A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Susana Catarina Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78685
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_957977f91a082386398aee8edda915cd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de PortuguêsEnsino da escritaCoesão e coerência textualTeaching of writingCohesion and textual coherenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta o projeto de investigação-ação realizado ao longo de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Construído a partir do diagnóstico resultante da observação de aulas, no início do ano, este projeto teve como objetivo desenhar, implementar e avaliar estratégias de ensino da escrita, focadas em aspetos relativos à coesão e à coerência textual, no ensino secundário, sendo concretizado em atividades de compreensão, análise e produção de texto. Este relatório de estágio é composto por três partes: uma parte teórica, em que se procede a uma contextualização da escrita, dos seus subprocessos e da coesão e coerência e, a leitura; e duas partes práticas, em que se procede à contextualização do contexto de intervenção e a implementação do projeto onde são descritas as atividades desenvolvidas objetivando-se desenvolvimento das competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas, ou seja, o aluno deveria ficar capaz de redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados recorrendo à coerência e coesão. O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunosThis report presents the project carried out over a year of curricular internship integrated in the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. Designed from the diagnosis resulting from the observation of classes at the beginning of the year, this project aimed to design, implement, and evaluate strategies for teaching writing, focused on aspects related to textual cohesion and coherence, in secondary education, being implemented in comprehension, analysis and text production activities. This internship report consists of three parts: a theoretical part, in which the writing, its subprocesses and cohesion and coherence and reading are contextualized; and two practical parts, in which the work is contextualized and where the activities developed are described enhancing to develop the students’ writing skills, that is, the student should be able to write with ease, consistency, adequacy and correction of the planned texts, resorting to coherence and cohesion. The report ends with the evaluation of the work developed, based on the analysis of the texts produced by the students.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoEsteves, Susana Catarina Pereira2022-04-052022-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78685por203006232info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:38.883543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
title A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
spellingShingle A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
Esteves, Susana Catarina Pereira
Ensino da escrita
Coesão e coerência textual
Teaching of writing
Cohesion and textual coherence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
title_full A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
title_fullStr A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
title_full_unstemmed A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
title_sort A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
author Esteves, Susana Catarina Pereira
author_facet Esteves, Susana Catarina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Susana Catarina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Coesão e coerência textual
Teaching of writing
Cohesion and textual coherence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da escrita
Coesão e coerência textual
Teaching of writing
Cohesion and textual coherence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
2022-04-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78685
url https://hdl.handle.net/1822/78685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132924035989504