Grupos de apoio "Mãe para Mãe" : percursos e vivências da amamentação e implicações na educação para a saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandrina Maria Araújo Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19683
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
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spelling Grupos de apoio "Mãe para Mãe" : percursos e vivências da amamentação e implicações na educação para a saúde613.287.8613.953Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)A transição para a maternidade representa uma crise desenvolvimental com implicações duradouras no ciclo de vida familiar. A amamentação, enquanto experiência decorrente do cuidado à criança, sendo biológica e sócio-culturalmente condicionada implica o recurso a estratégias de intervenção no domínio da Educação para a Saúde (EPS) que estimulem o empowerment individual e perspectivem a comunidade como parceira no planeamento em saúde. O estudo teve como objectivo avaliar comparativamente os efeitos dos encontros de grupos de apoio mãe para mãe (MPM) nos percursos e vivências da amamentação aos três meses de vida da criança. Para o efeito recorreu-se a um estudo com “design pré-experimental”, no qual mulheres que frequentaram cursos de preparação para o parto/ parentalidade no agrupamento de centros de saúde (ACES) do Alto Minho foram integradas em grupos de apoio MPM mediados por enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica (SMO), conselheira em aleitamento materno (AM), tendo-se procedido à avaliação transversal do impacto desta experiência em comparação com um grupo de controlo. Todas as mulheres incluídas no estudo amamentaram. Nas taxas de prevalência do AM não se verificaram efeitos decorrentes da intervenção. Nas 24 horas que antecederam a colheita de dados as taxas de AM exclusivo e predominante foram de 51,7% e 18,3% respectivamente. No entanto, numa análise diacrónica, ao longo dos três meses de vida da criança, constataram-se taxas de AM exclusivo e predominante mais baixas. Constatou-se no grupo com intervenção maior prevalência de problemas mamilares. Os recursos mobilizados para a gestão das dificuldades/problemas são diversos. Neste grupo, o recurso à rede de proximidade social, que inclui, além da família, amigas ou outras mulheres em situação semelhante, foi significativamente maior, pressupondo efeitos decorrentes da intervenção.Os grupos de apoio MPM não contribuíram para diminuir os níveis de ansiedade materna percebida durante a experiência de amamentação. Na avaliação materna da amamentação, com recurso à Maternal Breastfeeding Evaluation Scale (MBFES), verificou-se satisfação elevada com a amamentação e efeitos marginais da intervenção ao nível da percepção sobre o prazer e papel maternal. Em síntese, verificou-se que a Educação Para a Saúde (EPS) - com recurso a dinâmicas interactivas e participativas que sustentam os grupos de apoio MPM, mediados por enfermeira especialista em SMO, com formação na área do AM - promove a (co)construção de redes informais de apoio social entre as mulheres, melhora a percepção materna sobre o prazer e papel maternal, estimula o empowerment individual, perspectiva a autonomia progressiva da comunidade de mulheres face aos serviços e profissionais de saúde e pode ser dinamizada nos cursos de preparação para o parto/parentalidade.The transition to motherhood is a developmental crisis with lasting implications on the family life cycle. Breastfeeding as an inherent experience to childcare, being biologically and socioculturaly conditioned, implies the use of intervention strategies in the Education for Health field, that may stimulate the individual empowerment and perspect the community as a partner in health planning. This study aimed to comparatively evaluate the effects of the mother-to-mother meetings in the experiences an pathways of breastfeeding over the three months of life of the child. For this purpose, we used a "pre-experimental design" study, where a group of women who attended childbirth/parenting preparation courses in the health centers of Alto Minho, were integrated in mother-to-mother groups mediated by a nurse specialist in Maternal Health and Obstetrics, breastfeeding counselor and proceeded to a transversal evaluation of the impact of this experience compared to a control group. All women included in the study breastfed. In the prevalence rates of breastfeeding, there were no effects observed due to the intervention. In the 24 hours prior to data collection, the rates of exclusive and predominant breastfeeding were 51.7% and 18.3% respectively. However, a diachronic analysis over the three months of the child's life, reveal lower rates of exclusive and predominant breastfeeding. In the intervention group we found increased prevalence of nipple problems. The resources mobilized to manage the difficulties/problems are several. In this group, the use of the social proximity network, which includes, beyond the family, friends or other women in similar situation, is significantly higher, indicating effects due to the intervention. The mother-to-mother groups did not contribute to lower levels of perceived anxiety during breastfeeding experience. In the maternal evaluation of breastfeeding, using the Maternal Breastfeeding Evaluation Scale, there was a high satisfaction with breastfeeding and marginal effects of the intervention are observed at what concerns the perception of pleasure and maternal role. In summary, we found that Education for Health - using interactive and participatory dynamics that support mother-to-mother groups, mediated by nurse specialist in Maternal Health and Obstetrics, with training in breastfeeding - promotes the (co)construction of informal networks of support among women, improves maternal perception of pleasure and maternal role, stimulates the individual empowerment, perspective the progressive autonomy of women community in relation to services and health professionals, being able to be dynamized in childbirth/parenting preparation courses.Afonso, Almerindo JanelaGraça, Luís Carlos Carvalho daUniversidade do MinhoAlves, Sandrina Maria Araújo Lopes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:57.971630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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