A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ágata Cernadas Ricca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7947
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_267e664f322aa402b09f3c5fc5de404b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da músicaImprovisaçãoCoroPedagogiaEnsaioCriatividadeImprovisationChoirPedagogyRehearsalCreativityRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (prática pedagógica) - O presente Relatório de Estágio reflecte o Estágio de Ensino Especializado realizado no ano lectivo de 2016/2017 no Instituto Gregoriano de Lisboa, na disciplina de Coro. O facto de se observar o trabalho realizado por três professores diferentes em três turmas de níveis distintos e, por isso, com necessidades específicas fez com que o tipo de dificuldades encontradas e estratégias aprendidas fossem muito diversificadas. Da parte da observação foi então possível apreender muito do que depois foi utilizado na altura de aplicar os conhecimentos às práticas pedagógicas. Como docente ainda com pouca experiência na área, os obstáculos encontrados no momento da aula, por muito que haja trabalho de preparação e de antecipação feito no planeamento do ensaio, têm de ter uma resolução in loco, eficaz e com um ritmo adequado de aula, de maneira a que não se perca a atenção da turma. Esta questão do ritmo de aula é talvez, numa primeira fase, a mais difícil de estabelecer e que, apesar de compreendida através das aulas de Didáctica Específica e das práticas de estágio, terá de ser aperfeiçoada com a experiência como docente, que começará agora de uma forma mais rica tendo como mais-valias as estratégias aprendidas no estágio.Resumo II (projecto de investigação) O projecto de investigação aqui presente “A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música” surgiu da ideia de que em Portugal há ainda pouca informação, em geral, sobre a aplicação da improvisação no ensino da música (com a excepção do jazz) e, em particular, no que diz respeito às aulas de conjunto, no caso em estudo, de coro. Baseada na pergunta “Poderá ser a improvisação em conjunto uma ferramenta pedagógica útil nas aulas de coro das escolas do ensino especializado da música em Portugal?”, esta investigação, através da aplicação de um método múltiplo, da revisão de literatura e da aplicação de questionários respondidos por 54 professores de coro de todo o país, tentou perceber qual o panorama português no que diz respeito a este assunto. De um modo geral, e de acordo com o que a pesquisa já indicava, há menos professores a utilizar a improvisação do que aqueles que não a aplicam nas suas aulas; muitos não o fazem por falta de tempo, outros por não acharem adequado ou por não saberem como a introduzir nas suas aulas. Há, no entanto, uma demonstração de grande abertura no sentido dos docentes que não abordam a improvisação com as suas turmas o poderem vir a fazer no futuro. Este trabalho abre portas para mais investigações sobre o tema que constituam bases para ajudar os docentes a trabalhar a improvisação e incentivem as próprias instituições superiores a criarem estruturas que preparem melhor os futuros professores nesta matéria.Abstract I (Teaching) - This report reflects the experience of the professional music training internship, more specifically on the subject of choir that took place in the school year 2016/2017 in Instituto Gregoriano de Lisboa. The opportunity to observe the work of three different teachers in three classes of various levels and with distinct needs and difficulties allowed me to learn very diversified teaching strategies. Those were of immense importance for my internship and represented a great amount of the techniques I was able to use when it came the time for me to give the assisted lessons. As a teacher with yet few experience in the field the obstacles found in the moment of class, even if there was a great deal of planning beforehand, can only have a in loco solution that has to be both effective and time efficient in order to preserve the attention of the students and the pace of the lesson. This matter of the correct pace is maybe, in an early stage, the most difficult to achieve. Despite being theoretically understood through the lessons of Didática Específica and the internship experience, the ideal rhythm will only be perfected with real experience as a teacher and that will start now in a richer way with the benefit of all the knowledge acquired in this internship.Abstract II (Research) - This investigation project “The utilization of improvisation in group in choir classes in Portuguese music schools” came from the idea that in Portugal there isn’t much information as a whole about the use of improvisation in music education (with the exception of jazz) and in particular in lessons of choir. Based on the question “Can improvisation in group be a useful pedagogic tool in the choir lessons of the Portuguese music schools?”, this investigation tried to understand the portuguese landscape with regard to this matter through the use of multiple methods like the state of art and questionnaires that were answered by 54 choir teachers from all over the country. In general and as the research showed, there are less teachers using improvisation that those who don’t. Many don’t use the technique because there is a lack of time to develop it or knowledge to apply it and others do not think it is an appropriate resource to achieve their objectives for the class. However these negative responses demonstrate an attitude of open-mindedness towards the possibility of using the tool in the future. This paper opens the door for more investigation about the subject in order to construct more solid foundations that help the teachers work with improvisation and stimulate the higher iInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaLourenço, PauloRCIPLGonçalves, Ágata Cernadas Ricca2018-01-19T11:03:14Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7947TID:201825597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:48.049033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
title A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
spellingShingle A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
Gonçalves, Ágata Cernadas Ricca
Improvisação
Coro
Pedagogia
Ensaio
Criatividade
Improvisation
Choir
Pedagogy
Rehearsal
Creativity
title_short A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
title_full A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
title_fullStr A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
title_full_unstemmed A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
title_sort A utilização da improvisação em conjunto nas aulas de coro das escolas portuguesas do ensino especializado da música
author Gonçalves, Ágata Cernadas Ricca
author_facet Gonçalves, Ágata Cernadas Ricca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Paulo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ágata Cernadas Ricca
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação
Coro
Pedagogia
Ensaio
Criatividade
Improvisation
Choir
Pedagogy
Rehearsal
Creativity
topic Improvisação
Coro
Pedagogia
Ensaio
Criatividade
Improvisation
Choir
Pedagogy
Rehearsal
Creativity
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
2018-01-19T11:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7947
TID:201825597
url http://hdl.handle.net/10400.21/7947
identifier_str_mv TID:201825597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429443330048