Cultura e imagem corporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.184 |
Resumo: | O presente artigo tem como objectivo tratar a relação existente entre cultura e imagem corporal. Pretendemos saber de que forma é que os factores socioculturais influenciam a maior ou menor satisfação com a imagem física. A ênfase é dada à cultura ocidental, cujos principais “representantes” são os Estados Unidos da América e a Europa, uma vez que, principalmente através dos media, os seus valores chegam a toda a parte do mundo, influenciando, mesmo, as demais culturas. Nesta perspectiva, ao longo do artigo, é retratada uma verdadeira “cultura do magro” que, atendendo às investigações até agora realizadas, apontam o sexo feminino como a principal “vítima”. Todavia, é cada vez mais evidente que a insatisfação corporal é uma realidade para ambos os sexos e um resultado directo do não enquadramento em padrões estético-culturais. |
id |
RCAP_2668f3877a2016b22600af9de4521b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura e imagem corporalCultura e imagem corporalOriginal ArticleO presente artigo tem como objectivo tratar a relação existente entre cultura e imagem corporal. Pretendemos saber de que forma é que os factores socioculturais influenciam a maior ou menor satisfação com a imagem física. A ênfase é dada à cultura ocidental, cujos principais “representantes” são os Estados Unidos da América e a Europa, uma vez que, principalmente através dos media, os seus valores chegam a toda a parte do mundo, influenciando, mesmo, as demais culturas. Nesta perspectiva, ao longo do artigo, é retratada uma verdadeira “cultura do magro” que, atendendo às investigações até agora realizadas, apontam o sexo feminino como a principal “vítima”. Todavia, é cada vez mais evidente que a insatisfação corporal é uma realidade para ambos os sexos e um resultado directo do não enquadramento em padrões estético-culturais.The present study aims to investigate the relationship between culture and body image. We intend to know how socio-cultural factors influence the levels of satisfaction with body image. The emphasis is given to the cultural values as represented by the sociocultural norms of societies such as the United States of America and Europe. It is argued that through the media, the values of these industrialized societies are dissipated throughout the world provoking cultural changes and uniformization of behavioural standards. From the literature review, it is possible to conclude that body dissatisfaction is a reality to both sexes and a direct result of the non-conformity to cultural-esthetical patterns promoted by the profit-oriented societies.Edições Sílabas Didáticas2009-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.184por2182-29721646-107XAlves, DinaPinto, MárioAlves, SaraMota, AlexandraLeirós, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:42.518475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e imagem corporal Cultura e imagem corporal |
title |
Cultura e imagem corporal |
spellingShingle |
Cultura e imagem corporal Alves, Dina Original Article |
title_short |
Cultura e imagem corporal |
title_full |
Cultura e imagem corporal |
title_fullStr |
Cultura e imagem corporal |
title_full_unstemmed |
Cultura e imagem corporal |
title_sort |
Cultura e imagem corporal |
author |
Alves, Dina |
author_facet |
Alves, Dina Pinto, Mário Alves, Sara Mota, Alexandra Leirós, Vera |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Mário Alves, Sara Mota, Alexandra Leirós, Vera |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Dina Pinto, Mário Alves, Sara Mota, Alexandra Leirós, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
O presente artigo tem como objectivo tratar a relação existente entre cultura e imagem corporal. Pretendemos saber de que forma é que os factores socioculturais influenciam a maior ou menor satisfação com a imagem física. A ênfase é dada à cultura ocidental, cujos principais “representantes” são os Estados Unidos da América e a Europa, uma vez que, principalmente através dos media, os seus valores chegam a toda a parte do mundo, influenciando, mesmo, as demais culturas. Nesta perspectiva, ao longo do artigo, é retratada uma verdadeira “cultura do magro” que, atendendo às investigações até agora realizadas, apontam o sexo feminino como a principal “vítima”. Todavia, é cada vez mais evidente que a insatisfação corporal é uma realidade para ambos os sexos e um resultado directo do não enquadramento em padrões estético-culturais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.184 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130165446443008 |