O contributo da intervenção psicomotora em meio aquático no comportamento adaptativo e nas competências em meio aquático de adolescentes e adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14768
Resumo: Artigo 1: O comportamento adaptativo (CA), como desempenho típico individual perante as exigências socioculturais, tem assumido um papel integrante na compreensão e definição da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), destacando-se o impacto do contexto ecológico. A introdução do CA exige uma mudança nas intervenções, com pessoas com DID, enfatizando a relação entre as capacidades intelectuais e adaptativas e o tipo de apoio para o funcionamento independente e participação social. A intervenção psicomotora parte do movimento e do corpo mediador como fatores basilares para a adaptação individual ao contexto, assumindose como um dos apoios prestados às pessoas com DID e que se pode operacionalizar em diferentes meios (e.g.: o aquático). A utilização da água para fins terapêuticos, é perspetivada como uma prática vantajosa, permitindo explorações psicomotoras, para um novo reportório corporal. Neste sentido, este artigo faz um enquadramento teórico do contributo que a intervenção psicomotora em meio aquático poderá assumir ao nível do comportamento adaptativo e nas competências em meio aquático, de adolescentes e adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.
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spelling O contributo da intervenção psicomotora em meio aquático no comportamento adaptativo e nas competências em meio aquático de adolescentes e adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisComportamento adaptativoDificuldade intelectual e desenvolvimentalMeio aquáticoMultideficiênciaIntervenção psicomotoraAdolescentesAdultosAvaliaçãoAdaptive behaviorIntellectual and developmental disabilityMultiple disabilitiesPsychomotor interventionWaterAdolescentsAdultsAssessmentDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeArtigo 1: O comportamento adaptativo (CA), como desempenho típico individual perante as exigências socioculturais, tem assumido um papel integrante na compreensão e definição da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), destacando-se o impacto do contexto ecológico. A introdução do CA exige uma mudança nas intervenções, com pessoas com DID, enfatizando a relação entre as capacidades intelectuais e adaptativas e o tipo de apoio para o funcionamento independente e participação social. A intervenção psicomotora parte do movimento e do corpo mediador como fatores basilares para a adaptação individual ao contexto, assumindose como um dos apoios prestados às pessoas com DID e que se pode operacionalizar em diferentes meios (e.g.: o aquático). A utilização da água para fins terapêuticos, é perspetivada como uma prática vantajosa, permitindo explorações psicomotoras, para um novo reportório corporal. Neste sentido, este artigo faz um enquadramento teórico do contributo que a intervenção psicomotora em meio aquático poderá assumir ao nível do comportamento adaptativo e nas competências em meio aquático, de adolescentes e adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.Artigo 2: Apesar da intervenção psicomotora se assumir como um dos apoios prestados a pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) em contexto institucional, continua a fazer-se sentir a necessidade da sua compreensão e aplicação, sentindo-se a necessidade de monitorizar a sua efetividade. O meio aquático possibilita diversas experiências, sensações e aprendizagens que contribuem para o desenvolvimento individual. Este estudo analisa o contributo da intervenção psicomotora em meio aquático no comportamento adaptativo e nas competências em meio aquático de 4 adolescentes, entre os 14 e 17 anos (15.25±1.26) e 4 adultos entre os 24 e 45 anos (34.50±9.33), 6 do género masculino, com DID e institucionalizados. Todos os participantes foram avaliados em três momentos (baseline, pós-intervenção e um mês após a intervenção) através da Escala de Comportamento Adaptativo - versão Portuguesa e Checklist de Avaliação do Meio Aquático. Baseados nos resultados da avaliação baseline, foi planeado e implementado um programa de intervenção psicomotora em meio aquático durante 6 meses, com uma a duas sessões de 45 min por semana. Apesar dos resultados não traduzirem diferenças significativas, observaram-se melhorias qualitativas nas atividades de vida diária e em algumas competências em meio aquático. As principais conclusões e recomendações serão apresentadas.Article 1: Adaptive Behavior, focused on the quality of daily interaction between person and environment has become increasingly important in the newest definitions and comprehensive approach of intellectual and developmental disability (IDD), highlighting an ecological framework. Ensuring a better understanding of IDD as well as a multidimensional approach to human functioning, the introduction of the adaptive behavior construct and its assessment is demanding new and more adjusted interventions, emphasizing the relationship between intellectual and adaptive skills as well as the type of supports needed, for a more independent functioning and social participation. Psychomotor Therapy uses movement as a therapeutic tool and body as the mediating variable, through a wide range of movement activities for personal adaptation to community settings. Psychomotor Therapy is one of the services and supports provided, to people with IDD, in institutions and it can be applied within several environments such as water, due to its properties which allow different and new adjusted psychomotor experiences. This article aims to contribute for an theoretical framework on the contribution of psychomotor intervention in an aquatic environment in both adaptive behavior and aquatic skills of adolescents and adults with intellectual and developmental difficulties.Article 2: Nowadays, Psychomotor Therapy is one of the supports most provided to people with intellectual and developmental disabilities (IDD) in institutional contexts. Nevertheless, the need for its effectiveness assessment is still needed, due to scarce scientific evidences on the field. The aquatic environment provides varied experiences, feelings and learnings that contribute to personal development. Therefore, this study aims to analyze the contribution of a psychomotor therapy program in water, on the adaptive behavior and aquatic skills of 4 adolescents between 14 and 17 years (15:25 ± 1:26) and 4 adults between 24 and 45 years (34.50 ± 9:33), 6 male, with IDD, all institutionalized. All participants were evaluated in three different moments (baseline, post-intervention and one month after the intervention) through the Portuguese version of Adaptive Behavior Scale - and Aquatic Environment Checklist. Based on the baseline evaluation results, a 6-month aquatic psychomotor intervention program was planned and implemented, with one to two sessions of 45 min per week. Although results did not show significant differences, qualitative improvements were observed in daily life activities and in some aquatic skills. Main conclusions and recommendations to research and practice will be presented.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaLeitão, Ana Lúcia Pereira2018-01-24T11:49:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14768TID:201848503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:34.201202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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