Ensino superior uma oportunidade para todos?: novas abordagens para o apoio aos estudantes com carências económicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8138 |
Resumo: | Portugal tem vindo a apresentar sinais evidente de crise económica e consequentemente o empobrecimento da população. Também no ensino superior se tem notado a falta de recursos, acabando desincentivar a prossecução dos estudos pelos mais jovens, lançando-os prematuramente para um mercado de trabalho, inexistente. As universidades vêm, assim, a sua população estudantil diminuída, porque os estudantes nem chegam a ingressar, ou porque os estudantes desistem por motivos económicos. Contrariando esta tendência, procuram-se meios alternativos aos apoios sociais estatais, ensaiando-se outros apoios, para suprimir dificuldades prementes, e que incentivem essa franja da população a não abandonar o ensino superior, resolvendo situações de crise emergente, capaz de motivar uma proatividade estudantil. O Fundo de Apoio Social (FAS), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi criado como uma nova abordagem, complementar à ação social, em que novas formas de responsabilidade social, tentando fazer a diferença nas opções de continuidade dos estudos, apresentando-se enquanto medida supletiva. Baseado num trabalho de investigação, o desenvolvimento da pesquisa suportou-se numa metodologia mista. Para a recolha dos dados foi utilizado a pesquisa documental, a análise bibliográfica e entrevistas efetuadas presencialmente, com a finalidade de verificar o impacto desta medida na população estudantil, e averiguar, ainda, em que medida este apoio foi decisivo para evitar o abandono escolar. Dos resultados apurados verificou-se uma aceitação positiva da medida pelos seus beneficiários estudantes, apontando-a como uma mudança, permitindo referencia-la como um reforço na responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior (IES), no caso da UTAD, vinculando-as ao seu público-alvo e comprometendo-as com a sustentabilidade. |
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Ensino superior uma oportunidade para todos?: novas abordagens para o apoio aos estudantes com carências económicasAção socialPolíticaBolsas de estudoEnsino superiorResponsabilidade socialMudança socialFundo de apoio socialPortugal tem vindo a apresentar sinais evidente de crise económica e consequentemente o empobrecimento da população. Também no ensino superior se tem notado a falta de recursos, acabando desincentivar a prossecução dos estudos pelos mais jovens, lançando-os prematuramente para um mercado de trabalho, inexistente. As universidades vêm, assim, a sua população estudantil diminuída, porque os estudantes nem chegam a ingressar, ou porque os estudantes desistem por motivos económicos. Contrariando esta tendência, procuram-se meios alternativos aos apoios sociais estatais, ensaiando-se outros apoios, para suprimir dificuldades prementes, e que incentivem essa franja da população a não abandonar o ensino superior, resolvendo situações de crise emergente, capaz de motivar uma proatividade estudantil. O Fundo de Apoio Social (FAS), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi criado como uma nova abordagem, complementar à ação social, em que novas formas de responsabilidade social, tentando fazer a diferença nas opções de continuidade dos estudos, apresentando-se enquanto medida supletiva. Baseado num trabalho de investigação, o desenvolvimento da pesquisa suportou-se numa metodologia mista. Para a recolha dos dados foi utilizado a pesquisa documental, a análise bibliográfica e entrevistas efetuadas presencialmente, com a finalidade de verificar o impacto desta medida na população estudantil, e averiguar, ainda, em que medida este apoio foi decisivo para evitar o abandono escolar. Dos resultados apurados verificou-se uma aceitação positiva da medida pelos seus beneficiários estudantes, apontando-a como uma mudança, permitindo referencia-la como um reforço na responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior (IES), no caso da UTAD, vinculando-as ao seu público-alvo e comprometendo-as com a sustentabilidade.Portugal has been showing signs of an economic crisis and, consequently, the impoverishment of the population. Also in higher education has been the lack of resources, leaving the studies by the younger, throwing them prematurely into a labor market that does not exist. The universities have thus reduced their student population, some because they do not even have access, others because they gave up for economic reasons. In this way, they seek alternative means to state social support, rehearse other supports, to suppress pressing difficulties, and to encourage this population not to abandon higher education, solving situations of emergent crisis, capable of a student proactivity. The Social Support Fund (FAS), at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), was created as a new approach to social welfare in which new forms of social responsibility make a difference in the option of Students, as a supplementary measure. Based on research work, the research development was based on a mixed methodology. To collect the data, we used documentary, bibliographical research and interviews carried out in person to verify the impact of this measure on the student population, to determine the extent to which this support was decisive in order to avoid dropping out of school. From the verified results, there was a positive acceptance, pointing it as a change, allowing a reference in a reinforcement in the social responsibility of Higher Education Institutions, linked to its target and committed to sustainability.2017-11-21T15:57:26Z2017-11-21T00:00:00Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8138TID:202030644porSequeira, Alexandra Sofia Valente Rodainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:31.698233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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