Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2701
Resumo: Actualmente, os smartphones e outros dispositivos móveis têm vindo a ser dotados com cada vez maior poder computacional, sendo capazes de executar um vasto conjunto de aplicações desde simples programas de para tirar notas até sofisticados programas de navegação. Porém, mesmo com a evolução do seu hardware, os actuais dispositivos móveis ainda não possuem as mesmas capacidades que os computadores de mesa ou portáteis. Uma possível solução para este problema é distribuir a aplicação, executando partes dela no dispositivo local e o resto em outros dispositivos ligados à rede. Adicionalmente, alguns tipos de aplicações como aplicações multimédia, jogos electrónicos ou aplicações de ambiente imersivos possuem requisitos em termos de Qualidade de Serviço, particularmente de tempo real. Ao longo desta tese é proposto um sistema de execução de código remota para sistemas distribuídos com restrições de tempo-real. A arquitectura proposta adapta-se a sistemas que necessitem de executar periodicamente e em paralelo mesmo conjunto de funções com garantias de tempo real, mesmo desconhecendo os tempos de execução das referidas funções. A plataforma proposta foi desenvolvida para sistemas móveis capazes de executar o Sistema Operativo Android.
id RCAP_267af616e547225bbbb16801e372e3d7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environmentMobilidade de códigoExecução remota de códigoJogos para telemóvelMotores de FísicaSistemas adaptativosSistema Operativo AndroidCode offloadingCode mobilityAdaptative systemsMobile gamesPhysics simulationAndroid Operating SystemActualmente, os smartphones e outros dispositivos móveis têm vindo a ser dotados com cada vez maior poder computacional, sendo capazes de executar um vasto conjunto de aplicações desde simples programas de para tirar notas até sofisticados programas de navegação. Porém, mesmo com a evolução do seu hardware, os actuais dispositivos móveis ainda não possuem as mesmas capacidades que os computadores de mesa ou portáteis. Uma possível solução para este problema é distribuir a aplicação, executando partes dela no dispositivo local e o resto em outros dispositivos ligados à rede. Adicionalmente, alguns tipos de aplicações como aplicações multimédia, jogos electrónicos ou aplicações de ambiente imersivos possuem requisitos em termos de Qualidade de Serviço, particularmente de tempo real. Ao longo desta tese é proposto um sistema de execução de código remota para sistemas distribuídos com restrições de tempo-real. A arquitectura proposta adapta-se a sistemas que necessitem de executar periodicamente e em paralelo mesmo conjunto de funções com garantias de tempo real, mesmo desconhecendo os tempos de execução das referidas funções. A plataforma proposta foi desenvolvida para sistemas móveis capazes de executar o Sistema Operativo Android.Smartphones and other mobile devices are becoming more powerful and are capable of executing several applications in a concurrent manner. Although the hardware capabilities of mobile devices are increasing in an unprecedented way, they still do not possess the same features and resources of a common desktop or laptop PC. A potential solution for this limitation might be to distribute an application by running some of its parts locally while running the remaining parts on other devices. Additionally, there are several types of applications in domains such as multimedia, gaming or immersive environments that require soft real-time constraints which have to be guaranteed. In this work we are targeting highly dynamic distributed systems with Quality of Service (QoS) constraints, where the traditional models of computation are not sufficient to handle the users’ or applications’ requests. Therefore, new models of computation are needed to overcome the above limitations in order to satisfy the applications’ or users’ requirements. Code offloading techniques allied with resource management seem very promising as each node may use neighbour nodes to request for help in order to perform demanding computations that cannot be done locally. In this demanding context, a full-fledged framework was developed with the objective of integrating code offloading techniques on top of a middleware framework that provides QoS and real-time guarantees to the applications. This paper describes the implementation of the above-mentioned framework in the Android platform as well as a proof-of-concept application to demonstrate the most important concepts of code offloading, QoS and real-time scheduling.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoFerreira, Luís LinoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Guilherme2013-11-11T14:22:27Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2701enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:42:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:42.626113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
title Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
spellingShingle Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
Silva, Guilherme
Mobilidade de código
Execução remota de código
Jogos para telemóvel
Motores de Física
Sistemas adaptativos
Sistema Operativo Android
Code offloading
Code mobility
Adaptative systems
Mobile games
Physics simulation
Android Operating System
title_short Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
title_full Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
title_fullStr Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
title_full_unstemmed Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
title_sort Code offloading on real-time multimedia systems: a framework for handling code mobility and code offloading in a QoS aware environment
author Silva, Guilherme
author_facet Silva, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Luís Lino
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade de código
Execução remota de código
Jogos para telemóvel
Motores de Física
Sistemas adaptativos
Sistema Operativo Android
Code offloading
Code mobility
Adaptative systems
Mobile games
Physics simulation
Android Operating System
topic Mobilidade de código
Execução remota de código
Jogos para telemóvel
Motores de Física
Sistemas adaptativos
Sistema Operativo Android
Code offloading
Code mobility
Adaptative systems
Mobile games
Physics simulation
Android Operating System
description Actualmente, os smartphones e outros dispositivos móveis têm vindo a ser dotados com cada vez maior poder computacional, sendo capazes de executar um vasto conjunto de aplicações desde simples programas de para tirar notas até sofisticados programas de navegação. Porém, mesmo com a evolução do seu hardware, os actuais dispositivos móveis ainda não possuem as mesmas capacidades que os computadores de mesa ou portáteis. Uma possível solução para este problema é distribuir a aplicação, executando partes dela no dispositivo local e o resto em outros dispositivos ligados à rede. Adicionalmente, alguns tipos de aplicações como aplicações multimédia, jogos electrónicos ou aplicações de ambiente imersivos possuem requisitos em termos de Qualidade de Serviço, particularmente de tempo real. Ao longo desta tese é proposto um sistema de execução de código remota para sistemas distribuídos com restrições de tempo-real. A arquitectura proposta adapta-se a sistemas que necessitem de executar periodicamente e em paralelo mesmo conjunto de funções com garantias de tempo real, mesmo desconhecendo os tempos de execução das referidas funções. A plataforma proposta foi desenvolvida para sistemas móveis capazes de executar o Sistema Operativo Android.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-11-11T14:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2701
url http://hdl.handle.net/10400.22/2701
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131332092100608