O uso do dinheiro fictício para a promoção da literacia financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31131 |
Resumo: | O presente relatório final foi desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma componente investigativa e uma componente reflexiva. Na componente investigativa é apresentado um estudo realizado com uma turma de 2.º Ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico, tendo como temática o conteúdo programático de matemática- Dinheiro. Os conhecimentos financeiros tendem, por vezes, a ser desvalorizados na educação das crianças e dos jovens, apontando como causa a complexidade do tema. Porém, nos últimos dez anos devido, sobretudo, à crise económica, a tendência alterou-se, começando a investir-se na criação de projetos e programas para a valorização da transmissão de conhecimentos e para o desenvolvimento da literacia financeira num público cada vez mais jovem. Esta necessidade crescente de que as crianças e os jovens comuniquem e participem, sem receios, em questões relacionadas com as áreas financeira e económica, impulsionou a elaboração desta breve pesquisa que, aliada ao uso do manipulável Dinheiro Fictício, prevê promover a literacia financeira dos alunos. O estudo compôs-se permitindo colmatar a ausência de conhecimento, aquisição e compreensão de conceitos de literacia financeira, através do uso do manipulativo concreto, Dinheiro Fictício, no processo de ensino e de aprendizagem. Tendo como principais objetivos mapear as dificuldades dos alunos acerca dos conceitos de literacia financeira e analisar a influência de uma experiência de ensino usando o manipulativo concreto Dinheiro Fictício na promoção da literacia financeira. Considerando os aspetos referidos elaborou-se um estudo de índole qualitativa e design de investigação-ação. A recolha de dados foi efetuada através dos registos escritos e fotográficos, bem como para captação áudio dos diálogos dos alunos e dos registos escritos produzidos pela professora estagiária durante as sessões. Os resultados deste estudo evidenciam que o uso do manipulativo concreto e de tarefas dinâmicas geraram condições expectáveis à promoção da literacia financeira, verificando-se uma progressão dos conhecimentos matemáticos e financeiros. A componente reflexiva deste relatório consiste numa construção reflexiva da prática pedagógica implementada quer em Educação Pré-Escolar quer em 1.º CEB, sendo constituída por três momentos de reflexão respetivos às práticas supervisionadas ocorridas. |
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