgencia de una mirada más cercana a la inclusión de los niños con discapacidad.55 p.Ferreira, Helen PereiraFarias, Mônica Vasconcellos de OliveiraSantos, Luana Santoro de Lavor dos2024-02-21T15:20:58Z2024-02-21T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T15:21:02Zoai:app.uff.br:1/32333Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-21T15:21:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
title Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
spellingShingle Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
Santos, Luana Santoro de Lavor dos
Mediação
Experiência
Educação especial inclusiva
Educação inclusiva
Educação especial
Mediação
Mediación
Experiencia
Educación especial inclusiva
title_short Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
title_full Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
title_fullStr Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
title_full_unstemmed Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
title_sort Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
author Santos, Luana Santoro de Lavor dos
author_facet Santos, Luana Santoro de Lavor dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Helen Pereira
Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luana Santoro de Lavor dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Experiência
Educação especial inclusiva
Educação inclusiva
Educação especial
Mediação
Mediación
Experiencia
Educación especial inclusiva
topic Mediação
Experiência
Educação especial inclusiva
Educação inclusiva
Educação especial
Mediação
Mediación
Experiencia
Educación especial inclusiva
description Essa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21T15:20:58Z
2024-02-21T15:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333
identifier_str_mv SANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135318625779712