Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnac, Régine Marie-Jeanne
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9719
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
id RCAP_2eed562dab5b4b1927ed63b01c52aad4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grauImprovisaçãoMotivaçãoCriatividadeAprendizagem da guitarra clássicaImprovisationMotivationCreativityClassical guitar teaching learningRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I - A primeira parte do relatório de estágio apresenta diversos aspetos, uns gerais e outros mais específicos, das práticas educativas desenvolvidas no contexto da minha atividade de professora de guitarra clássica no Conservatório de Música de Sintra (CMS) ao longo do ano letivo 2015-2016. Algumas aulas dadas em cada período letivo a três alunos de idades e de níveis diferentes foram observadas em conjunto com o professor orientador. Neste contexto realizei umas fichas de observação de aulas que apresentam os comentários do professor orientador e diversos quadros, entre os quais alguns exercícios técnicos básicos específicos para ambas as mãos e para a prática da velocidade. Analisei as práticas pedagógicas desenvolvidas através de diversas observações e de reflexões ligadas a questões específicas à aprendizagem de cada aluno observado ou dos alunos em geral. Consequentemente elaborei estratégias que ajudassem a potenciar a aprendizagem dos alunos. A análise das práticas educativas desenvolvidas baseou-se no estudo das fichas de observação de aulas e dos planos de preparação de aulas, e em observações pessoais. O estudo de uma experiência específica de composição efetuada por um dos alunos observados ao longo do 2º período permitiu complementar a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas. A análise das aulas levou a uma reflexão abrangente sobre a minha atividade docente exercida ao longo do ano letivo de 2015-2016.Resumo II - A segunda parte do relatório de estágio corresponde a uma pesquisa realizada no CMS durante o segundo período do ano letivo de 2015-2016. Procurei investigar a influência de elementos de improvisação introduzidos nas aulas de guitarra clássica dadas a uma aluna de 3º grau do Curso Básico. Esses elementos de improvisação basearam-se em diversos aspetos das peças estudadas, tais como as digitações, a condução de duas vozes ou a realização de acordes originais. Em muitas ocasiões, a aluna tocava a partitura acompanhada por um acompanhamento improvisado da professora. De modo geral, tocar em conjunto com a professora teve um impacto positivo sobre a qualidade de desempenho da aluna. Tocando em contextos mais criativos, a aluna exteriorizou mais reações e a professora ficou um pouco mais retraída. A aluna mostrou mais alegria em enfrentar os novos desafios propostos. E, apesar do seu receio em improvisar, acreditou que os exercícios realizados com elementos de improvisação a ajudaram a aprender melhor o repertório estudado. Elaborei uma codificação específica das formas de tocar utilizadas nas aulas para agilizar a recolha e a análise de dados.Abstract I - The first part of the internship report introduces several topics - some general and other more specific - of the educational practices developed in the context of my activity as a classical guitar teacher at the Conservatório de Música de Sintra (CMS) throughout the academic year of 2015-2016. In each school term, some of the classes (taught to three students of different ages and levels) were observed together with the teacher advisor. In this context, I prepared some class observation worksheets that show the teacher advisor's comments and several charts, including some with basic technical exercises specific to both hands and the practice of speed. I analyzed the pedagogical practices developed through several observations and reflections related to specific questions concerning the learning capability of each student observed or the students in general. Therefore, I developed strategies that would help the students’ aptitude to learn. The analysis of the educational practices developed was based on the study of the observation worksheets of classes, of class preparation plans and on personal observations. The study of a specific experience of composition carried out by one of the students observed throughout the second term allowed to go further into the analysis of the pedagogical practices developed. The analysis of the classes led to a comprehensive reflection of my teaching activity during the academic year 2015-2016.Abstract II - The second part of the internship report corresponds to a research conducted at CMS during the second term of the 2015-2016 school year. I tried to investigate the influence of elements of improvisation introduced in classes of classic guitar given to a student of the third degree. These elements of improvisation were based on several aspects of the pieces studied, such as guitar fingerings, the leading of two melodic voices or the performance of original chords. On several occasions, the student played the score together with the teacher who improvised along the way. In general, playing together with the teacher had a positive impact on the quality of the student's performance. When playing in more creative contexts, the student was more expressive and the teacher became a little more withdrawn. The student showed more joy in facing the new challenges proposed. And, in spite of her fear of improvisation, she believed that the exercises performed, with elements of improvisation, helped her to learn the repertoire studied a lot better. I developed a specific code concerning the forms of playing used in class so that I could expedite the gathering and analysis of data/information.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaGonçalves, António Jorge Santa BárbaraDuarte, João PedroRCIPLCampagnac, Régine Marie-Jeanne2019-03-14T10:43:58Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9719TID:202189805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:14.351677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
title Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
spellingShingle Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
Campagnac, Régine Marie-Jeanne
Improvisação
Motivação
Criatividade
Aprendizagem da guitarra clássica
Improvisation
Motivation
Creativity
Classical guitar teaching learning
title_short Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
title_full Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
title_fullStr Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
title_full_unstemmed Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
title_sort Elementos de improvisação nas aulas de guitarra: influência na aprendizagem e na motivação de uma aluna de 3º grau
author Campagnac, Régine Marie-Jeanne
author_facet Campagnac, Régine Marie-Jeanne
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, António Jorge Santa Bárbara
Duarte, João Pedro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Campagnac, Régine Marie-Jeanne
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação
Motivação
Criatividade
Aprendizagem da guitarra clássica
Improvisation
Motivation
Creativity
Classical guitar teaching learning
topic Improvisação
Motivação
Criatividade
Aprendizagem da guitarra clássica
Improvisation
Motivation
Creativity
Classical guitar teaching learning
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T10:43:58Z
2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9719
TID:202189805
url http://hdl.handle.net/10400.21/9719
identifier_str_mv TID:202189805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133446718619648