A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baeta, Agda Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96566
Resumo: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_2683b62913c1e4aa302f724e4d6fd123
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das MulheresThe Representation of Women in Organizational Communication: LinkedIn Analysis of the 100 Largest Portuguese and Brazilian Companies on International Women's Daypós-feminismointerseccionalidadecomunicação organizacionalLinkedInpostfeminismintersectionalityorganizational communicationLinkedInDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de LetrasThe media and cultural products have disseminated feminism according to a neoliberal logic that sums it up to the freedom of choice and the individual empowerment of women, predominantly white, young, thin, without disabilities, middle class, and heterosexuals. From this perspective, they ignore issues related to collective rights, multiculturalism, and the intersectionality of gender with other social categories of oppression - such as race, class, age, weight, disability, and sexuality - depoliticizing the feminist cause. This phenomenon is often called post-feminism, a discursive formation that uses the vocabulary and values of feminisms, as social movements, to establish seemingly new stereotypes of femininity, but that reaffirm the conventional gender hierarchies. Many analyzes of the representation of women in advertising show that Western companies follow this same path in their marketing communication. However, Organizational Communication, in this sense, is little studied. This investigation measured, in the Portuguese and Brazilian contexts, through a Content Analysis, if the companies in their institutional speeches disseminated on LinkedIn demonstrate an understanding of intersectionality and if they have any type of action that contributes to reduce social discrepancies. To this end, the posts of the 100 largest companies in each of the countries, published at the time of the International Women's Day, were analyzed and characteristics related to post-feminism and intersectional feminism were measured. The results confirmed the predominance of post-feminism in the institutional communication of companies, in both countries, with a timid movement towards intersectionality in the Brazilian sample. In Portugal, on the other hand, the direction of the discourse seems to point to diversity, without considering the intersectionality of gender with other axes of oppression that affect women.A mídia e os produtos culturais têm disseminado o feminismo segundo uma lógica neoliberal que o resume à liberdade de escolha e ao empoderamento individual de mulheres, predominantemente, brancas, jovens, magras, sem deficiências, de classe média e heterossexuais. Sob essa perspectiva, desconsideram questões relacionadas aos direitos coletivos, à multiculturalidade e à interseccionalidade de gênero com outras categorias sociais de opressão – como raça, etnia, classe, idade, peso, deficiência e sexualidade –, despolitizando a causa feminista. Esse fenômeno é, com frequência, intitulado de pós-feminismo. Uma formação discursiva que utiliza o vocabulário e os ideais dos feminismos – enquanto movimentos sociais – para estabelecer estereótipos de feminilidade aparentemente novos, mas que reafirmam as convencionais hierarquias de gênero. Muitas análises sobre a representação das mulheres na publicidade mostram que as empresas ocidentais seguem este mesmo caminho em sua comunicação mercadológica. No entanto, a comunicação organizacional, nesse sentido, é pouco estudada. Esta investigação mensurou, nos contextos português e brasileiro, por meio de uma análise de conteúdo, se as empresas em seus discursos institucionais disseminados no LinkedIn demonstram entendimento sobre interseccionalidade e se possuem algum tipo de ação que contribua para diminuir as discrepâncias sociais. Para isso, foram analisadas as postagens das 100 maiores empresas de cada um dos países, publicadas à época do Dia Internacional das Mulheres, e mensuradas características relativas ao pós-feminismo e ao feminismo interseccional. Os resultados confirmaram a predominância do pós-feminismo na comunicação institucional das empresas, nos dois países, com um tímido movimento em direção à interseccionalidade na amostra brasileira. Já em Portugal, a direção do discurso parece apontar para a diversidade, sem considerar a interseccionalidade de gênero com outros eixos de opressão que afetam as mulheres.2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96566http://hdl.handle.net/10316/96566TID:202800962porBaeta, Agda Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-01T17:44:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:48.063769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
The Representation of Women in Organizational Communication: LinkedIn Analysis of the 100 Largest Portuguese and Brazilian Companies on International Women's Day
title A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
spellingShingle A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
Baeta, Agda Dias
pós-feminismo
interseccionalidade
comunicação organizacional
LinkedIn
postfeminism
intersectionality
organizational communication
LinkedIn
title_short A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
title_full A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
title_fullStr A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
title_full_unstemmed A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
title_sort A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres
author Baeta, Agda Dias
author_facet Baeta, Agda Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baeta, Agda Dias
dc.subject.por.fl_str_mv pós-feminismo
interseccionalidade
comunicação organizacional
LinkedIn
postfeminism
intersectionality
organizational communication
LinkedIn
topic pós-feminismo
interseccionalidade
comunicação organizacional
LinkedIn
postfeminism
intersectionality
organizational communication
LinkedIn
description Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96566
http://hdl.handle.net/10316/96566
TID:202800962
url http://hdl.handle.net/10316/96566
identifier_str_mv TID:202800962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045895917568