O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Patricia Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31131
Resumo: O presente relatório final foi desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma componente investigativa e uma componente reflexiva. Na componente investigativa é apresentado um estudo realizado com uma turma de 2.º Ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico, tendo como temática o conteúdo programático de matemática- Dinheiro. Os conhecimentos financeiros tendem, por vezes, a ser desvalorizados na educação das crianças e dos jovens, apontando como causa a complexidade do tema. Porém, nos últimos dez anos devido, sobretudo, à crise económica, a tendência alterou-se, começando a investir-se na criação de projetos e programas para a valorização da transmissão de conhecimentos e para o desenvolvimento da literacia financeira num público cada vez mais jovem. Esta necessidade crescente de que as crianças e os jovens comuniquem e participem, sem receios, em questões relacionadas com as áreas financeira e económica, impulsionou a elaboração desta breve pesquisa que, aliada ao uso do manipulável Dinheiro Fictício, prevê promover a literacia financeira dos alunos. O estudo compôs-se permitindo colmatar a ausência de conhecimento, aquisição e compreensão de conceitos de literacia financeira, através do uso do manipulativo concreto, Dinheiro Fictício, no processo de ensino e de aprendizagem. Tendo como principais objetivos mapear as dificuldades dos alunos acerca dos conceitos de literacia financeira e analisar a influência de uma experiência de ensino usando o manipulativo concreto Dinheiro Fictício na promoção da literacia financeira. Considerando os aspetos referidos elaborou-se um estudo de índole qualitativa e design de investigação-ação. A recolha de dados foi efetuada através dos registos escritos e fotográficos, bem como para captação áudio dos diálogos dos alunos e dos registos escritos produzidos pela professora estagiária durante as sessões. Os resultados deste estudo evidenciam que o uso do manipulativo concreto e de tarefas dinâmicas geraram condições expectáveis à promoção da literacia financeira, verificando-se uma progressão dos conhecimentos matemáticos e financeiros. A componente reflexiva deste relatório consiste numa construção reflexiva da prática pedagógica implementada quer em Educação Pré-Escolar quer em 1.º CEB, sendo constituída por três momentos de reflexão respetivos às práticas supervisionadas ocorridas.
id RCAP_26895b4112b4e0685345d70cd4ba4de9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoLiteracia FinanceiraEducação FinanceiraDinheiro FictícioEnsino Básico 1º CicloO presente relatório final foi desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma componente investigativa e uma componente reflexiva. Na componente investigativa é apresentado um estudo realizado com uma turma de 2.º Ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico, tendo como temática o conteúdo programático de matemática- Dinheiro. Os conhecimentos financeiros tendem, por vezes, a ser desvalorizados na educação das crianças e dos jovens, apontando como causa a complexidade do tema. Porém, nos últimos dez anos devido, sobretudo, à crise económica, a tendência alterou-se, começando a investir-se na criação de projetos e programas para a valorização da transmissão de conhecimentos e para o desenvolvimento da literacia financeira num público cada vez mais jovem. Esta necessidade crescente de que as crianças e os jovens comuniquem e participem, sem receios, em questões relacionadas com as áreas financeira e económica, impulsionou a elaboração desta breve pesquisa que, aliada ao uso do manipulável Dinheiro Fictício, prevê promover a literacia financeira dos alunos. O estudo compôs-se permitindo colmatar a ausência de conhecimento, aquisição e compreensão de conceitos de literacia financeira, através do uso do manipulativo concreto, Dinheiro Fictício, no processo de ensino e de aprendizagem. Tendo como principais objetivos mapear as dificuldades dos alunos acerca dos conceitos de literacia financeira e analisar a influência de uma experiência de ensino usando o manipulativo concreto Dinheiro Fictício na promoção da literacia financeira. Considerando os aspetos referidos elaborou-se um estudo de índole qualitativa e design de investigação-ação. A recolha de dados foi efetuada através dos registos escritos e fotográficos, bem como para captação áudio dos diálogos dos alunos e dos registos escritos produzidos pela professora estagiária durante as sessões. Os resultados deste estudo evidenciam que o uso do manipulativo concreto e de tarefas dinâmicas geraram condições expectáveis à promoção da literacia financeira, verificando-se uma progressão dos conhecimentos matemáticos e financeiros. A componente reflexiva deste relatório consiste numa construção reflexiva da prática pedagógica implementada quer em Educação Pré-Escolar quer em 1.º CEB, sendo constituída por três momentos de reflexão respetivos às práticas supervisionadas ocorridas.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumDionísio, Patricia Alexandra Carvalho2020-01-30T11:52:02Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31131202381862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.774473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Dionísio, Patricia Alexandra Carvalho
Literacia Financeira
Educação Financeira
Dinheiro Fictício
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
author Dionísio, Patricia Alexandra Carvalho
author_facet Dionísio, Patricia Alexandra Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Patricia Alexandra Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Financeira
Educação Financeira
Dinheiro Fictício
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Literacia Financeira
Educação Financeira
Dinheiro Fictício
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório final foi desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma componente investigativa e uma componente reflexiva. Na componente investigativa é apresentado um estudo realizado com uma turma de 2.º Ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico, tendo como temática o conteúdo programático de matemática- Dinheiro. Os conhecimentos financeiros tendem, por vezes, a ser desvalorizados na educação das crianças e dos jovens, apontando como causa a complexidade do tema. Porém, nos últimos dez anos devido, sobretudo, à crise económica, a tendência alterou-se, começando a investir-se na criação de projetos e programas para a valorização da transmissão de conhecimentos e para o desenvolvimento da literacia financeira num público cada vez mais jovem. Esta necessidade crescente de que as crianças e os jovens comuniquem e participem, sem receios, em questões relacionadas com as áreas financeira e económica, impulsionou a elaboração desta breve pesquisa que, aliada ao uso do manipulável Dinheiro Fictício, prevê promover a literacia financeira dos alunos. O estudo compôs-se permitindo colmatar a ausência de conhecimento, aquisição e compreensão de conceitos de literacia financeira, através do uso do manipulativo concreto, Dinheiro Fictício, no processo de ensino e de aprendizagem. Tendo como principais objetivos mapear as dificuldades dos alunos acerca dos conceitos de literacia financeira e analisar a influência de uma experiência de ensino usando o manipulativo concreto Dinheiro Fictício na promoção da literacia financeira. Considerando os aspetos referidos elaborou-se um estudo de índole qualitativa e design de investigação-ação. A recolha de dados foi efetuada através dos registos escritos e fotográficos, bem como para captação áudio dos diálogos dos alunos e dos registos escritos produzidos pela professora estagiária durante as sessões. Os resultados deste estudo evidenciam que o uso do manipulativo concreto e de tarefas dinâmicas geraram condições expectáveis à promoção da literacia financeira, verificando-se uma progressão dos conhecimentos matemáticos e financeiros. A componente reflexiva deste relatório consiste numa construção reflexiva da prática pedagógica implementada quer em Educação Pré-Escolar quer em 1.º CEB, sendo constituída por três momentos de reflexão respetivos às práticas supervisionadas ocorridas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-30T11:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31131
202381862
url http://hdl.handle.net/10400.26/31131
identifier_str_mv 202381862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030201110528