Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Maria João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7655
Resumo: Neste texto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura, com os objetivos de compreender o modo como estudantes de Educação percecionam a língua portuguesa e de propor linhas de intervenção didática que promovam o reconhecimento do português como língua pluricêntrica. O corpus de análise foi constituído por 8 publicações de investigadores que integravam um projeto sobre representações de estudantes em Educação. Procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados revelam algumas dificuldades destes participantes no reconhecimento da (riqueza da) variação intralinguística da língua portuguesa e consequente estatuto de língua pluricêntrica, conceitos que discutimos também na revisão de literatura. Estas crenças e atitudes conduzem à necessidade de intervir didaticamente junto deste público, no espaço da Educação em Português.
id RCAP_266101f2d36fb5ee969eb8647145d78b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXIPluricentrismoVariação intralinguísticaíngua portuguesaEducação em portuguêsPluricentrismIntralinguistic variationPortuguese languageEducation in PortugueseNeste texto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura, com os objetivos de compreender o modo como estudantes de Educação percecionam a língua portuguesa e de propor linhas de intervenção didática que promovam o reconhecimento do português como língua pluricêntrica. O corpus de análise foi constituído por 8 publicações de investigadores que integravam um projeto sobre representações de estudantes em Educação. Procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados revelam algumas dificuldades destes participantes no reconhecimento da (riqueza da) variação intralinguística da língua portuguesa e consequente estatuto de língua pluricêntrica, conceitos que discutimos também na revisão de literatura. Estas crenças e atitudes conduzem à necessidade de intervir didaticamente junto deste público, no espaço da Educação em Português.In this text, we present a systematic literature review aimed to understand the way students of Education perceive Portuguese language and to suggest guidelines for a didactic intervention capable of promoting its acknowledgement as a pluricentric language. The corpus which is analyzed consists of 8 texts published by researches involved in a project dealing with the conceptions of students of Education on Portuguese language and it was submitted to content analysis. The results revealed that the participants had some trouble acknowledging the importance of the intralinguistic variation of Portuguese language and consequently its existence as a pluricentric language, concepts which are discussed in the literature review. These conceptions and the attitudes related to them determine the need to promote a didactic intervention aimed for this public, within Education in Portuguese.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacário, Maria JoãoSá, Cristina Manuela2023-03-09T10:56:02Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7655porMacário, M. J., & Sá, C. M. (2022). Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI. Estudos Linguísticos e Literários, 73, 338–356. https://doi.org/10.9771/ell.i73.46700https://doi.org/10.9771/ell.i73.46700info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-11T02:30:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:52.163806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
title Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
spellingShingle Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
Macário, Maria João
Pluricentrismo
Variação intralinguística
íngua portuguesa
Educação em português
Pluricentrism
Intralinguistic variation
Portuguese language
Education in Portuguese
title_short Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
title_full Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
title_fullStr Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
title_full_unstemmed Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
title_sort Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI
author Macário, Maria João
author_facet Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Pluricentrismo
Variação intralinguística
íngua portuguesa
Educação em português
Pluricentrism
Intralinguistic variation
Portuguese language
Education in Portuguese
topic Pluricentrismo
Variação intralinguística
íngua portuguesa
Educação em português
Pluricentrism
Intralinguistic variation
Portuguese language
Education in Portuguese
description Neste texto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura, com os objetivos de compreender o modo como estudantes de Educação percecionam a língua portuguesa e de propor linhas de intervenção didática que promovam o reconhecimento do português como língua pluricêntrica. O corpus de análise foi constituído por 8 publicações de investigadores que integravam um projeto sobre representações de estudantes em Educação. Procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados revelam algumas dificuldades destes participantes no reconhecimento da (riqueza da) variação intralinguística da língua portuguesa e consequente estatuto de língua pluricêntrica, conceitos que discutimos também na revisão de literatura. Estas crenças e atitudes conduzem à necessidade de intervir didaticamente junto deste público, no espaço da Educação em Português.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-09T10:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7655
url http://hdl.handle.net/10400.19/7655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macário, M. J., & Sá, C. M. (2022). Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI. Estudos Linguísticos e Literários, 73, 338–356. https://doi.org/10.9771/ell.i73.46700
https://doi.org/10.9771/ell.i73.46700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131313742020608