Ensino superior uma oportunidade para todos?: novas abordagens para o apoio aos estudantes com carências económicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Alexandra Sofia Valente Roda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8138
Resumo: Portugal tem vindo a apresentar sinais evidente de crise económica e consequentemente o empobrecimento da população. Também no ensino superior se tem notado a falta de recursos, acabando desincentivar a prossecução dos estudos pelos mais jovens, lançando-os prematuramente para um mercado de trabalho, inexistente. As universidades vêm, assim, a sua população estudantil diminuída, porque os estudantes nem chegam a ingressar, ou porque os estudantes desistem por motivos económicos. Contrariando esta tendência, procuram-se meios alternativos aos apoios sociais estatais, ensaiando-se outros apoios, para suprimir dificuldades prementes, e que incentivem essa franja da população a não abandonar o ensino superior, resolvendo situações de crise emergente, capaz de motivar uma proatividade estudantil. O Fundo de Apoio Social (FAS), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi criado como uma nova abordagem, complementar à ação social, em que novas formas de responsabilidade social, tentando fazer a diferença nas opções de continuidade dos estudos, apresentando-se enquanto medida supletiva. Baseado num trabalho de investigação, o desenvolvimento da pesquisa suportou-se numa metodologia mista. Para a recolha dos dados foi utilizado a pesquisa documental, a análise bibliográfica e entrevistas efetuadas presencialmente, com a finalidade de verificar o impacto desta medida na população estudantil, e averiguar, ainda, em que medida este apoio foi decisivo para evitar o abandono escolar. Dos resultados apurados verificou-se uma aceitação positiva da medida pelos seus beneficiários estudantes, apontando-a como uma mudança, permitindo referencia-la como um reforço na responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior (IES), no caso da UTAD, vinculando-as ao seu público-alvo e comprometendo-as com a sustentabilidade.
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