A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elsa Daniela Travassos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82569
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_265a36d4169ea488f81f34e8fdcd96fe
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de LatimThe coherence and the development of writing skills in Portuguese and Latin classesTextoCoerência TextualPrincípiosCadeias de ReferênciaRelações discursivasTextTextual coherencePrinciplesReference chainsDiscursive relationsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório, elaborado no âmbito da prática pedagógica supervisionada, procura aferir se a reflexão minuciosa sobre os princípios cognitivos e sobre os mecanismos linguísticos que ajudam a garantir a coerência textual, nas aulas de Português e nas aulas de Latim, favorece a correta aplicabilidade dessas particularidades, por parte dos alunos, e, consequentemente, o desenvolvimento das suas competências de escrita.Na primeira parte deste trabalho, componho uma breve apresentação da instituição de ensino onde realizei a prática pedagógica supervisionada, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, e das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a minha experiência como docente ao longo do ano letivo. Nesta reflexão enumero ainda os textos e os conteúdos abordados em cada aula que lecionei, durante o ano escolar, na disciplina de Português e na disciplina de Latim. Na segunda parte, justifico a escolha da temática deste relatório e incluo um comentário sobre a sua pertinência e a sua presença nas orientações programáticas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, seja na disciplina de Português seja na disciplina de Latim. Seguidamente, procedo à sua fundamentação teórica e à sua didatização nas turmas de Português (11ºB) e de Latim (11ºA), apresentando os materiais usados na lecionação das aulas. Por último, apresento a discussão dos dados resultantes desta investigação e teço algumas considerações relativamente ao trabalho desenvolvido quer por mim quer pelos alunos.Tendo em conta o índice de sucesso alcançado, confiro que a ponderação sobre as peculiaridades da coerência textual facilitou aos alunos a apreensão e a praticabilidade desses aspetos textuais, contribuindo, por isso, para o progresso das suas destrezas de escrita.This report, drawn up in the scope of supervised pedagogical practice, attempts to evaluate if the thorough reflection on cognitive principles and language mechanisms that help to ensure textual coherence, in both Portuguese and Latin classes, favours the correct application of these particular qualities by the students, and, consequently, the development of their writing skills.On the first section, I conduct a presentation of the educational institution where I performed my supervised pedagogical practice, Dr. Bernardino Machado Secondary School, as well as the classes assigned to me, 11º A and 11º B; followed by a reflection on my experience as a teacher throughout the school year. In this reflection I also enumerate the texts and the contents covered in each class that I taught during the academic year, in the discipline of Portuguese and in the discipline of Latin.In the second part, I briefly justify the choice of the thesis I have chosen for this report, including a theoretical assessment of its pertinence and its presence in the programmatic guidelines of Basic Education and Secondary Education, in the discipline of Portuguese and in the discipline of Latin. Following that, I proceed to its theoretical foundation and to its didatization in the Portuguese (11ºB) and Latin (11ºA) classes, presenting the materials used in class teaching. On the last section, I present a discussion of the data resulting from this analysis, leading to some final considerations in relation to the work developed by me and the students.Taking into account the achieved success rate, I am able to confirm that the reasoning on the peculiarities of textual coherence eased the learning process of the students, as well as the practical application of these textual variables, and therefore contributing to the improvement of their writing skills.2018-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82569http://hdl.handle.net/10316/82569TID:202044556porRodrigues, Elsa Daniela Travassosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:12:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:27.001913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
The coherence and the development of writing skills in Portuguese and Latin classes
title A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
spellingShingle A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
Rodrigues, Elsa Daniela Travassos
Texto
Coerência Textual
Princípios
Cadeias de Referência
Relações discursivas
Text
Textual coherence
Principles
Reference chains
Discursive relations
title_short A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
title_full A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
title_fullStr A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
title_full_unstemmed A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
title_sort A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
author Rodrigues, Elsa Daniela Travassos
author_facet Rodrigues, Elsa Daniela Travassos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elsa Daniela Travassos
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Coerência Textual
Princípios
Cadeias de Referência
Relações discursivas
Text
Textual coherence
Principles
Reference chains
Discursive relations
topic Texto
Coerência Textual
Princípios
Cadeias de Referência
Relações discursivas
Text
Textual coherence
Principles
Reference chains
Discursive relations
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82569
http://hdl.handle.net/10316/82569
TID:202044556
url http://hdl.handle.net/10316/82569
identifier_str_mv TID:202044556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133936968794112