Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22520
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_26a5b8152fc2b7fe9c560b3ed5b11aa7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casosMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisCom o impacto da pandemia COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram de se adaptar à nova realidade e alterar o seu modelo de aulas presenciais para aulas à distância de forma a reduzir os riscos de propagação do vírus. Esta transição teve especial impacto nas IES do ramo da saúde, onde a componente prática de estágios e ensino clínico representa um grande peso na compreensão e aquisição de práticas clínicas. Com base neste contexto, estas IES tiveram de, em pouco tempo, adotar mudança emergentes de forma a serem capazes de dar resposta às regras estabelecidas pelas entidades e órgãos do governo e manter as suas atividades e processo de ensino. A presente investigação, recorre a um estudo de caso a 2 IES e a um enquadramento nos patamares dos modelos de gestão da mudança e revela as principais mudanças ocorridas e estipuladas pelos órgãos de direção, ao mesmo tempo que se obtém a perceção e visão dos seus implementadores e principais impactados. O reajustamento rigoroso de todo o plano de trabalho, dos cronogramas e um forte investimento em equipamentos e sistemas informáticos, foram algumas das principais mudanças e aspetos identificados pelos órgãos dirigentes, tendo a falta de preparação de todos os níveis das faculdades, a elevada carga de trabalho e falta de adesão dos hospitais, sido identificados como principais obstáculos na gestão da mudança. Entre Professores e alunos, foi possível constatar, de forma geral, que a falta de experiência dos Professores, a maior carga de trabalho e a inexistência de práticas clínicas e estágios presenciais, foram os principais obstáculos identificados, mas ao mesmo tempo tendo sido identificada a flexibilidade, a poupança de tempo e a maior capacidade de lidar e dar uma melhor e mais rápida resposta a novas vagas como grandes pontos fortes do novo modelo. Foi possível verificar que a necessidade de mudança emergente levou a uma aprendizagem rápida, a nível pessoal e profissional e a uma maior adaptação a circunstâncias sem precedentes. A nível de grau de satisfação dos intervenientes a presente investigação permitiu concluir que apesar dos obstáculos, existe um interesse em manter, adaptar e enraizar o novo modelo, no entanto, pelo facto de ainda sofrer de algumas lacunas, a maioria dos entrevistados mostrou interesse por um modelo misto/hibrido com aulas práticas de forma presencial e aulas teóricas totalmente online.With the impact of the COVID-19 pandemic, Higher Education Institutions (HEIs) had to adapt to the new reality and change their model from face-to-face classes to distance classes in order to reduce the risk of spreading the virus. This transition had a special impact on health HEIs, where the practical component of internships and clinical teaching represents a crucial factor in understanding and acquire clinical practices. In a short time, these HEIs had to adopt emerging changes in order to be able to respond to the rules established by government entities and maintain their activities and teaching process. This investigation uses a case study of 2 HEIs and a framework in the levels of change management models and reveals the main changes stipulated by the management leaders, while obtaining the perception and vision of their implementers and main impacted agents. The rigorous readjustment of the entire work plan, schedules and a strong investment in computer equipment and systems were some of the main changes and aspects identified by the Directors, with the lack of preparation at all levels of the faculties, the high load of work and lack of adherence by hospitals identified as the main obstacles in managing change. Among Professors and students, it was possible to observe, in general, that the lack of experience of the Professors, the higher workload and the lack of clinical practices and in-person internships were the main obstacles identified, but at the same time, the flexibility, time saving and greater capacity to deal with and respond better and faster to new vacancies as major strengths of the new model. It could be seen that the emerging need for change led to rapid personal and professional learning and greater adaptation to unprecedented circumstances. Regarding the level of satisfaction of the participants, this research allowed us to conclude that despite the obstacles, there is an interest in maintaining, adapting and rooting the new model with a mixed/hybrid model with in-person practical classes and fully online theoretical classesInstituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaEsteves, Bruno Alexandre Luz Duarte2021-11-06T16:45:43Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22520porEsteves, Bruno Alexandre Luz Duarte (2021). "Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:02ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
title Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
spellingShingle Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte
title_short Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
title_full Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
title_fullStr Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
title_full_unstemmed Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
title_sort Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos
author Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte
author_facet Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-06T16:45:43Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22520
url http://hdl.handle.net/10400.5/22520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Bruno Alexandre Luz Duarte (2021). "Análise de processos de mudança emergente em instituições de ensino superior do setor da saúde : estudo de dois casos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302183042088960